resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2010 . Ano 7 . Edição 59 - 29/03/2010

Transportes insuficientes e ultrapassados, serviços de saneamento com alcance limitado, cenários de desigualdade social explícita, favelização e insegurança. Morar na cidade grande e mal planejada tornou-se um suplício conhecido por boa parte da população brasileira. Desacompanhado de políticas eficazes contra seus efeitos colaterais, o inchaço urbano faz com que atividades rotineiras, como trabalhar, estudar, e se divertir, se transformem em um exercício diário de paciência regado a doses de risco.

Diante de um desafio da dimensão de megalópoles, governantes e especialistas se reúnem no final de março para o Fórum Urbano Mundial 2010, no Rio de Janeiro. É esse o assunto da capa desta edição de Desafios do Desenvolvimento. O Fórum é o principal evento para discussões urbanísticas do mundo, e neste ano terá como tema ?Direito à cidade: unindo o urbano dividido?. A expectativa de que, em 2030, a maior parte da população mundial viverá em cidades exige debates e soluções rápidas.

Para complementar a reportagem, a revista traz uma entrevista exclusiva com Anna Tibaujuka, subsecretária-geral da ONU e diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para Povoamentos Urbanos. Ela alerta para o risco de um processo de crescimento das favelas no planeta, mas acredita na possibilidade de redução do abismo social nos próximos 20 anos e cita algumas cidades que conseguiram conciliar sustentabilidade e prosperidade econômica.

A discussão sobre a estratégia de defesa brasileira é o foco de outra reportagem da edição, na qual são abordados projetos que vão além da tão comentada concorrência para compra dos caças de superioridade aérea. Na seção Raio X, o Pará é o estado em destaque - um gigante rico em minérios que retoma a trajetória de expansão da economia. Em Retratos, os patrimônios culturais e naturais do Brasil são apresentados em detalhes e belas fotografias.

Desejo a todos uma ótima leitura.

Daniel Castro, diretor-geral da revista
Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334