resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2008 . Ano 5 . Edição 43 - 17/05/2008

O Brasil vem fazendo boa figura no cenário internacional com uma elevada taxa de crescimento do empreendedorismo, e isso ocorre graças à criação de negócios de oportunidade - que se distinguem daqueles motivados pela falta de opção no mercado de trabalho. Mas uma grande dificuldade persiste: levar os avanços tecnológicos a esses novos empreendedores, porque, infelizmente, falta disseminar no país a cultura de tecnologia nos pequenos negócios. Uma rica discussão sobre este problema e as formas de superá-lo está na reportagem de capa desta edição.

A entrevista deste mês traz mais um membro do novo Conselho de Orientação do Ipea, o professor Wilson Cano, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que faz uma veemente defesa de um projeto nacional de desenvolvimento econômico centrado na justiça social, tendo como características adicionais a maior geração de emprego e o menor gasto de divisas em moeda estrangeira.

No tema macroeconômico, esta edição põe em pauta uma grave lacuna da proposta de reforma tributária atualmente em discussão na esfera política, que não enfrenta a questão da eqüidade, mantendo intocado o sistema injusto que cobra mais impostos sobre o consumo do que sobre a renda e a propriedade, e faz os pobres pagarem mais do que os ricos. Estamos desperdiçando mais uma oportunidade de tornar o modelo vigente progressivo com relação ao nível de renda do contribuinte, como há tantos exemplos pelo mundo afora. Ao contrário, a área política dedica-se a apenas definir quem terá o poder de gastar o bolo da arrecadação - União, estados ou municípios -, sem se preocupar com a maneira como se distribui o ônus da tributação entre os cidadãos brasileiros.

No campo das relações internacionais, esta edição contém uma importante reportagem sobre a união de dois gigantes - o Brasil e a Federação da Rússia -, que poderá levar o nosso país ao topo da tecnologia de defesa. Outro tema sempre presente na vida da população brasileira, a mobilidade urbana, é abordado de forma proativa: a busca de uma solução para o caos no trânsito, que pode ser pela via política - um projeto de lei que define pela primeira vez no país um marco regulatório para o transporte urbano.

Entre os assuntos sociais, a revista retoma o inesgotável tema das discriminações contra mulheres, negros e outras diversidades específicas. Mostra como essas manifestações de intolerância andam juntas e o quanto prejudicam o combate às desigualdades no país. Na reportagem mensal dedicada ao tema Melhores Práticas, temos uma experiência bem-sucedida em Minas Gerais, e que já vem sendo replicada, na qual agricultores recebem dinheiro para preservar suas próprias terras.

E, como de costume, o leitor encontrará as seções Giro, Circuito, Estante, Indicadores e Cartas, além de um espaço dedicado à opinião de especialistas, com quatro excelentes artigos.

Boa leitura.


Jorge Abrahão de Castro, diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334