resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Babaçu: O tesouro do Maranhão

2009 . Ano 6 . Edição 50 - 21/05/2009

Por Pedro Henrique Barreto, de Brasília

Por meio de cooperativa, famílias de baixa renda conseguem sobreviver com dignidade e recebem prêmio da Caixa Econômica Federal

Na estética, cremes, sabonetes, xampus. Para limpeza, detergentes. Quando o assunto é decoração e moda, artesanatos, brincos, pulseiras. Na cozinha, farinha, azeite, leite, temperos. Muita gente desconhece, mas tudo isso pode ser extraído de um único produto, abundante em regiões do Nordeste brasileiro: o babaçu.

No Maranhão, a Associação em Áreas de Assentamento no Estado (Assema) percebeu o potencial e iniciou um grande processo de organização entre as famílias da região do Médio Mearim. Em 2002, foi criada a "Embaixada Babaçu Livre", com o objetivo de estimular e prestar assistência aos pequenos produtores do Estado.

A iniciativa baseou-se na formação de sistemas cooperativistas por oito municípios. Um dos projetos, "Babaçu é Vida", de Itapecuru Mirim, foi um dos vencedores do Prêmio Caixa - Melhores Práticas em Gestão Local 2007/2008. "A embaixada acabou sendo fechada no ano passado por falta de recursos financeiros, mas apenas fisicamente. Todo o trabalho entre famílias e associações continua. A idéia é termos uma comercialização cada vez mais organizada, que não dependa de atravessadores. Temos obtido grandes avanços", conta o presidente da Assema, João Pereira de Souza.

MOEDA Ele explica que o babaçu funciona na região como uma moeda. Há pequenas cantinas em cada comunidade na qual se pode trocar o coco, de onde o babaçu é extraído, por mercadorias como café, açúcar, óleo, calçados, materiais elétricos. As famílias que não querem trocar, vendem o coco. O extrativismo da palmeira de babaçu é hoje a terceira maior força produtiva do Maranhão, atrás da pecuária e da agricultura.

Três grupos do Médio Mearim têm sido os responsáveis por liderar uma rede de 4 mil famílias nessa cadeia produtiva. Em Lago do Junco, estão as cooperativas dos pequenos produtores agroextrativistas (Coppalj); em Esperantinópolis, a Coppaesp; e em Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, a Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais (AMTR). Juntas, coordenam uma produção média de 1,5 mil toneladas de amêndoas de babaçu por ano, que tem sido fundamental na valorização do trabalho familiar e garantia de renda no campo maranhense.

A sede da embaixada fechou as portas, mas a bandeira "Babaçu Livre" segue sendo o lema do trabalho diário na região. Diversas organizações estão se fortalecendo a partir desse tipo de produção alternativa, como o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Hoje, é também um espaço para discussões políticas e de valorização à mulher em todo o Nordeste brasileiro.

A partir do coco, as famílias produzem óleo vegetal, sabonete, carvão vegetal, farinha de babaçu. Produzem também produtos orgânicos, como arroz, milho e feijão. Além disso, o lenho é usado como esteio para construção de casas e as folhas da planta como cobertura e material para confecção de portas e janelas, bastante resistentes às chuvas. As cooperativas, com assessoria da Assema, também têm contrato com a Conab: parte do produto é distribuída na merenda das escolas da região, já há três anos.

A qualidade do babaçu acabou chamando a atenção de outros países. As cooperativas de Lago do Junco, por exemplo, exportam o produto há mais de dez anos, uma média de 60 toneladas anuais. Os compradores são empresas de cosméticos dos Estados Unidos, Inglaterra e, mais recentemente, Itália e Alemanha. Para os próximos anos, já há contratos fechados com esses países. A americana Body Shop, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, é uma das que adquirem regularmente o babaçu da região.

O diretor financeiro da Assema, Raimundo Ermino, conta que a associação vem participando de feiras internacionais nos últimos anos e dando visibilidade ao "tesouro" das famílias maranhenses. "As exportações vem crescendo e temos a perspectiva de novos compradores na Europa. É de extrema importância porque valoriza o esforço das comunidades rurais e estimula a produção do babaçu aqui na região", diz. Em 2008, 58% da produção total das cooperativas coordenadas pela Assema foram para exportação. Em 2009, a meta é chegar a 60%.

Ermino explica que o próximo passo da Assema é recuperar a embaixada e criar redes de comercialização e apoio à produção que se estendam a outras regiões do Maranhão. "Batalhamos desde a década de 1990 para conseguir um preço justo para o babaçu. Nossa grande missão é conseguir políticas públicas de proteção, que consigam manter as famílias na terra, incentivá-las e que também possam tornar os babaçuais pontos turísticos da região. Há desafios grandes, mas estamos prontos para superá-los e fazer com que essa cadeia de produção seja um modelo para todo o País", acrescenta.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334