resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Humanizando o desenvolvimento - Campanha mundial

2009 . Ano 6 . Edição 53 - 3/08/2009


Bongor, Chade, 2007. Várias mulheres de todo o país vítimas de fístulas vesicular-vaginais se encontram no hospital para receber atendimento de um cirurgião especialista, vindo da Costa do Marfim especialmente para tratar destes casos. Este tipo de fístula surge após um parto longo, difícil e sem acompanhamento médico; geralmente trata-se de mulheres com quadris pequenos. Além das diversas infecções possíveis, a fístula causa fluxo contínuo de urina sem qualquer controle possível. Estas mulheres estão sempre acompanhadas de um forte odor e são, em geral, rejeitadas pelo marido ou até mesmo pelo vilarejo, sendo completamente marginalizadas e rapidamente desprovidas. Para tratá-las é necessária uma cirurgia, mas poucos cirurgiões são especialistas. Após a operação, o tratamento é bastante simples: muita água durante no mínimo três semanas e a manutenção de uma sonda acompanhada de uma bolsa para urina. Depois de três semanas a sonda é retirada e se não houver mais fluxo, elas estão curadas. Quando a sonda é retirada de uma mulher e a operação foi um sucesso, um desfile é organizado pela equipe médica diante de todas as outras pacientes ainda em tratamento. Após a operação física, é o momento da reparação psicológica com o intuito de restabelecer a autoconfiança destas mulheres. Aqui, o desfile vai começar: à direita, a equipe médica e uma paciente curada; ao centro, as pacientes em tratamento; à esquerda, as acompanhantes com o cirurgião-chefe de cerimônia à frente.

A Campanha Mundial "Humanizando o Desenvolvimento" foi lançada em junho de 2009 pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) em colaboração com mais de 30 instituições parceiras em todo o mundo, promovendo iniciativas desenvolvimento através de novas lentes.

Mostramos exemplos de pessoas vencendo a batalha contra a pobreza, a exclusão social e a marginalização em detrimento das imagens de desolação e desespero frequentemente veiculadas na mídia. A campanha pretende chamar atenção para a esperança e sucesso dos processos de desenvolvimento das pessoas!

Dentre os resultados da campanha, uma galeria fotográfica será permanentemente localizada no escritório do IPCIG e será aberta à visitação pública; uma série de exposições fotográficas também será organizada em diversas cidades ao redor do mundo; e as fotografias selecionadas comporão um banco de dados e serão promovidas entre os parceiros da campanha e as várias agências e departamentos da ONU.

Visite o site e veja algumas das fotografias da campanha:
http://www.ipc-undp.org/photo/

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334