resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Retomada - Economia brasileira

2009 . Ano 7 . Edição 55 - 17/11/2009

Economia brasileira supera fase de recessão e inicia novo ciclo de crescimento. Mas indústria ainda está com capacidade ociosa e deve retomar lentamente os investimentos

A Carta de Conjuntura de setembro confirma, a partir da análise dos dados macroeconômicos, os indícios de que a economia brasileira reagiu bem à crise econômica. "A economia brasileira atravessa um período de absoluta tranquilidade em vista da dimensão da crise internacional", resumiu o coordenador do Grupo de Análise e Previsões (GAP) do Ipea, Roberto Messenberg, durante a divulgação da publicação, na companhia do diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto, João Sicsú.

"Tivemos um colapso da taxa de investimento do terceiro para o quarto trimestre de 2008, o que fez a produção industrial despencar. A crise do ponto de vista doméstico é da indústria. A economia se segura pelo serviço, pela demanda, pelas exportações", afirmou Messenberg. Com crescimento já no segundo trimestre de 2009, a economia saiu da classificação técnica de recessão - dois trimestres de crescimento negativo, no caso, o último trimestre de 2008 e primeiro trimestre de 2009. "A recessão teve duração mínima, sendo que a economia já apresenta sinais do começo de um novo ciclo de crescimento", diz a publicação.

O ciclo de crescimento iniciado em 2005, segundo o Ipea, foi sustentado pelo crescimento da demanda interna, "liderado pelo bom desempenho do consumo e, principalmente, do investimento". Ao mesmo tempo, teve a contribuição do "ambiente externo extremamente favorável, com fartura de liquidez internacional e demanda mundial crescente", que possibilitou a obtenção de seguidos superávits na balança comercial. O País cresceu, manteve a inflação baixa, reduziu a dívida externa, acumulou reservas, reduziu a vulnerabilidade externa e seu risco. A boa fase foi interrompida no terceiro trimestre do ano passado pela crise financeira dos Estados Unidos, que contaminou todos os países.

Graças às medidas anticíclicas adotadas pelo governo, o Brasil saiu rapidamente da crise. Com o reaquecimento da economia e câmbio apreciado, segundo o Ipea, a contribuição das exportações líquidas para o crescimento do PIB deve sofrer alteração. A Carta de Conjuntura aponta ainda que o nível de utilização da capacidade produtiva ainda se encontra num patamar reduzido, e, por isso, a recuperação do investimento da indústria deverá acontecer de maneira mais lenta. "O nível de ociosidade atual do parque industrial proporciona aos empresários uma margem de segurança confortável para atender a uma possível aceleração da demanda", diz a publicação.

O desempenho da economia no decorrer do segundo semestre de 2009 deve ser influenciado pelo consumo das famílias, crescimento da massa salarial, recuperação no mercado de crédito e do mercado de trabalho. O emprego vem crescendo em quase todos os setores. A indústria agora também começou a contratar. Em menor grau, a melhora da demanda internacional deve refletir no setor exportador: "Além da China, que continuará importando commodities, alguns países desenvolvidos já dão sinais de que podem estar iniciando uma recuperação, o que pode implicar uma melhora nas exportações de produtos manufaturados".

João Sicsú destacou que as finanças públicas estão controladas, mesmo com o aumento dos gastos do governo para enfrentar a crise: "Nossas receitas caíram em relação a 2008, mas era esperado, na medida em que em 2009 o crescimento seria menor. Mas nosso déficit nominal acumulado é da ordem de 3%, o que é confortável, em vista das medidas anticíclicas tomadas pelo governo." A análise da conjuntura indica que o PIB crescerá entre 0,2% e 1,2%, neste ano, conforme prevê o Ipea. "Mas estamos agora muito mais próximos de 1,2%", frisou Sicsú.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334