resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2008 . Ano 5 . Edição 41 - 16/03/2008

Tema de destaque na ordem do dia do país, a política fiscal ganha duas reportagens nesta edição.A primeira traz novos estudos sobre a carga tributária, que se contrapõem à visão dominante de que o governo tributa muito, gasta muito e gasta mal, e com isso prejudica o investimento privado e atrapalha o crescimento. Vários especialistas apresentam sua opinião e oferecem ao leitor uma rica discussão.

A outra reportagem no tema fiscal aborda o viés do federalismo. O advento de um ciclo mais vigoroso de crescimento econômico reacendeu o debate em torno da divisão do bolo da arrecadação entre os entes da federação. Além de discutir sobre o tamanho da fatia que cabe à União, aos estados e aos municípios, o país se debruça sobre a racionalidade e a qualidade da distribuição de uma receita que vem crescendo a cada ano.

A entrevista deste mês é com o ex-ministro do Planejamento que mais tempo ocupou o cargo no país, o economista João Paulo dos Reis Velloso, fundador do Ipea e atual membro do seu novo Conselho de Orientação, que mostra o quanto permanece atuante nas discussões sobre os rumos da economia brasileira e apresenta suas opiniões sobre questões econômicas e sociais.

Outra reportagem é sobre a questão do saneamento, também de grande atualidade nos debates nacionais. O Brasil está às vésperas de alcançar por antecipação a meta de acesso à água em áreas urbanas estabelecida para 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas ainda enfrenta enormes desafios, como um grande número de residências sem esgoto tratado, além das desigualdades regionais e até mesmo raciais.

E a questão demográfica, cujas principais novidades são a elevação da idade da população e o novo formato das famílias brasileiras, é abordada de forma concreta ao revelar detalhes de uma pesquisa que deverá ser concluída até o final deste ano com o primeiro retrato nacional das instituições de longa permanência para idosos. É assim que o país se prepara para planejar ações adequadas à nova realidade. A pesquisa é uma parceria do Ipea com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI).

A reportagem dedicada ao tema Melhores Práticas traz mais um exemplo bem-sucedido de iniciativa destinada a gerar renda e promover a inclusão econômico-social, o Crediamigo, programa de microcrédito do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que faz dez anos e está perto de transformar 1 milhão de brasileiros em microempreendedores.

Além disso, esta edição traz as costumeiras seções de informações e excelentes páginas opinativas com artigos de autoridades nos respectivos assuntos.

Boa leitura.


Jorge Abrahão de Castro, diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334