resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Edição 56 - Seção de Ciência e Inovação - Capes

2009 . Ano 7 . Edição 56 - 10/12/2009

 

Capes
Conteúdo disponível no Portal de Periódicos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) renovou o conteúdo científico do Portal de Periódicos. A cerimônia ocorreu no dia 30 de novembro, na sede do Institution of Civil Engineers, em Londres, ocasião em que a parceria entre os editores científicos do Portal de Periódicos foi elogiada pelo diretor do Programa de Bolsas da Capes, Emídio Cantídio. O novo conteúdo já está disponível para a comunidade acadêmica brasileira. A coleção do Portal de Periódicos conta agora com mais de 21 mil títulos e uma ferramenta de busca integrada em seu acervo.


Acessibilidade
Novos programas liberados

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) foi marcado pelo lançamento de uma nova biblioteca de software livres desenvolvidos pela Acessibilidade Brasil. Além dos programas Ases (avaliador de acessibilidade para sítios na internet), do Correio Braille e do Dicionário Digital Português x Libras, a Acessibilidade Brasil também está permitindo o download gratuito dos programas Monet (gerador de gráficos táteis) e a plataforma de criação de áudio livros Dirce, composta de um tocador para áudio livros gravados no padrão Daisy 2 e Daisy 3 e um editor para a produção de áudio livros no padrão Daisy 3. O endereço é www.acessobrasil.org.br. Combinados, os softwares da nova biblioteca permitem a utilização de recursos profissionais de geração de áudio e possibilitam a produção de áudio livros com maior velocidade e melhor qualidade.


Cooperação
Muito além da corrida espacial

O presidente aproveitou a visita à Ucrânia, no início de dezembro, para assinar acordos na área de agricultura, educação, turismo e cultura com o líder ucraniano, Viktor Yushchenko. Os representantes das duas nações também falaram sobre a parceria espacial que mantêm desde 2007, envolvendo a base de Alcântara (MA). A expectativa do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil é de fazer, em 2010, o lançamento do primeiro foguete da série Ciclone 4. A reinstalação da torre de lançamento de Alcântara, destruída por um incêndio há seis anos, faz parte do projeto conjunto do Brasil e da Ucrânia.


Capacitação
Ministério da Saúde cria rede de escolas técnicas

O Ministério da Saúde lançou em novembro a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (Retsus). A rede vai difundir metodologias e recursos tecnológicos a fim de melhorar as atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica na área de saúde. O objetivo do ministério é implementar políticas de educação voltadas para os profissionais da saúde, principalmente aqueles que exercem suas atividades no SUS. A rede é composta por 35 escolas técnicas e centros formadores, e ainda poderá ser ampliada. De acordo com a Portaria nº 2.970, que criou a Retsus, estados e municípios que possuem escolas técnicas do SUS na sua estrutura organizacional, deverão apoiar a Retsus com recursos técnicos e financeiros necessários para a execução do plano de trabalho anual.


Conferência de C&T
Foco no desenvolvimento sustentável

Ciência, tecnologia e inovação com foco no desenvolvimento sustentável. Essa é a questão principal a ser tratada na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cncti ), que será realizada em maio. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, quer destacar o Brasil como um país preocupado com a sustentabilidade do planeta. A conferência tem o objetivo de traçar os rumos da política de ciência, tecnologia e inovação para os próximos anos. Rezende destaca que os fundos setoriais são um mecanismo inovador de estímulo ao fortalecimento do sistema de C&T nacional. Os fundos têm como objetivo garantir a ampliação e a estabilidade do financiamento para a área e a criação de um novo modelo de gestão, fundado na participação de vários segmentos sociais, no estabelecimento de estratégias de longo prazo, na definição de prioridades com foco nos resultados. "A ciência e a tecnologia são áreas novas no País. Devemos avaliar nossos avanços, fazer um balanço do atual Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC,T&I 2007-2010) e ainda propor um novo plano. Quem sabe, até mesmo, uma Política de Estado em C&T, que se estabeleça até 2020", comenta.


Inovação
Recursos para projetos das empresas

Com o objetivo de estimular a permanência de pesquisadores mestres e doutores nas empresas, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) vai investir R$ 30 milhões em projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação a serem desenvolvidos pelas empresas. A iniciativa insere-se no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional e nas prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Para ter acesso aos recursos, o projeto deve prever o desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos, visando o aumento da competitividade das empresas por meio da inovação, adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas.


SConferência 2
CCT quer fortalecer políticas

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) propôs a inclusão de 11 temas na pauta de debates da 4ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação. As sugestões agora serão analisadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. As propostas se encaixam nos quatro eixos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação, que são: Sistema Nacional de CT&I; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Políticas de Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas e CT&I para o Desenvolvimento Social.

O secretário-executivo do MCT, Luis Antonio Elias, afirma que os novos temas são essenciais para o fortalecimento da Política Nacional de Ciência e Tecnologia. O CCT propõe também a criação de uma agência reguladora para o setor de energia nuclear.


Veja as propostas do CCT:

  • Investimento em educação básica
  • Parcerias entre as fundações de Apoio e Amparo à Pesquisa com as secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia
  • Fortalecimento da cooperação internacional
  • Marcos regulatórios em ciência e tecnologia
  • Expansão da rede de financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento
  • Inovação e sustentabilidade Incentivo à inovação industrial
  • Integração entre ministérios para promover a ciência e tecnologia
  • Consolidação sobre o papel do CCT na Política de Ciência e Tecnologia do País
  • Criação de um fundo para aplicação em políticas públicas
  • Programa de divulgação e popularização da CT&I
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334