resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Retratos - Bonito por natureza

2010 . Ano 7 . Edição 60 - 28/05/2010

Bonito por natureza

Cora Dias - de Brasília

Brasil tem sete paisagens naturais reconhecidas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade

"Se houver paraíso na Terra, não deve estar longe", foi o que disse Américo Vespúcio, navegador florentino que realizou expedições por terras brasileiras a mando da coroa portuguesa, em 1501. O que fez com que Vespúcio usasse essa expressão foi a exuberância do Arquipélago de Fernando de Noronha que, juntamente com o Atol das Rocas, compõe um dos sete bens naturais reconhecidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura) como Patrimônios da Humanidade. São áreas delimitadas que devem seguir à risca os critérios de preservação exigidos pela Unesco para se manterem na Lista de Patrimônios Mundiais.

A Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural criada pela organização em 1972 estabelece diretrizes para que países signatários indiquem sítios, naturais ou culturais, para entrarem para a Lista. Os bens naturais devem ser constituídos por formações físicas e biológicas com valor universal excepcional do ponto de vista estético ou científico. Os sítios naturais compõem, também, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas.

De acordo com Celso Schenkel, coordenador do setor de Ciências Naturais da Unesco no Brasil, assim como acontece com os bens culturais, a avaliação sobre cada candidatura para bem natural é realizada por órgão competente. "Os sítios naturais sugeridos pelos países signatários são visitados por equipes da União Internacional para a Conservação da Natureza, que avaliam proteção e gerenciamento locais", explica.

A principal diferença entre sítios culturais e naturais está no grau de intervenção humana. Segundo Carlos Fernando Moura Delphim, Coordenador-Geral de Patrimônio Natural e Paisagem Cultural do Depam-Iphan, paisagem cultural é aquela em que o homem insere marcas de suas ações. "De acordo com a Carta de Bagé, a paisagem cultural resulta da interação do homem com a natureza". É o caso do Parque Nacional Serra da Capivara que é considerado bem cultural por apresentar sítios pré-históricos de arte rupestre. Nessa mesma linha, órgãos responsáveis pretendem sugerir regiões da cidade do Rio de Janeiro, como o Jardim Botânico e o Parque da Tijuca, para tornarem-se bens culturais da humanidade.

O órgão brasileiro responsável pela indicação de sítios naturais à Lista do Patrimônio Mundial é o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), feitas por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Para preservar e manter os bens culturais e naturais, os países signatários da Convenção contribuem para o Fundo do Patrimônio Mundial. Os países comprometem-se a pagar ao fundo, regularmente, de dois em dois anos, contribuições que não devem ultrapassar 1% do que esses países contribuem para o orçamento ordinário da Unesco.


PRESERVAÇÃO E TURISMO Conciliar preservação e turismo é um dos grandes desafios para os gestores desses sítios naturais. De acordo com Delphim, deve haver uma séria programação para as atividades turísticas, para que não prejudiquem o estado de conservação desses locais. "Em Bonito (MS), por exemplo, toda visita é guiada e previamente programada, com um número limitado de visitantes por período de tempo". Bonito ainda não está na lista do Patrimônio Mundial, mas é exemplo dessa conciliação entre turismo e preservação.

Existem casos em que a Unesco estabelece patrimônios que estão em perigo. Foi o que aconteceu com o Parque do Iguaçu, em 1999. Celso Schenkel, da Unesco no Brasil, conta que, devido a reabertura ilegal da Estrada do Colono por comunidades locais em 1997, a Organização ameaçou retirar o sítio natural da Lista caso a estrada não fosse fechada definitivamente.

Na apresentação do livro da Unesco Patrimônio Mundial no Brasil, o geógrafo Aziz Ab'Saber conclui que "devemos entender a riqueza ambiental não só como um patrimônio científico, natural. Trata-se de uma gigantesca fonte de inspiração e de criatividade para o homem que modelou suas culturas em função dessa riqueza".


Os Patrimônios Naturais do Brasil*

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU Situado no oeste do Estado do Paraná, fronteira do Brasil com a Argentina, o Parque foi inscrito como Bem Natural, na Lista de Patrimônio da Humanidade, em 1986, dois anos após a inscrição do Parque Iguazú, situado em território argentino. Juntos, os dois parques abrigam a totalidade das quedas d'água denominadas "Cataratas do Iguaçu" e formam uma das maiores áreas de floresta subtropical preservadas no mundo, cobrindo 225 mil hectares, dos quais 75% estão em solo brasileiro.

