resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2007 . Ano 4 . Edição 36 - 10/10/2007

Mola fundamental do desenvolvimento, a educação tem merecido a atenção das pessoas preocupadas com o futuro do país. A revista Desafios do Desenvolvimento vem refletindo a importância do tema em praticamente todas as suas edições e no exemplar que o leitor tem agora em mãos dedicamos a esse assunto a reportagem de capa.

São muitos os aspectos que demandam análise mais profunda e uma ampla discussão na sociedade para que as melhores soluções sejam encontradas e, principalmente, implementadas com sucesso. A reportagem desta edição traz uma abordagem especial sobre um detalhe que não é um mero detalhe: a repetência e sua cara-metade, a evasão escolar.

Os mais recentes indicadores econômicos sobre a produção e a importação de bens de capital e os números macroeconômicos relativos ao nível de investimentos no Brasil sinalizam uma excelente notícia: que o crescimento que estamos experimentando tem tudo para ser um fenômeno duradouro e diferente do que aconteceu nas últimas décadas, conforme afirmam especialistas que expõem suas observações na reportagem que abre esta edição.

Há ainda uma reportagem sobre a inevitável disputa entre Brasil e Argentina se manifestando também no campo da inovação nas empresas, com vantagem das firmas brasileiras ante as argentinas na diferenciação de produtos; outra sobre os aperfeiçoamentos introduzidos neste ano nas estatísticas das contas nacionais, por meio das quais se faz o cálculo do PIB, com a incorporação de novas fontes; e uma matéria sobre o teste de eficiência dos municípios brasileiros, que é a menor dependência de recursos federais e estaduais.

A ética no comércio está impulsionando a geração de emprego e renda nas mais distantes partes do país, o que produz também histórias de vida emocionantes, contadas na reportagem mensal dedicada às melhores práticas. Desta vez podemos compartilhar casos emblemáticos que mostram como a sustentabilidade é vista e praticada pelas pessoas simples que fazem a riqueza da nação.

Na entrevista mensal o leitor encontrará um tema de pequeno apelo popular, e por isso pouco considerado pela classe política, mas que deveria ser uma das prioridades de todas as pessoas preocupadas com o desenvolvimento brasileiro: a gestão pública. É por meio dela que podemos melhorar a vida de cada cidadão, restabelecer a respeitabilidade do Estado em todos os seus níveis e combater a corrupção.

Gostaria finalmente de pedir sua especial atenção para a seção Indicadores, que traduz sucintamente algumas das importantes revelações trazidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2006, divulgadas no mês passado.Trata-se de um retrato da nova face que o país está adquirindo, e que vai ser ampliado em reportagens que já começamos a preparar para a próxima edição, que será inteiramente dedicada ao tema.

 
A todos uma boa leitura!
 
Roberto Müller Filho, editor-chefe
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334