resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2008 . Ano 5 . Edição 46 - 08/08/2008

Além da dramática perda de vidas humanas, o elevado número de acidentes nas rodovias brasileiras cobra altos custos da sociedade. Por isso, é da maior importância conhecer a fundo as causas do problema e encontrar soluções exeqüíveis dentro do quadro de escassez de recursos que caracteriza esse e outros segmentos da vida nacional. A contribuição desta edição da revista Desafios do Desenvolvimento foi buscar um trabalho sobre as condições das estradas brasileiras, cuja elaboração por parte de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e por outros especialistas convidados exigiu cuidadosas visitas aos locais mais perigosos. Assim, podemos também contribuir para pôr uma luz sobre o tema. É a reportagem que ilustra a capa desta edição.

Grande destaque também foi reservado nesta edição para a discussão sobre o futuro do pensamento de esquerda no mundo, aproveitando a realização, em agosto, no Rio de Janeiro, do seminário Instituições para Inovação, realização da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, à qual é vinculado o Ipea. Além de retratar o tema de fundo do evento, a reportagem traz três importantes entrevistas com convidados estrangeiros que vieram ao país nessa ocasião.

Outro tema de destaque é uma abordagem jornalística da questão da inserção soberana do Brasil no mundo atual, em reportagem que casa esse tema com o anúncio do novo Plano Estratégico Nacional de Defesa. Para um país que almeja o status de grande potência e pretende ter voz no cenário das nações, é chegada a hora de ampliar o debate sobre os ricos aspectos desse tema.

A entrevista desta edição traz, como nos meses anteriores, mais um dos membros do Conselho de Orientação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Desta vez é o ex-ministro Rafael de Almeida Magalhães, que em seu estilo descontraído descreve um projeto de desenvolvimento coerente para o Brasil e delineia o arcabouço político possível para realizá-lo. Recomendo a leitura da entrevista, começando na página 8.

Na reportagem dedicada aos temas macroeconômicos, discutimos a sustentabilidade da dívida pública brasileira, apresentando as diversas e conflitantes abordagens que se apresentam ao debate. Felizmente, as conclusões divergem apenas quanto ao grau de tranqüilidade que vai presidir a rolagem da dívida brasileira.

E na reportagem mensal sobre Melhores Práticas, um projeto muito interessante desenvolvido em uma das áreas de baixa renda do litoral da Bahia acende uma chama de esperança. Seus excelentes resultados o levaram a ser agraciado com o prêmio ODM Brasil em sua última edição. E os leitores poderão conhecer esse notável projeto social a partir da página 52.

Além disso, o leitor encontrará, como de hábito, as seções Giro, Circuito, Estante, Indicadores e Cartas, e um amplo espaço de quatro páginas dedicadas à opinião de especialistas, com excelentes artigos de variados temas. Boa leitura.

Boa leitura.

Jorge Abrahão de Castro, diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento

Cartas ou mensagens eletrônicas devem ser enviadas para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Diretoria de redação: SBS Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - CEP 70076-900 - Brasília, DF
Visite nosso endereço na internet: www.desafios.ipea.gov.br

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334