resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2008 . Ano 5 . Edição 42 - 15/04/2008

Um breve diagnóstico da juventude brasileira, elaborado pela Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é o ponto de partida da reportagem de capa desta edição. Estamos todos acostumados a ver a juventude ser abordada pelos seus problemas - como a delinqüência, o comportamento de risco e a drogadição - ou como uma fase transitória para a vida adulta que demanda esforço coletivo, principalmente da família e da escola, em prol da formação de jovens. Mas, no geral, outras dimensões da questão juvenil ainda precisam ser plenamente incorporadas ao debate público, de forma que se possa avançar no desenho das políticas que buscam atuar sobre este tema.

A entrevista mensal traz o professor e ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, atual membro do novo Conselho de Orientação do Ipea, que reafirma sua crítica à ortodoxia em matéria econômica e nos revela suas mais recentes contribuições para o entendimento da problemática do desenvolvimento econômico e das mudanças que ocorrem na economia do país e do mundo.

Uma reportagem sobre a atual conjuntura apresenta a discussão que permeia os especialistas sobre a possibilidade de o país crescer sem risco de inflação de demanda e mostra os questionamentos que são feitos ao Banco Central, dentro e fora do governo, por elevar juros e frear a economia.

A aproximação entre o Brasil e a África do Sul, em termos de troca de experiências para incentivar o crescimento e combater as desigualdades, é o tema de outra reportagem desta edição. Embora tenham histórias diferentes, os dois países vêm descobrindo que podem compartilhar as soluções para seus problemas, que são semelhantes.

O crescimento vertiginoso do volume de crédito no Brasil é tratado pela ótica do endividamento das famílias brasileiras e da necessidade de se colocar uma luz sobre o perfil dos tomadores de empréstimos pessoais, para evitar solavancos no futuro.

O tema inovação, tão importante para o crescimento da economia brasileira e sempre presente nas páginas da revista Desafios, desta vez é abordado sob o ângulo da contribuição das empresas estrangeiras instaladas no país. Um novo estudo feito por pesquisadores do Ipea revela que, em segmentos significativos da indústria, essa contribuição é altamente frustrante.

Na reportagem mensal dedicada às melhores práticas desta vez é retratado um projeto pioneiro, desenvolvido pelos funcionários que cuidam do patrimônio nacional, que conseguiu regularizar a posse de milhares de famílias que vivem em terras da União há várias gerações, mas em permanente insegurança.

Esta edição traz ainda, como de costume, as seções Giro, Circuito, Estante, Indicadores e Cartas, e quatro excelentes artigos escritos por pessoas que são reconhecidamente autoridades nos assuntos que abordam.


Boa leitura.


Jorge Abrahão de Castro, diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334