resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
História - Em busca de mercado

2009 . Ano 6 . Edição 52 - 05/07/2009

 

Por Liliana Lavoratti, de São Paulo

China se torna o principal comprador de produtos brasileiros, deixando os Estados Unidos em segundo lugar. Será uma mudança duradoura?


Desde abril deste ano, a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Os chineses desbancaram a liderança de mais de 80 anos dos norte-americanos na corrente de comércio com os brasileiros. Esse novo cenário foi formado por fatores estruturais, provocados pelas mudanças de ambas as economias, e também pela crise financeira mundial."Esse é um desenho que se formou diante da atual conjuntura, mas não podemos afirmar que uma mudança de paradigma possa interferir no ordenamento dos parceiros comerciais do Brasil", diz o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral.

O espaço ocupado pela China nas relações exteriores do Brasil hoje tem despertado vivo debate e marcadas divergências. Para compreender o quadro formado pela perda do status dos EUA e ascensão dos chineses é útil uma retrospectiva histórica, remetendo-se à mudança de regime no Brasil - do Império para a República -, momento em que se deu início ao processo de americanização do País."É oportuno olhar para o passado, porque suscita interessantes questionamentos sobre o presente, sobre os caminhos que o Brasil vem trilhando e sobre as possíveis consequências de suas escolhas", afirma Arnaldo Cardoso, pesquisador de Política Externa Brasileira e professor do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Para aqueles que desbravaram a República, a americanização significava o fim da herança colonial, a industrialização e o progresso da democracia."O então Governo Provisório lançou-se à tarefa de sincronizar o Brasil com o tempo e romper com tudo que lembrasse o passado", conta Cardoso. Em 1889, a Conferência Pan-Americana, realizada em Washington (EUA), teve pela primeira vez representação brasileira, e o norte do evento era o ideal norte-americano de formação de China se torna o principal comprador de produtos brasileiros, deixando os Estados Unidos em segundo lugar. Será uma mudança duradoura? uma União Aduaneira Americana.

Segundo o pesquisador do Mackenzie, o processo conhecido como"republicanização da diplomacia" do Brasil foi marcado pela aplicação de medidas para a elevação do comércio exterior ao lugar em outro momento ocupado pelas questões da grande política, valorizadas na política externa do Império."Algumas ações, como o fechamento de delegações na Europa e abertura de consulados em pontos estratégicos para o comércio - anos depois, abertura da primeira embaixada brasileira em Washington -, expressavam o novo ideário orientador da política externa do Brasil", lembra.

A partir daí, a assinatura de um acordo aduaneiro com os norte-americanos seria o passo decisivo para o estabelecimento de novas bases para o relacionamento entre os dois países. Para o Brasil, o acordo deveria garantir uma posição de privilégio ao açúcar e ao café do Brasil no mercado americano. O tratado comercial firmado em janeiro de 1891 expressava o princípio da reciprocidade. Ao atender a reivindicações do setor agrícola brasileiro, foram estabelecidas também condições especiais para a entrada de manufaturas americanas no mercado brasileiro.

Para a economia brasileira, os EUA foram durante a 1ª República (1889-1930) o mais importante polo dinamizador, tendo no café (isento de tarifas no mercado americano) seu principal produto."E no começo da década de 1920, os EUA tornaram- se simultaneamente os principais compradores e fornecedores do Brasil. Também nesse período os EUA se tornaram o principal investidor estrangeiro no Brasil, registrando em 1928, o volume de US$ 476 milhões."

Foi justamente a partir da crise econômica, iniciada em 1929 em solo norteamericano, que ficaram explícitas as fragilidades do modelo de desenvolvimento nacional, ancorado na agroexportação e na concentração de destino das exportações em um único país. De lá pra cá muita coisa mudou, mas não são poucos os paralelos com o presente momento.

O futuro - Como os Estados Unidos, a questão de fundo sobre a corrente de comércio sino-brasileira está na qualidade da relação estabelecida e nas chances de sua continuidade depois da turbulência econômica."Essa parceria tem a ver com a crise: por causa dela outros países relevantes para o comércio brasileiro, como Estados Unidos, estão em retração", diz Júlio Almeida, diretor- executivo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi)."Mas há um lado estrutural que não pode ser ignorado, como o próprio fato de a China almejar ser a fábrica do mundo", acrescenta.

Parece cedo, indicam especialistas, para prever o futuro dessa parceria."A China é o principal país no qual o governo brasileiro deposita suas fichas, mas é preciso saber se essa aposta será correspondida", frisa o professor de comércio exterior da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Francisco Cassano."A aproximação entre Brasil e China pode ser vista por dois ângulos: um é o geopolítico, ambos miram o aumento da interlocução nas decisões mundiais. Outro é de cunho comercial", frisa.

A estratégia de explorar um mercado de proporção inequívoca - demanda pressionada por um contingente de 1,3 bilhão de habitantes - não deve excluir, segundo Cassano, a relação com a União Europeia e Estados Unidos."Conseguir trabalhar para derrubar as barreiras tarifárias com os EUA imprimiria uma vantagem comercial muito proveitosa para o Brasil", destaca. O secretário de Comércio Exterior do MDIC não descarta que uma possível recuperação da economia norte-americana, no futuro próximo, aliada aos contínuos esforços de conquistar mercados naquele país para produtos brasileiros, possa aumentar bastante a corrente de comércio com os Estados Unidos.

A China é considerada parceira estratégica do Brasil desde 1993, quando foi assinado um acordo entre os países durante o governo Itamar Franco. Desde então, a importância comercial do país asiático para o Brasil vem crescendo significativamente. No plano quinquenal de ação conjunta para o período de 2010 a 2014, foram estabelecidas metas para o crescimento do comércio bilateral, dos investimentos e de outros pontos da cooperação entre os países.

Na área comercial, a principal preocupação do Brasil é com a diversificação da pauta de exportações para a China. Hoje, as matérias-primas - soja e minério de ferro - concentram mais de três quartos das vendas brasileiras, enquanto as importações são basicamente de produtos manufaturados, com maior valor agregado."A China é complementar ao Brasil das commodities, mas é preciso trabalhar para conseguir uma participação maior no Brasil industrializado", indica Júlio Almeida. Segundo estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), as exportações responderam por metade da queda na produção industrial nos seis meses seguintes ao agravamento da crise, e por mais da metade (55%) da retração da indústria de transformação.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334