resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2009 . Ano 7 . Edição 55 - 17/11/2009

 

ALIMENTOS

O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo e entre o mais desiguais do planeta. A matéria sobre as toneladas de alimentos que jogamos fora, publicada na última edição da revista Desenvolvimento, nos convida a refletir sobre a aceleração da justiça social no País. É essa alternativa ou cada vez mais violência. Não há paz sem justiça. Parabéns pela revista, pelos 45 anos do Instituto e pelo ingresso de novos pesquisadores que se dedicarão a trabalhar por um futuro melhor.

Tereza Fernandes
Porto Alegre, Bairro Petrópolis

____________________________________________________________

20 ANOS DE POLÍTICAS SOCIAIS

Por que alguns parlamentares, dirigentes e exdirigentes governamentais acusam a Constituição de 1988 de ser retrógrada, já que graças a ela o Brasil conseguiu criar uma ampla rede de proteção social?

Em que a Constituição impede o progresso do País, se foram esses avanços sociais que nos ajudaram a enfrentar a crise econômica que abalou o mundo? Parabéns pela matéria "Muitos avanços, mas ainda é pouco", publicada na última edição da revista Desafios do Desenvolvimento, do Ipea.

Priscila Vicentini
Salvador, Bahia

____________________________________________________________

ERRATA

A matéria "Os estragos de uma guerra", publicada na edição passada, teve como base a nota técnica Crise atual e medidas de políticas de países selecionados, elaborada pela equipe técnica da Coordenação de Estudos das Relações Internacionais e do Desenvolvimento da Diretoria de Cooperação e Desenvolvimento do Ipea. Os gráficos e dados utilizados na matéria também são de autoria da citada coordenação, comandada pela técnica Luciana Acioly, responsável pelas informações e análises citadas.

Lamentamos e pedimos desculpa pelos erros.
O editor

____________________________________________________________

AEROPORTOS

O artigo "A Copa de 2014 e o desafio aeroportuário", na edição nº 54 da revista Desenvolvimento, revela o perigo que o Brasil enfrentará se interesses corruptos prevalecerem e o governo acabar optando pela privatização dos grandes aeroportos. Esse não parece ser o caminho correto. Espero que o Ipea se posicione a favor do País e do futuro além das Olimpíadas.

Rachel Januzi
São Paulo, Moema

____________________________________________________________

CRISE FINANCEIRA

"Os estragos de uma guerra", título da matéria sobre a crise financeira que começou nos países mais ricos do mundo e provocou perdas gigantescas em todas as economias, mostrou que o Brasil teve forças para enfrentamento.


Ernane Pimentel
Distrito Federal, Taguatinga

____________________________________________________________

45 ANOS DO IPEA


Parabéns ao Ipea pelo seu aniversário! Que a retomada na participação no planejamento estratégico de longo prazo do País signifique a possibilidade de crescermos mais e com mais igualdade social.

Rosa Maria Bonfim
Cuiabá, Mato Grosso
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334