resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2007 . Ano 4 . Edição 31 - 5/2/2007

Carta ao leitor

Esta edição de Desafios traz uma capa maravilhosa para tratar de um assunto nada maravilhoso: o enorme volume de veículos que lotam as ruas das metrópoles, poluindo o ar, consumindo combustível, provocando engarrafamentos e gerando acidentes. O problema salta aos olhos diariamente e uma das soluções mais consideradas é a implantação do pedágio urbano. Claro que ninguém quer mais um imposto para pagar, mas todos precisam de mais espaço para circular, mais oxigênio para respirar e mais tempo para dedicar às coisas boas da vida em vez de levar horas se deslocando de casa para o trabalho e vice-versa. A idéia está lançada, já funciona em algumas capitais do mundo e ganha mais adeptos a cada dia. Aliás, os engarrafamentos são apenas um dos problemas específicos das grandes cidades. A reportagem "Como manda o figurino"apresenta um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrando que a informalidade vem caindo de forma sistemática fora das regiões metropolitanas. Espera-se que esse movimento continue e mesmo se acentue, especialmente com a entrada em vigor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e com o anúncio do Plano de Aceleração do Crescimento. A matéria "Pequenas, mas poderosas"mostra quais são as novas perspectivas para os empreendimentos de pequeno porte. Na seção Melhores Práticas, trazemos o exemplo de Fábio Rosa, um engenheiro que transformou-se em pequeno empresário visando colocar em prática um sistema barato e inovador para levar eletricidade ao campo. No lugar da poderosa rede trifásica, uma instalação monofásica e, onde não há como conectar-se à rede, uma placa de geração solar. Seu modelo simplificado de eletrificação rural já beneficiou mais de 1 milhão de brasileiros, o que o colocou entre os 25 finalistas da última edição do The Tech Museum Awards, prêmio concedido pelo The Tech Museum of Innovation, no Vale do Silício, Califórnia, EUA. A reportagem "Sem toga" também trata de empreendimentos, mas de outra natureza. Ela fala sobre a iniciativa dos que escolhem caminhos alternativos para resolver as discórdias, sem ter de apelar ao Judiciário. São pessoas e empresas que fazem uso das quase duzentas Câmaras de Arbitragem existentes no Brasil. Elas se tornam cada vez mais populares e solucionam problemas de forma mais rápida e eficiente do que a Justiça convencional. Ainda temos uma entrevista com o doutor Ciro de Quadros, um médico brasileiro que assumiu o comando do Instituto Sabin de Vacinas, com sede em Washington, e um artigo sobre os impactos do comércio chinês na América Latina. Boa leitura!

Andréa Wolffenbüttel, Jornalista Responsável

Cartas ou mensagens eletrônicas devem ser enviadas para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Diretoria de redação:
SBS Quadra 01, Edifício BNDES, sala 801 - CEP 70076-900 - Brasília, DF
Visite nosso endereço na internet: www.desafios.org.br

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334