resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Impostos - A conta do Leão

2006. Ano 3 . Edição 19 - 7/2/2006

por Andréa Wolffenbüttel

Apesar de os jornais terem dado destaque ao recorde de arrecadação tributária de 2005, os valores não são tão surpreendentes assim. De fato, o crescimento das entradas nos cofres da Receita Federal deve ficar acima do aumento do Produto Interno Bruto (PIB), porém essa é uma tendência normal, acentuada pelos novos recursos tecnológicos.

E mesmo assim, está bem abaixo do salto registrado em 2002. Já na Previdência Social o interessante é que a arrecadação líquida manteve o ritmo de crescimento de 2004, mesmo diante de um avanço menor do PIB.

Mesmo assim, o passivo carregado pela Previdência fez com que a distância entre a arrecadação líquida e os benefícios pagos aumentasse.

Arrecadação da Receita Federal

indicadores7_80
*previsão de crescimento do PIB calculada pelo Ipea
REPARE: a arrecadação da Receita Federal tende a crescer sempre mais do que o PIB, seja para cima ou seja para baixo. Isto é: quando o PIB aumenta, ela cresce mais; quando o PIB cai, ela diminui mais.
indicadores8_80
indicadores10_80
Fonte: Secretaria da Receita Federal

 

Arrecadação da Previdência Social

indicadores11_80
*previsão de crescimento do PIB calculada pelo Ipea

indicadores12_80

indicadores13_80
Fonte: Previdência Social

 

O descompasso das contas da Previdência Social

indicadores14_80
REPARE: a diferença entre o crescimento da arrecadação líquida e o dos benefícios pagos está caindo, porém o valor da diferença em reais aumenta por causa do passivo que a Previdência carrega.


indicadores15_80


indicadores16_80
Fonte: Previdência Social
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334