resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2005. Ano 2 . Edição 9 - 1/4/2005

Cartas

A correspondência para a redação deve ser env iada para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou para SBS Quadra 01 - Edifício BNDES - Sala 801 - CEP: 70076-900 - Brasília DF

ReproduçãoParabéns à equipe de Desafios pelo nível da publicação.Do conteúdo da edição de fevereiro,além da excelente impressão que me causou a revista, restou a assustadora constatação - ou reforço de uma verdade já sabida... - de que todos os problemas sociais que enfrentamos, muitos dos quais sem nenhuma perspectiva de solução, dependem, antes de mais nada, de políticas públicas. É assustador porque o brasileiro ainda persiste numa cultura política equivocada, e cada governo que assume o poder se preocupa mais com o umbigo dos seus agentes do que com a resolução das questões - função para a qual foram investidos. São fisiológicos.

Talvez o exemplo mostrado na reportagem sobre mercado de capitais, ou seja, o de que a iniciativa privada se auto-regulou, com base em parâmetros mínimos legais, possa ser um bom caminho... mas o governo - não o atual: todos os que têm passado por Brasília ao longo dos tempos - não se define e cuida do que não deveria, fazendo falta onde devia estar...

Wilges Bruscato
Prof.Dra. em Direito Comercial da PUC-MG
Belo Horizonte - MG

Parabéns pela iniciativa da revista Desafios, edição de fevereiro de 2005, em abordar, com competência e profundidade, os temas da regulação e das políticas públicas nas áreas da mobilidade e transportes urbanos, tão importantes para o desenvolvimento social e econômico das grandes cidades brasileiras. Desejamos sucesso na empreitada do Ipea e do Pnud em promover, através desta valiosa publicação mensal, o debate qualificado de alternativas para o desenvolvimento sustentável brasileiro.

José Carlos Xavier
Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana - Ministério das Cidades
Brasília - DF

Acho os artigos de Desafios excelentes e atuais.A revista trata de assuntos, inclusive,de que nós, professores universitários, necessitamos sempre. Sou professora do curso de Secretariado Executivo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que forma profissionais generalistas,mas é pouco conhecido e divulgado.

Também notamos certo preconceito por parte de outros profissionais, principalmente de áreas de administração, que não reconhecem a importância do profissional que formamos.

Consuelo Rocha Dutra de Lara
Professora PUC-PR
Curitiba - PR

Acerca da reportagem Universidade para todos,publicada na última edição de Desafios, gostaria que ficasse anotado meu repúdio ao corporativismo dos funcionários e professores das escolas públicas, mais preocupados em manter os benefícios de que gozam do que em promover o acesso à educação a todos os brasileiros.

Jussara Masseran
Pariquera-Açu - SP

Na reportagem sobre biodiesel, publicada na edição de fevereiro, na página 34,há a fotografia de um jegue com a legenda “jegue carregado de palma”.Na realidade trata- se de um jegue carregado de agave, planta que fornece fibras para confecção de cordas, tapetes, estofamentos etc., que não tem nada a ver com a produção de biodiesel.Gostaria de sugerir ainda que fossem utilizadas as expressões óleo de dendê (palm oil, no mercado internacional) e dendezeiro em vez de óleo de palma e palma, respectivamente, para evitar confusão com a palma forrageira, um cacto muito utilizado na alimentação animal em zonas semi- áridas do Nordeste.

José Carlos de Queiroz
Especialista em Recursos Hídricos - Superintendência de Apoio a Comitês Agência Nacional de Águas
Brasília - DF.

 

Diplomacia
Gostei da reportagem sobre a China publicada na edição de março de Desafios.De fato,a indústria chinesa tem condições de ameaçar diversos de nossos setores industriais.Mas isso pode ser um incentivo para que se modernizem, ganhem eficiência e preços que possam competir com os do gigante oriental.Senti falta na matéria,apenas,de referências aos problemas de direitos humanos e de liberdades democráticas na China.

Deutério de Oliveira
Jaboatão - PE

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334