resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Questões do Desenvolvimento - Sustentabilidade

2010 . Ano 7 . Edição 60 - 28/05/2010

Sustentabilidade: uma chance para o planeta

Ivy Farias

Reciclar lixo, economizar água e energia, e proteger os recursos naturais do planeta: não faz muito tempo que estas e outras preocupações ambientais predominavam somente entre ecologistas e uma pequena parcela da população

Hoje muito se fala sobre o conceito, mas poucos sabem exatamente o que significa ser sustentável. "A sustentabilidade nada mais é do que o respeito à ecologia, ao socialmente justo e economicamente viável" explica Dorli Martins, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae-SP). "Nós sempre buscamos apenas o que era economicamente viável", acrescenta.

A primeira vez que se ouviu a expressão - desenvolvimento sustentável - foi em abril de 1987, quando foi publicado o relatório Brundtland. Elaborado pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), o relatório recebeu este nome em homenagem a chefe da comissão, a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland. O documento, também chamado de "Our Common Future" (Nosso Futuro Comum), enfatizava que os meios de produção não eram condizentes com o desenvolvimento sustentável.

"O homem sempre se preocupou com a preservação do meio ambiente, é de conhecimento geral que desde a Idade Média havia a rotação de culturas para não desgastar o solo, por exemplo. Mas aplicar esta preocupação em conceito com aspectos mais amplos, levando em consideração questões sociais, econômicas e culturais foi a partir de 1987 mesmo", explica o coordenador do curso de sustentabilidade e gestão ambiental do Programa de Educação Continuada (PEC) da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, Reinaldo Bulgarelli.

No texto original, a comissão atestava que em um mundo em que existe pobreza e desigualdades sociais sempre haverá deficiências ecológicas. "Nós reconhecemos que a pobreza, a degradação ambiental e o crescimento populacional estão diretamente relacionados, e nenhum destes problemas será resolvido se for tratado isoladamente", diz o Relatório Brundtland, assinalando que o desenvolvimento sustentável será um desafio para todos os envolvidos no processo de desenvolvimento.

A sustentabilidade começou a entrar em pauta com força a partir da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, popularmente conhecida como Rio-92, que reuniu representantes de quase todos os países do mundo no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de junho de 1992, quando foi criada a Agenda 21, um protocolo com ações para a prática do desenvolvimento sustentável.

Nos últimos dez anos um mundo sustentável começou a virar uma prioridade cultural e política: cantores como Madonna e Sting passaram a fazer shows para alertar sobre danos às florestas e ecossistemas ; e políticos incluíram o tema em suas plataformas, tal como fez o ex vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, ao produzir o documentário Uma Verdade Inconveniente, um libelo de alerta contra o esgotamento dos recursos naturais.

Hoje cada vez mais empresas colocam seus preceitos sustentáveis em prática, e é possível encontrar os mais diversos produtos e serviços guiados pela preocupação com o meio ambiente e com o socialmente justo. "A sustentabilidade está se tornando uma das leis invisíveis do mercado", pontua Dorli.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334