resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Questões do Desenvolvimento - O desenvolvimento e a questão racial

2009 . Ano 6 . Edição 51 - 07/06/2009

Ao contrário do que normalmente se infere, o debate sobre a questão do desenvolvimento brasileiro, desdobrada na discussão do progresso, da modernidade ou da prosperidade do País, esteve, em seu início, atavicamente atrelado ao debate sobre questão racial.

A ideologia do embranquecimento, que ganhou força no final do século 19, encarnava a perspectiva de que, para que o País pudesse galgar um estágio mais elevado de progresso, seria necessário que, ao elemento humano nacional, marcadamente negro, fosse adicionado o elemento europeu, branco. A ideia de que o progresso da nação dependeria da qualidade e dos atributos genéticos da população foi fortemente defendido por nossos pensadores mais expressivos. Mesmo autores de tradição democrática engrossavam o coro.

Joaquim Nabuco, a grande voz contrária à escravidão ainda então vigente, em sua principal obra, O Abolicionismo, tida como a melhor peça escrita contra a escravidão no Brasil, identifi cava o elemento negro como intrinsecamente mais despreparado e menos apto a assumir posição de destaque no cenário econômico e social brasileiro.

De outro lado, um dos expoentes de nossa literatura, José de Alencar, exprimiu sua posição antiabolicionista com base no argumento do despreparo da população negra e de sua incapacidade em integrarem-se, como cidadãos, a uma sociedade moderna e próspera.

Anos mais tarde, já no final dos anos 20 do século passado , Monteiro Lobato, nosso literato infantil maior, reforçava, em O Presidente Negro, a visão de que um país que se quer próspero deveria ter como biótipo majoritário ? e de preferência único ? o elemento branco. A sociedade perfeita seria a sociedade branca, sem a presença de raças inferiores, notadamente a negra.

O pensamento racista vigente até o final da década de 1930 foi duramente golpeado com a derrota da Alemanha nazista e seu discurso eugênico. Idéias defensoras da impossibilidade de uma sociedade multiracial lograr a prosperidade, diretamente associadas à ideologia fascista, perderam adesão. A questão do progresso passaria assim a ganhar novos elementos explicativos.

É, portanto, no pós-guerra que se observa um descolamento da explicação "racial" face ao atraso do país. No Brasil, o pensamento desenvolvimentista que se consolida nos anos 1950, notadamente a partir dos trabalhos da Cepal e de autores estruturalistas, tira de foco a questão racial como elemento responsável pelo atraso nacional. As explicações passavam a privilegiar os aspectos econômicos e, em especial, a relação desigual entre centro e periferia, nos moldes em que se estruturavam o comércio entre os países e as dificuldades de acesso à tecnologia. Uma segunda geração de pensamento, chamada de Teoria da Dependência, via o já então denominado subdesenvolvimento como produto não apenas das relações desiguais face aos países centrais, ou desenvolvidos, mas também como resultado de uma conformação social e histórica específica. O passado escravista, a ascensão do patrimonialismo, a consolidação de uma estrutura política oligárquica e restritiva estariam na base da explicação de nosso subdesenvolvimento. E nessa perspectiva se inserem importantes trabalhos sobre a questão racial brasileira.

Mais recentemente, a questão do desenvolvimento tem se voltado para dois temas candentes. O primeiro se refere à sustentabilidade ambiental. Pensar o desenvolvimento passa a demandar o reconhecimento de um componente global associado à preservação do nosso meio ambiente e, principalmente, da questão do futuro do planeta e o legado que deixaremos para as próximas gerações. O segundo tema, cujo expoente maior é Amartya Sen, põe em destaque a equidade e resgata a questão da melhoria das condições de vida da população em geral como meta fundamental do desenvolvimento. E nessa perspectiva a questão racial torna a se encontrar com o debate do desenvolvimento. Agora, não mais como elemento explicativo do atraso, mas como instância normativa de políticas públicas que visam a equidade e a democracia. É nessa perspectiva que o debate sobre a igualdade racial ganha relevo.

Em países como o Brasil, onde a questão racial é latente e atua na naturalização das diferenças sociais e na operação de mecanismos de exclusão social e de acesso diferenciado a oportunidades, a busca de uma maior equidade impõem a necessidade de adoção de políticas de promoção da igualdade racial. Efetivamente o preconceito racial não apenas se encontra presente na sociedade brasileira, como atua elemento constitutivo de nossa surpreendente desigualdade social. A busca da igualdade racial, mediante adoção de políticas públicas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial, surge assim como elemento central e foco de uma política de desenvolvimento que tenha como pilar a equidade.

______________________________________________
Mário Theodoro é diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Ipea

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334