resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2006. Ano 3 . Edição 27 - 5/10/2006

Cartas

ReproduçãoAcabo de ler reportagem “Inteligência solidária”, publicada na edição n.º 24, de julho passado, e achei-a muito interessante porque foca o compartilhamento de dados e informações científicas, algo fundamental para o país.Parabéns pelo excelente trabalho.

Dora Ann Lange Canhos
Campinas - SP

Gostaria de parabenizar a todos pela entrevista com o humanista indiano Kailash Satyarthi, que li recentemente no site de Desafios. Entretanto,acredito que,por ser um indicado ao Prêmio Nobel,a entrevista poderia ser mais contundente.

Antônio Cláudio Menezes
Curitiba - PR

Caro Cláudio, o sr. Satyarthi é realmente uma figura fascinante. Infelizmente, temos os limites físicos das páginas da revista e não foi possível prolongar a entrevista.

Parabéns à equipe de Desafios. Li a edição n.º 24, de julho deste ano, e achei-a, sem dúvida, uma publicação excelente.As matérias são interessantes e bem desenvolvidas. A qualidade da impressão, fotos e layout geral também me parece muito boa.Particularmente, merece destaque, pela importância e atualidade, a reportagem “Inteligência solidária”.

Jorge C. Lucero
Professor universitário
Brasília - DF

Qual a relação entre o crescimento do Brasil e o da Argentina em 2005?

Ana Paula Cristóvam
Estudante
São Paulo - SP

Estimada Ana Paula, como ambos os países fazem parte do mesmo subcontinente, a América do Sul, e da mesma área de livre-comércio, o Mercosul, é natural que exista relação entre o desempenho econômico de um e outro.Porém,talvez sua pergunta tenha surgido porque no ano passado o Brasil registrou modesto crescimento do Produto Interno Bruto, de 2,28%,enquanto a Argentina, inserida no mesmo ambiente externo, registrou um índice de 8,7%.Certamente existem centenas de motivos e explicações para resultados tão diferentes, mas sempre é bom lembrar que, em 2002, a Argentina viu sua economia encolher 10,89%, depois dos 4,41% em 2001.Portanto,o aquecimento que veio após esse declínio é uma simples recuperação do patamar anterior,e não uma expansão propriamente dita.

Gostaria de sugerir uma pauta sobre transgênicos em geral.

Vera Lúcia de A.Amado
Salvador - BA

Cara Vera Lúcia, como você pode ver nesta edição, seu pedido já foi atendido. Esperamos que você goste da reportagem.

Sou assinante recente desta surpreendente revista e também servidora pública com 26 anos de prestação de serviços na Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH),vinculada à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH) do governo do estado do Rio Grande do Sul. Gostaria de solicitar orientações sobre busca de recursos e patrocínio para o desenvolvimento de projeto de apoio ao educador de escola pública do Rio Grande do Sul.Tal pedido tem relação com os indicadores de consumoe apreensões de drogas apresentados na seção Indicadores da edição 24 de Desafios, de julho deste ano.

Denise Muniz Ramos
Funcionária pública
Porto Alegre - RS

Prezada Denise, infelizmente não temos condições de orientá-la, pois desconhecemos quais seriam os procedimentos adequados à busca de patrocínio para seu projeto.De qualquer forma,aconselhamos fazer contato com empresas que tradicionalmente desenvolvem programas sociais na área de educação.

Enquete

Desafios perguntou aos leitores que visitam sua página na Internet se eles são a favor da existência do horário eleitoral gratuito.O resultado ficou quase empatado,com 52,7% dos votos reprovando a propaganda eleitoral gratuita e 47,3% aprovando. Leia abaixo alguns dos comentários dos internautas.

Não existe horário eleitoral gratuito! A população brasileira está pagando para que todos os candidatos possam apresentar suas propostas sobre os problemas do país.O horário “gratuito” é um dos temas da necessária e urgente reforma política.

Bolívar Pêgo Filho
Economista

Só por meio de debates entre os políticos, pela televisão e pelo rádio, é que a população poderá tomar consciência das propostas dos candidatos e assim escolher seus representantes. Esses debates deveriam ser feitos durante o ano todo e em vários canais.

Fabiano Joel Duarte
Diretor de escola

Sou a favor do horário eleitoral gratuito, mas não posso aceitar o fato de os candidatos terem tempos diferentes para apresentar seu programa de governo.

Juliana Sartori
Estudante

 

Acesse o conteúdo da revista Desafios do Desenvolvimento no endereço: www.desafios.org.br

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334