resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Questões do Desenvolvimento - Os vários tipos de déficit

2009 . Ano 6 . Edição 50 - 21/05/2009

Por Gilson Luiz Euzébio, de Brasília

Políticas fiscais e monetárias expansionistas, adotadas pelos governos para reduzir os efeitos da crise internacional, trazem à tona o debate sobre o aumento do déficit das contas públicas. O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2009 com déficit nominal de R$ 17,8 bilhões, correspondentes a 2,57% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Banco Central. No mesmo período do ano passado, houve superávit de 0,46% do PIB. Embora tenha aumentado, o déficit do setor público brasileiro ainda está abaixo do limite máximo perseguido pelos países da União Européia, de até 3% do PIB. Alguns deles registraram, em 2008, déficits muito superiores ao do Brasil: Irlanda (-7,1% do PIB), Grécia (-5%), Espanha (-3,4%), Reino Unido (-5,5%). Nos Estados Unidos, o déficit fiscal previsto para 2009 é de 13,1% do PIB, segundo a Comissão de Orçamento do Congresso dos EUA.

A tendência geral é de aumento do desequilíbrio das contas públicas, já que os países estão aumentando os gastos públicos para reativar a economia num momento de queda de receitas. Na avaliação da situação financeira de um país são considerados alguns conceitos de déficit/superávit, como os seguintes:

Déficit fiscal ou superávit fiscal - Diferença entre despesa e receita do governo. Quando os gastos são maiores do que a arrecadação, há déficit e o governo é forçado a recorrer ao mercado para se financiar. O montante do déficit é também chamado de necessidade de financiamento do setor público. O governo poderia também emitir moeda, mas esta medida tem inúmeros inconvenientes.

Déficit nominal - necessidade de financiamento do setor público, incluindo os efeitos da correção monetária e cambial nas despesas e nas receitas.

Déficit operacional - necessidade de financiamento do setor público, excluindo-se os efeitos da correção monetária e cambial nas despesas e nas receitas.

Déficit orçamentário - despesa maior do que receita, havendo distinção entre déficit previsto no orçamento e o déficit da execução orçamentária.

Déficit primário - déficit operacional retirando-se os encargos financeiros embutidos no conjunto das despesas e das receitas.

Déficit previdenciário - é a diferença entre o que o Governo arrecada de contribuição para a manutenção da Previdência Social e o valor pago em benefícios.


Na avaliação das contas externas, os principais conceitos são:

Déficit comercial - é a diferença entre o valor recebido com exportações e os gastos com importações. Quando o país importa mais do que exporta, ele tem déficit na balança comercial.

Déficit em Conta Corrente - o cálculo do resultado em conta corrente considera o resultado da balança comercial, da balança de serviços e de transferências unilaterais. Se a soma das despesas nesses três itens for superior à entrada de divisas, temos déficit em conta corrente.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334