MATA ATLÂNTICA : RESERVAS DO SUDESTE A área protegida constitui-se de 25 unidades de preservação, de várias categorias de domínio, federal (Ibama) e estaduais (parques reservas e estações ecológicas) e está dividida entre os estados de São Paulo e Paraná. Com uma área de 493.028 hectares e 200 quilômetros de largura, a reserva, inscrita na Lista de Patrimônio da Humanidade em 1999, é um dos mais significativos corredores biológicos brasileiros com a maior concentração de remanescentes da Mata Atlântica do País.

RESERVAS DA MATA ATLÂNTICA : COSTA DO DESCOBRIMENTO Situada a lesta da costa brasileira, na faixa litorânea que vai do norte do Espírito Santo ao sul da Bahia, a costa do Descobrimento foi inscrita em dezembro de 1999, na Lista do Patrimônio Mundial. O conjunto das oito áreas que compõem a Costa, juntamente com a Mata Atlântica do Sudeste e algumas áreas isoladas no litoral dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, representa um ecossistema bastante ameaçado, sendo que hoje restam apenas em torno de 8% do total de um milhão de quilômetros quadrados originais.

ÁREAS PROTEGIDA S DO CERRADO O sítio é constituído por dois parques nacionais - Parque Nacional das Emas e Parque Nacional Chapada dos Veadeiros - localizados no estado de Goiás, totalizando 373.953 hectares. Graças à sua posição central e à variação de altitudes que as caracterizam, essas áreas serviram de refúgio relativamente estável para as espécies quando mudanças climáticas ocasionaram o deslocamento do Cerrado para o eixo norte-sul ou leste-oeste. O sítio, inscrito como Patrimônio Mundial em 2001, apresenta um mosaico com todos os habitats essenciais que caracterizam esse ecossistema, abrigando 60% de todas as espécies da flora e quase 80% de todas as espécies de vertebrados descritas no Cerrado.

ÁREAS DE CONSERVAÇÃO DO PANTANAL Com uma superfície inscrita de 187.818 hectares, esse sítio localiza-se na porção sudoeste do estado do Mato Grosso e noroeste do estado do Mato Grosso do Sul, adjacente à fronteira com a Bolívia. Inscrita em 2000, a área é representativa do conjunto do Pantanal e ilustra os processos ecológicos e biológicos em curso na região. A associação dos montes Amolar e dos ecossistemas dominantes de zonas úmidas de água doce conferem um apelo ecológico inigualável. O sítio tem ainda um papel chave na dispersão das matérias nutritivas por toda a bacia e constitui a reserva mais importante da região para a manutenção do estoque de peixes do Pantanal.

PARQUE NACIONAL DO JAÚ Situado no centro do estado do Amazonas, a aproximadamente 200 quilômetros a noroeste de Manaus, o Parque foi inscrito na Lista de Patrimônio da Humanidade em 2000. O sítio protege uma amostra, vasta e representativa, da floresta das planícies centrais da Amazônia. Uma das razões que justificam sua inscrição é a concentração de grande parte da diversidade biológica associada ao sistema de águas pretas. É a única Unidade de Conservação do país que preserva toda a bacia de um rio volumoso e extenso - aproximadamente 450 quilômetros -, o Rio Jaú.

ILHAS ATLÂNTICAS BRASILEIRAS: RESERVAS DE FERNANDO DE NORONHA E ATOL DAS ROCAS Localizado ao largo da costa nordeste do Brasil, esse sítio natural, inscrito da Lista de Patrimônio da Humanidade em 2001, é um complexo insular tropical que possui 2.454.400 hectares. As áreas núcleos, referentes às unidades de conservação, correspondem a 68.000 hectares, na Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas, e 13.000 há, no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha. Essas áreas destacam-se por suas particularidades, constituindo singular sistema emerso e submerso da porção tropical do Atlântico Sul.

*com informações do livro da Unesco: Patrimônio Mundial no Brasil

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334