resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável em cidades holandesas

2011 . Ano 8 . Edição 64 - 10/02/2011

Iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável em cidades holandesas

Meine Pieter Van Dijk


As mudanças climáticas tem forçado as cidades a desenvolver atividades mitigadoras e políticas de adaptação ao clima. Houve muitas iniciativas destinadas a alcançar o desenvolvimento sustentável, em geral mal coordenadas. Defendemos a seguinte abordagem para a sustentabilidade urbana: 1. Fechar o ciclo da água, a ligação entre os recursos hídricos, o uso de água potável e a reutilização da água tratada; 2. Gestão energética, reduzindo os gases de efeito estufa; 3. Minimização dos resíduos e gestão integrada do lixo; 4. Políticas integradas de transporte; 5. Objetivos referentes à justiça e equidade; 6. Envolvimento de todos os atores; 7. Integração do arcabouço de gestão urbana.

Como Rotterdam enfrenta essas questões em seu plano 'Rotterdam à prova do Clima'? A maioria das iniciativas são tomadas em nível de cidade, como a promoção de bairros ecológicos e esquemas inovadores de habitação. Frequentemente, essas iniciativas são apoiadas a nível nacional. As iniciativas a nível do domicílio dependem da urgência da questão e da conscientização das pessoas afetadas. Hoje, Rotterdam tenta ser uma cidade mais ecológica. Participa da iniciativa Clinton Climate e estuda a possibilidade de estocar CO2 na área portuária. Rotterdam quer ser à prova de clima em 2020 e tem políticas para evitar inundações pelo mar e pelos rios que a cortam. Dentro da iniciativa climática, Rotterdam pretende produzir 25 % a menos de CO2 e tentará estocar CO2 no subsolo. O uso de veículos movidos a bio-etanol e a construção de tetos verdes são estimulados.

Toda cidade precisa de água suficiente para a população e as indústrias e de instituições que assegurem o bom uso da água. A atual configuração na Holanda é complicada e a fragmentação das instituições torna difícil a gestão integrada da água a nível de cidade. Dada a necessidade de Rotterdam ter que lidar com os riscos ligados às mudanças climáticas, sugerimos uma abordagem de gestão integrada da água. O termo cidade ecológica pode ser usado para uma abordagem de gestão urbana que combine políticas hídricas e ambientais, com foco na sustentabilidade urbana de longo prazo. Essa perspectiva é mais ampla do que apenas tratar dos problemas ambientais ligados à água.

No website Rotterdam.nl, 3temas se destacam no link "vivendo em Rotterdam", relationados ao meio ambiente: "verde", "coletando resíduos sólidos" e "água". Em "verde", estão as medidas para tornar Rotterdam uma cidade verde e as atividades para tornar os espaços abertos das escolas mais verdes. Em "coletando resíduos sólidos" e "água" encontram-se informações sobre esses serviços urbanos. Nas cidades holandesas, o lixo é separado na fonte. A maioria dos domicílios faz sua própria compostagem e o município coleta separadamente papéis, vidros, produtos químicos, plásticos e resíduos dos jardins. Isso diminuiu a carga a ser coletada para incineração, abrindo portas para uma maior recuperação de matéria prima.

O que podemos aprender dessas experiências para construir a cidade ecológica do futuro? Como não existe uma definição do que seja uma cidade ecológica, precisamos chegar ao consenso sobre quais são os critérios importantes para a sustentabilidade urbana e eu enfatizaria o papel da participação social para assegurar que os parceiros trabalhem juntos para um futuro comum para a cidade. As cidades ecológicas do futuro exigem uma abordagem integrada e são mais do que sistemas hídricos urbanos fechados geridos ecologicamente. A gestão sustentável das águas urbanas é apenas o começo. Serão necessárias mudanças no comportamento dos consumidores e uma melhor gestão da água, da coleta e do tratamento de resíduos sólidos. A gestão da demanda da água (reduzir o consumo) pode ser um bom começo a nível de domicílio, assim como a separação na fonte e a compostagem doméstica são um bom começo para a gestão de resíduos sólidos ambientalmente amigável.

O desenvolvimento urbano significa forjar novas parcerias entre atores que em geral não trabalham juntos: funcionários do governo, ONGs e setor privado. Isso exige 'capacidade de organização' e habilidade para desenvolver uma abordagem integrada para as questões-chave enfrentadas pela cidade. Os problemas de poluição, resíduos sólidos e esgoto, agravados pelas mudanças climáticas demandam uma abordagem diferente de gestão urbana, se desejarmos construir a cidade ecológica do futuro.

As cidades ecológicas implicam na integração de diferentes abordagens e setores. Assim, as melhores praticas identificadas podem tornar-se políticas adaptadas e ser implementadas onde necessário. As autoridades locais são importantes para enfrentar os problemas globais e só conseguirão ter êxito se as comunidades locais forem envolvidas.

_____________________________________________________________________________
Meine Pieter van Dijk é professor no ISS, na Faculdade de Economia e no IHS da Universidade de Erasmus em Rotterdam e no UNESCO-IHE Institute for Water Education in Delft, Holanda. Traduzido por Emmanuel Porto, tecnico em planejamento e pesquisa do Ipea.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334