resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2005. Ano 2 . Edição 12 - 1/7/2005

Carta ao leitor

Maysa Provedello, Editora-Chefe

Há um ano, nascia Desafios. Foram 12 edições de informação e debate sobre o desenvolvimento econômico sustentado, com inclusão social, conservação ambiental e fortalecimento da inovação científica e tecnológica brasileira.Doze entrevistas, 87 matérias e 67 artigos mostraram os mais diferentes ângulos e a diversidade de opiniões sobre os temas relevantes da agenda pública nacional, com o rigor e a independência característicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).E sempre com foco no leitor.

A parceria solidária do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) foi fundamental para a realização do trabalho.A revista contou também com o apoio do Instituto Uniemp, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e de um conjunto valioso de anunciantes e leitores, sem os quais o projeto não teria decolado. Por fim, é preciso agradecer aos colegas do Ipea, pela receptividade e pelo apoio constantes, que tornaram viável a tarefa. A todos, o nosso reconhecimento.

O tema da capa desta edição especial de Desafios trata do futuro da economia do Brasil.Quatro renomados economistas do Ipea e Luiz Gonzaga Belluzzo,professor da Universidade de Campinas,participaram de uma mesa-redonda produzida especialmente para debater o assunto. Fica o lembrete: os fundamentos macroeconômicos não bastam para garantir o desenvolvimento de longo prazo. Inovação tecnológica, fortalecimento do papel do Estado, reformas como as da Previdência e a fiscal são itens que não devem sair da pauta se o interesse é crescer de forma constante e socialmente justa.Ainda no campo econômico, Desafios traz opções de leitura como a reportagem “Muralha chinesa”, que apresenta as dificuldades para exportarmos produtos com maior valor agregado, e “Incentivo à Competição”, sobre os principais pontos a serem alterados na nova lei de defesa da concorrência.

Uma contribuição ao debate sobre corrupção. Esta foi a intenção da equipe que participou da apuração da matéria especial sobre o tema, que traz opiniões de especialistas e um estudo inédito do pesquisador do Ipea,Claudio Ferraz, sobre o desvio de verbas em prefeituras brasileiras.Ainda, vale a pena ler a entrevista com o professor e cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, que fala de mobilização social, desenvolvimento e os riscos da democracia em tempos de crise como a atual. Bom proveito!

Cartas ou mensagens eletrônicas devem ser enviadas para:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Diretoria de redação
SBS Quadra 01 Edifício BNDES, sala 801 - CEP 70076-900 - Brasília - DF

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334