resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2009 . Ano 6 . Edição 47 - 19/02/2009

 

Ao Ipea e à equipe da Revista Desafios um Ano Novo cheio de realizações, resistência e bons trabalhos.

Armando Gouveia
São Paulo/SP
_______________________________

Meus sinceros votos de um feliz 2009, cheio de trabalho para o Ipea e muito desenvolvimento para todo o Brasil.

Francisco Pacheco
São Paulo/SP
_______________________________

Boas Festas e um ótimo 2009 ao pessoal da Desafios, que continuem fazendo esta ótima revista por muitos anos.

Maria Alice Freitas
Brasília/DF
_______________________________

PREÇOS 1

Após certa relutância, acabei cedendo às pressões familiares e contratei uma TV a cabo. Fiz uma pesquisa de mercado e notei que os "pacotes" oferecidos pelas operadoras têm preços muito parecidos, até mesmo nas promoções de final de ano que têm data certa para acabar. Não sou economista, mas isso não seria um típico caso de cartelização?

William Dantas Neto
Brasília/DF
_______________________________

PREÇOS 2

Viajo ao Rio de Janeiro com certa freqüência por questões profissionais. Quando necessito pernoitar na cidade, costumo jantar no mesmo restaurante que fica em Copacabana, por ficar próximo do hotel onde me hospedo. Na última viagem, no inicio de dezembro, notei que os preços das refeições tiveram aumento médio superior a 30%. Algumas opções mudaram de nome e ficaram mais caras ainda, embora a receita fosse a mesma. Um dos funcionários do estabelecimento me contou que era o chamado "efeito verão". A cidade fica cheia de turistas, principalmente estrangeiros, e os comerciantes resolvem faturar alto. É um abuso que precisa ser coibido.

Pedro Barreto
Brasília/DF
_______________________________

RAPOSA SERRA DO SOL

Quando a Desafios vai fazer uma matéria ampla, decente e bem aprofundada sobre o que vem acontecendo entre índios e agricultores na reserva em Roraima. Até agora só fomos (des)informados pelas TVs, jornais e revistas, que fazem uma cobertura alarmista e totalmente parcial contra os índios. Gostaria muito de saber o que realmente se passa por lá. Acho que a só a Desafios pode aprofundar o caso.

Wilson Carraro
Curitiba/PR
_______________________________

CRISE

Conversando com amigos que vivem na Europa - na Espanha, mais precisamente - notei certa preocupação com a crise econômica que os jornais e TVs estão noticiando. Parece que a situação lá está complicada. Não duvido que este problema vá bater na nossa porta, mais cedo ou mais tarde. Será que o Brasil vai agüentar mais este tranco? O que o governo brasileiro pode fazer a respeito?

Maria Lúcia B. Castro
Salvador/BA
_______________________________

ENXOFRE NO DIESEL

Tenho acompanhado pela imprensa a discussão sobre a quantidade de enxofre no diesel distribuído no Brasil. Pelo que sei o enxofre é altamente tóxico e pode matar. Mas parece que há um lobby da Petrobras e das montadoras para adiar ao máximo a produção de diesel com menos enxofre e motores adaptados. Em Estocolmo na Suécia, toda a frota de ônibus urbanos roda com etanol brasileiro sem uma gota do venenoso diesel. Se lá é possível, por que não aqui? Pelo menos o etanol é o mesmo.

Luís Fernando Gontijo
São Paulo/SP

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334