resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2007 . Ano 4 . Edição 31 - 5/2/2007

Cartas

A correspondência para a redação deve ser env iada para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou para SBS Quadra 01 - Edifício BNDES - Sala 801 - CEP: 70076-900 - Brasília DF

Li a revista Desafios de setembro e quero comentar alguns temas. O que li não comunga com os propósitos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) ou com a expressão contida na Carta ao Leitor da mesma edição:“(. . . ) melhorar a educação (. . . )”. Na seção Giro, na página 9, com o título “Boa notícia vinda do céu”, está uma nota que considero muito auspiciosa. Auspiciosa além da conta, para ser mais realista, ao afirmar que o buraco na camada de ozônio parou de aumentar. Basta visitar o site da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para ler o seguinte:“Do dia 21 ao dia 30 de setembro de 2006, a área média do buraco na camada de ozônio era a maior já observada, ocupando 10, 6 milhões de milhas quadradas”. Declaração feita por Paul Newmam, cientista atmosférico da Nasa. Sugiro aos editores que promovam uma correção.

Na reportagem “Quanto custa o rótulo”, pergunto por que consideram o cultivo de transgênicos uma “(. . . ) realidade irreversível no planeta”? Poderiam ter discorrido sobre os diversos relatórios a respeito do aumento do emprego de agrotóxicos em cultivos de organismos geneticamente modificados (OGMs) ou sobre uma pesquisa feita no Reino Unido a respeito do interesse dos cidadãos no consumo de OGMs. Mas noto que os efeitos sobre a saúde humana são um tema sempre ignorado em reportagens sobre transgênicos, como o foi nesse caso. Para melhorar nossa educação, sugiro a leitura de um artigo publicado recentemente por Terje Traavik e Jack Heinemann, disponível em www. biosafety-info. net/file_dir/7197621204554 31f1a3942. pdf. Trata-se de uma revisão bibliográfica que contém informações imprescindíveis para a decisão de comer ou não transgênicos. Entretanto, os temas acima ofuscam-se frente a duas notas publicadas na seção Circuito, sob os título “Armas I”e “Armas II”. Lamentável a visão distorcida da guerra.

Nelson Jacomel Junior
Florianópolis - SC

Prezado Nelson,
lamentamos muito sua decepção com o conteúdo da revista e, por isso, gostaríamos de esclarecer alguns pontos. A nota sobre o buraco na camada de ozônio, de fato, contém um erro. A notícia veiculada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente informava que “fora das regiões polares, a camada de ozônio deixou de aumentar”. Portanto, faltou localizar o evento. A correção foi feita na edição passada. Quanto às suas reclamações em relação à reportagem sobre os organismos geneticamente modificados, gostaríamos de lembrá-lo que se trata de um texto que discute exclusivamente o processo de rotulagem dessa mercadoria, sem entrar no mérito dos riscos que ela pode oferecer à saúde ou ao meio ambiente. Aliás esses dois tópicos serão tratados em uma reportagem exclusivamente dedicada a eles. Por fim, ainda há duas notas da seção Circuito, que falam sobre armas. Nenhuma delas traz qualquer visão a respeito da guerra. A primeira trata com ironia o fato de estarem sendo desenvolvidas armas que preservam o meio ambiente e matam as pessoas. E a segunda, constata que, mais uma vez, a indústria bélica toma a frente nos avanços tecnológicos. Sem nenhum juízo de valor.

Foi divulgado, pela imprensa, que Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, teria assegurado que o Brasil não está tão mal assim, já que o Japão gasta 3, 8% do PIB em educação e nós gastamos 4, 2% do nosso PIB. Só que, transformando a percentagem em dólares, concluise que o investimento japonês em educação supera em mais de cinco vezes o brasileiro. Parece que existe certa dificuldade das pessoas em entender que percentagem não acompanhada do valor absoluto tem pouco ou nenhum significado.

George Le Brun de Vielmond Professor universitário
São Paulo - SP

O artigo de Divonzir Gusso, publicado com o título “Um Brasil mal instruído”, na revista Desafios de outubro de 2006, deveria ser lido pelos 180 milhões de brasileiros. Somos um dos melhores do mundo no futebol, os melhores em vôlei, os melhores em muitas coisas. . . menos na educação e, conseqüentemente, no trabalho e na produção. Faz quatro anos que estou na docência universitária, depois de trinta anos na indústria, achando que iria contribuir para um Brasil melhor ao passar minha experiência. . . mas o que o jovem percebe diante do que vem do Congresso Nacional desestimula-o, transformando os meus sonhos em castelos de areia na praia.

Elio Ferrato Professor universitário
Indaiatuba - SP

Foi uma grata surpresa ter recebido, no dia 17 de dezembro, o exemplar do mês de novembro de 2006 da revista Desafios do Desenvolvimento, a qual não conhecia. Parabéns pela qualidade gráfica da revista e, especialmente, pelo seu conteúdo. Gostei muito da matéria sobre a Rocinha e também da que trata da questão do saneamento básico (“Hora da decisão”). Muito obrigado e mais uma vez parabéns!

Luiz Humberto Urzedo de Queiroz
Goiânia - GO

ERRAMOS

Na reportagem “A opção atômica”, publicada na edição passada de Desafios, na página 16, na terceira linha, onde está escrito “fusão nuclear”, deveria ser “energia nuclear”. E, na mesma reportagem, na legenda da foto estampada na página 23, onde se lê “1, 8 bilhão de reais”, deve-se ler “1, 8 bilhão de dólares”.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334