resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Questões do Desenvolvimento - Carga tributária e serviços públicos

2009 . Ano 6 . Edição 52 - 05/07/2009

Por Gilson Luiz Euzébio de Brasília

No mês passado, ficamos sabendo que a carga tributária bruta do Brasil, em 2008, foi de 35,8% do Produto Interno Bruto (PIB). Ou seja, o setor público, juntando União, estados e municípios, apropriou-se, com a cobrança de impostos e contribuições, dessa parcela da riqueza nacional produzida em 2008. Esse dinheiro financia a prestação de serviços à sociedade, o que significa a manutenção da máquina estatal, investimentos em obras de infraestrutura, e o pagamento dos juros da dívida do setor público.

De acordo com o Ipea, a carga tributária brasileira "tem crescido de modo quase ininterrupto desde 1998", e atualmente é comparável à dos países desenvolvidos, embora ligeiramente menor à média dessas nações. Em 2004, representava 32,2% do PIB. Mas projeções do governo indicam que, depois do período de crescimento, haverá queda na carga tributária neste ano, em decorrência da crise internacional. Nos últimos anos, o aumento da carga tributária foi resultado do crescimento da economia. A arrecadação cresceu bem mais do que o PIB. Agora, com a recessão, a tendência é que a carga tributária do ano se reduza.

O estudo Carga Tributária Líquida e Efetiva Capacidade do Gasto Público no Brasil, resultado de convênio do Ipea com a Receita Federal do Brasil, ressalta que parcela significativa dos recursos arrecadados pelo governo é devolvida à sociedade em forma de transferências públicas, por meio do pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários e assistenciais. Só com benefícios previdenciários, a União gastou, no ano passado, 6,9% do PIB. Outros 4,7% foram para pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores públicos. Já o Bolsa Família, que beneficiou 11,2 milhões de famílias no ano passado, custou ao Estado 0,88% do PIB.

Desde 2007, o conjunto das transferências de assistência e Previdência Social, somados com demais subsídios repassados ao conjunto da sociedade, ultrapassa os 15% do PIB. No ano passado, custou 15,3% do PIB. Nos últimos anos, essas transferências, por meio de programas sociais, cresceram substancialmente. Em 1980, representavam apenas 7,3%. Ou seja, a arrecadação cresceu, mas as despesas com programas de transferência de renda também cresceram.

Descontadas as transferências públicas e subsídios à sociedade do total arrecadado, chega-se à carga tributária líquida, que, na avaliação do Ipea, retrata melhor a disponibilidade de caixa do setor público para a prestação de serviços, como saúde, educação e segurança, investimentos e manutenção dos bens públicos, como estradas, aeroportos, prisões, para toda população.

O estudo chama ainda a atenção para os gastos do setor público com juros da dívida pública. Em 2008, 5,6% do PIB foram consumidos em juros. Mas a situação já foi bem pior: em 2004, 6,74% da riqueza produzida no País foram para pagamento de juros.

A questão leva a uma outra discussão, a da regressividade do sistema tributário nacional. Estudos do Ipea e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social mostram que a tributação no Brasil carrega fortes componentes de injustiça social. O pobre, segundo esses estudos, compromete maior parcela de sua renda com o pagamento de impostos do que o rico. Isso porque há muitos tributos indiretos com a mesma alíquota para pobres e ricos.

De acordo com o Ipea, quem ganha até dois salários mínimos dedica 197 dias do ano ao pagamento de tributos. Já quem recebe mais de 30 salários mínimos, trabalha 106 dias para pagar impostos e contribuições à União, estados e municípios. Isso mostra que o sistema é regressivo e penaliza os mais pobres.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334