resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
História - Um prêmio à evolução da humanidade

2009 . Ano 6 . Edição 54 - 30/10/2009

Desde 1900, Fundação Nobel premia anualmente experiências que contribuem para o avanço das ciências e iniciativas pela paz mundial. Durante as guerras mundiais, a instituição suspendeu a premiação

Por Pedro Barreto de Brasília

Há mais de um século, o Prêmio Nobel mantém-se como o mais importante do planeta na homenagem a personalidades que tenham se destacado com trabalhos inovadores nas áreas de física, química, medicina, literatura e paz. Assim como o Oscar é a glória para o cinema, o Prêmio Nobel o é para as grandes contribuições ao desenvolvimento da humanidade. Foi criado por iniciativa do industrial sueco Alfred Nobel, que, em testamento, destinou parte de sua fortuna para homenagear personalidades com trabalhos importantes na área da ciência e em prol da paz. Criada em junho de 1900, a Fundação Nobel é a responsável pelo prêmio.


Alfred Nobel, nascido em 1833, em Estocolmo, Suécia, tornou-se milionário por suas descobertas na área de explosivos, principalmente a dinamite, comercializada em larga escala na segunda metade do século XIX. Registrou mais de 350 patentes e fundou companhias e laboratórios em cerca de 20 países. Consciente dos perigos de seus inventos, Alfred Nobel ficou conhecido também pela defesa de causas pacifistas. Quando ele faleceu, em 1896, sua fortuna passou a financiar a Fundação Nobel.

A cerimônia de premiação acontece anualmente em Estocolmo, Suécia, sempre em 10 de dezembro, data em que Alfred Nobel faleceu, exceção feita ao da Paz, escolhido em outubro e entregue em Oslo, Noruega. O vencedor recebe uma medalha de ouro, diploma e uma quantia em torno de 1 milhão de euros.

Várias intituições participam do processo de seleção: a Academia Real de Ciências e a Academia de Literatura da Suécia, o Instituto Karolinska, também da Suécia e uma das maiores universidades médicas da Europa, e o Comitê Nobel da Noruega. As entidades enviam convites aos meios científicos e acadêmicos de diversos países, solicitando a indicação de candidatos. Especialistas analisam os nomes, e as instituições fazem o processo de votação. A Fundação Nobel não tem participação na escolha dos agraciados.

A primeira cerimônia de premiação aconteceu em 1901. A partir do ano seguinte, a entrega passou a ser feita pelo rei da Suécia. Já o Nobel da Paz vem das mãos do rei da Noruega. Este prêmio, diferente dos outros, pode ser concedido também a organizações e entidades. Em sua história, o Prêmio Nobel passou por dois períodos de interrupção: durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial (1914-1918 e 1940-1945, respectivamente). Em 1937, um fato curioso:


O Nobel da Economia

Excluída pela Fundação Nobel, as ciências econômicas criaram uma espécie de Prêmio Nobel paralelo, o Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas, mais conhecido como Nobel de Economia, concedido pelo Banco Central da Suécia. É entregue anualmente desde 1969.

No ano passado, o vencedor foi o norte-americano Paul Krugman, de 55 anos, por suas análises sobre os padrões de comércio internacional. Ele é professor na Princeton University, nos Estados Unidos, e autor de mais de 20 livros. É também colunista no jornal New York Times e um dos expoentes de uma nova teoria de mercado, que une comércio internacional e geografia econômica.

Para 2009, já há uma espécie de "bolsa de apostas" para ver que área econômica ganhará o prêmio. O professor do Depar- tamento de Economia da Pon- tifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-RJ), Cláudio Ferraz, aponta quais saem na frente. "A Teoria de Leilões vem sendo bastante debatida. Por outro lado, em um ano de crise econômica mundial, poderemos ter a macroeconomia recebendo o Nobel. Um dos autores importantes nesse campo é Thomas Sargent, da New York University. Finanças Públicas e Economia Política, por exemplo, nunca foram homenageadas e podem chegar lá", afirma.


Vencedores do Prêmio Nobel, em 2008:

Nobel da Paz: Martii Ahtisaari, Finlândia, por sua contribuição durante mais de três décadas para a solução de conflitos internacionais em vários continentes.

Nobel de Física: Yoichiro Nambu, Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa, Japão, por trabalhos relativos ao mecanismo da quebra espontânea da simetria no campo da física sub-atômica.

Nobel de Química: Osamu Shimomura, Japão, Roger Yonchien Tsien e Martin Chalfie, Estados Unidos, pelos trabalhos de isolamento com a proteína verde fluorescente.

Nobel de Medicina: Harald zur Hausen, Alemanha, pela descoberta do vírus do papiloma humano, causador do câncer cervical, e Françoise Barré-Sinoussi, França, pelas descobertas acerca do vírus da imunodefi ciência humana (HIV).

Nobel de Literatura: Jean-Marie Gustave Le Clézio, França. Nas palavras da Academia Sueca, "um escritor da ruptura, da aventura poética e do êxtase sensual. É um explorador da humanidade além e por baixo da civilização reinante".

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334