resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Ciência & tecnologia

2007 . Ano 4 . Edição 34 - 10/5/2007

Pesquisa Andréa Wolffenbüttel
Texto Eliana Simonetti

circuito3ac

Saúde I
Guaraná contra o câncer

Um bom exemplo da importância do patrimônio genético e da biodiversidade brasileira. Uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP desde 2001 investiga os efeitos do guaraná - planta originária da Amazônia que é quase um símbolo nacional - sobre células cancerosas. Os resultados mais recentes dos testes feitos em camundongos mostram que os submetidos a tratamento têm expectativa de sobrevida ampliada em 12,5% e que o processo de desenvolvimento do câncer é 55% menos agressivo.

O médico Heidge Fukumasu já identificou o efeito preventivo da planta.Sua tese de doutorado busca esclarecer como isso ocorre. “O guaraná mantém algumas células cancerosas numa espécie de estado ‘vegetativo’, impedindo sua proliferação”, explica.“Em outras, atua atrapalhando o processo de mitose.”Próximos passos:“Pretendemos descobrir em que ponto das células se dá a atuação, e quais as proteínas e vias metabólicas envolvidas”.

 

circuito19

Novos materiais
Atração total

Duas pesquisadoras brasileiras, as físicas Regina Keiko Murakami e Valquiria Villas Boas, da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC), em São Paulo, usaram a nanotecnologia e metais de baixo custo para desenvolver uma nova família de ímãs de alto desempenho, mais potentes e de cristalização mais estável do que os atuais.

Explicação: são mais finos e homogêneos.“ As partículas são interligadas de forma harmônica, o que melhora o acoplamento magnético entre os cristais”, explica Murakami. As pesquisas em laboratório foram concluídas, e a novidade poderá ser utilizada em discos rígidos de computadores e em motores elétricos de alta precisão.

Pesquisa
Novo estímulo à inventividade

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Microsoft se associaram para criar um centro de inovação em tecnologia da informação, o Instituto Microsoft Research - Fapesp de Pesquisas em TI. Apoiará projetos que aliem avanço em conhecimento fundamental com possibilidades de aplicação para a melhoria de serviços como os de saúde e educação; e, portanto, produzam impacto social e econômico.

Saúde II
Vamos malhar!

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) constatou que a prática regular de exercícios físicos, além de inúmeros outros benefícios, pode resultar em economia de 36% no tratamento de hipertensão arterial. No balanço do Sistema Único de Saúde (SUS), 100 pacientes com problemas cardiovasculares que cuidam do corpo direitinho provocam corte de custos que pode chegar a 30 mil reais ao ano. Esse grupo é especialmente importante. De acordo com informações do Banco de Dados do Sistema, o DataSUS, cerca de 80% das internações hospitalares por problemas cardiovasculares no país estão relacionadas à hipertensão arterial. O trabalho, denominado “Hipertensão e exercício: custos do tratamento ambulatorial, antes e após a adoção da prática regular e orientada de condicionamento físico”, está na revista Hipertensão, da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), em: www.sbh.org.br/noticias.asp?codigo= 648.

Saber
Na palma da mão

O acesso a informações científicas está cada vez mais fácil. Com um telefone celular ou um palmtop conectado à internet é possível alcançar o conteúdo do portal do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Além de quase duas mil publicações científicas, e de vídeos, o site está ligado a mais de 200 cientistas de diversos países numa rede de ensino a distância e gerenciamento de projetos. Para saber mais, visite o endereço www.cmdmc.com.br.

circuito4

Agricultura
Êta cafezinho bom!

Mais de 1.500 pesquisadores e técnicos em 12 estados trabalham no melhoramento do café brasileiro, dentro do Programa Nacional de Desenvolvimento do Café, coordenado pela Embrapa. No ano passado, fizeram mais de uma centena de propostas de projetos a ser financiados com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Conseguiram aprovação nas áreas de biotecnologia e genética e melhoramento do cafeeiro - 56 projetos, ao todo. E querem mais, o que é sinal de que o setor anda animado.

O gráfico mostra o porquê. Mesmo com oscilação de preços, as vendas têm aumentado muito.

circuito25

circuito5

Aquecimento global
Devagar, muito devagar

Os Estados Unidos geram quase um terço dos gases de efeito estufa. Suas edificações consomem 65% da eletricidade, 40% das matérias- primas e 12% do abastecimento de água. Nos últimos seis anos, foram estabelecidas normas para construções menos danosas, criados certificados para empreiteiras de edifícios sustentáveis e um serviço de hipotecas cujos empréstimos são condicionados ao cumprimento de quesitos ambientais. Mesmo assim, os prédios ecológicos ainda não chegam a 10%.

A pressão por um comportamento mais ambientalmente responsável tem aumentado.

circuito6

Água
Novos vilões: cobre, zinco e chumbo
Medidas de combate à poluição implementadas no setor industrial reduziram acidentes com vazamentos de produtos químicos e contaminação de solo e subsolo. O problema, entretanto, não foi resolvido. A poluição do lençol freático por metais pesados é uma das maiores preocupações ambientais da atualidade. Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, descobriu que agora os vilões da qualidade da água são cobre, zinco e chumbo, resultantes do desgaste de pastilhas de freio e pneus dos automóveis, que penetram no solo com a chuva.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334