resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2007 . Ano 4 . Edição 38 - 10/12/2007

Após uma edição temática no mês passado, focada nas análises da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2006, o leitor recebe agora uma revista com grande variedade de assuntos.

A começar pela reportagem de capa, que trata da TV Brasil, a nova rede televisiva federal, que, em meio à migração do sistema analógico para o digital em todo o sistema de televisão no país, começa neste mês a ter sua programação levada ao ar.

Nesta reportagem, o leitor encontrará informações sobre a gestão da nova emissora, mas desfrutará especialmente de uma abordagem diferente da que encontra na mídia comercial - verá que o novo veículo de comunicação foi criado para estar ao lado do cidadão, e não do consumidor, e com o desafio de contribuir para a inclusão social de extensas camadas da população.

Na abordagem dos grandes temas da política econômica, a revista Desafios deste mês traz um debate sobre a política cambial e seus efeitos sobre o lado real da economia e detalha os diversos argumentos que embasam as opiniões invariavelmente divergentes que circulam no meio dos estudiosos do tema.

A revista também se preocupou com os programas sociais e o investimento governamental voltado para o social, tanto no Brasil quanto em outros países.

Uma reportagem sobre a evolução dos gastos do governo brasileiro com programas sociais traz análises inéditas sobre as mudanças no perfil da política social nacional. Os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que os gastos sociais federais aumentaram 74% entre 1995 e 2005, principalmente pelo crescimento das despesas com Previdência Social e Assistência Social. Conseqüentemente, isso também significou uma forte ampliação dos benefícios sociais, com destaque para aqueles destinados aos mais pobres.

Mas não é só isso. Outra reportagem aborda especificamente os programas de transferência de renda que exigem contrapartidas dos beneficiários, como é o Programa Bolsa Família brasileiro, e os compara a iniciativas de diferentes países vizinhos. Assim, o leitor conhecerá o quanto eles aceleram a redução da pobreza e da indigência - graças a eles, a América Latina e o Caribe, pela primeira vez em 16 anos, contabilizam menos de 200 milhões de pessoas na faixa de pobreza.

O turismo, um setor socialmente importante para o país, mas ainda insuficientemente estudado do ponto de vista de sua capacidade de gerar emprego, é o tema de outra reportagem desta edição.

E, nas páginas mensalmente dedicadas a exemplos de melhores práticas, o leitor conhecerá uma experiência de inclusão social que aproxima de forma engenhosa e criativa as crianças de comunidades em situações de grande dificuldade no Brasil e em diversos países - e que está se tornando um instrumento útil à política externa brasileira com a África, a América Latina e o Caribe.

Desafios oferece ainda aos leitores a entrevista mensal, que desta vez apresenta as posições francas e sinceras da economista e professora Maria da Conceição Tavares, presença marcante na formação das últimas gerações de economistas no Brasil e um dos membros do novo Conselho de Orientação do Ipea.

Desejo a todos boa leitura e Boas Festas.
 
Jorge Abrahão, Diretor-Geral da revista Desafios do Desenvolvimento
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334