resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O que é? - Mercado Spot

2006. Ano 3 . Edição 21 - 4/4/2006

O que é? - Mercado Spot

A leitora Fernanda Montenegro Pereira de Moraes nos escreveu perguntando o que é mercado spot. Pois bem, um dos vários significados que a palavra inglesa spot tem é "instantâneo","imediato". E é exatamente essa a característica do mercado spot, porque ele admite apenas transações em que a entrega da mercadoria é imediata e o pagamento é feito à vista. Por isso, é também chamado de mercado disponível, mercado físico ou mercado pronto, contrastando com a natureza dos mercados futuro e a termo, cujos pagamentos são efetuados em prazos que variam de cinco dias a dois anos após a negociação.

O mercado spot abrange basicamente operações na bolsa de mercadorias. É muito usado por produtores agrícolas quando precisam urgentemente de recursos financeiros ou quando o preço de seus produtos está em um patamar elevado. Também se aplica às vendas de gás e energia elétrica. Nesse caso, a entrega não é tão instantânea como a das commodities agrícolas. Mesmo assim é realizada em um prazo curto para a natureza desse mercado, normalmente em poucos dias, e a remessa é única e por tempo limitado, servindo quase sempre para suprir uma demanda imprevista de energia.

Mercado
Medindo a dificuldade para fazer negócios
O Banco Mundial criou uma base de dados batizada de "Doing Business", isto é, Fazendo Negócios, na qual ele reúne uma série de indicadores que retratam o ambiente, favorável ou hostil, enfrentado por empresários de 155 países na hora de fazer negócios. O Brasil não se sai muito bem. Ele aparece apenas na 119ª posição no principal ranking, onde são ponderados todos os indicadores. Nas tabelas abaixo, apresentamos apenas alguns dos tópicos contidos na base de dados, que pode ser acessada no endereço www.doingbusiness.org.

indicadores21_01

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334