resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Ciência & inovação

2007 . Ano 4 . Edição 33 - 10/4/2007

Aquecimento Global
Expresso Polar

Texto Eliana Simonetti
Pesquisa Andréa Wolffenbüttel


Combustíveis
Petrobras a todo vapor
A Petrobras acaba de assinar dois memorandos de contratos.Um deles, firmado com o Ministério de Energia e Recursos Minerais da Jordânia, reconhece a competência da empresa no aproveitamento comercial do óleo de xisto - tecnologia que começou a ser desenvolvida no final dos anos 1950 e foi patenteada como Petrosix. No Brasil, a Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto da Petrobras, no Paraná, produziu cerca de 4,2 mil barris diários no ano passado.A Jordânia quer suporte para extrair suas reservas. O outro memorando foi assinado com o Japan Bank for International Cooperation. Os japoneses estão interessados em investir no país e, para isso, querem aproveitar a capacidade de pesquisa e planejamento logístico da Petrobras.Pretendem que a empresa organize um plano para a aplicação de recursos em produção e comercialização de etanol,biodiesel e bioeletricidade.A Petrobras, por seu turno, quer garantir a exportação de 3,5 bilhões de litros de biocombustíveis para o Japão até 2011 - mais do que o dobro do que o Brasil exportou para os Estados Unidos no ano passado. Como se vê, está a todo o vapor.

Aquecimento
global Expresso polar
Um dos efeitos da elevação da temperatura na Terra,nos últimos anos,é o derretimento do gelo dos pólos,cuja conseqüência é a elevação do nível de água nos oceanos e o alagamento de áreas litorâneas. Para compreender como funciona esse ambiente e as transformações que estão ocorrendo, a Organização das Nações Unidas criou um programa mundial de pesquisa - o Ano Polar Internacional (API) - e estabeleceu que, de 2007 a 2009, pesquisadores se dediquem ao tema. O envolvimento é geral: 50 mil pesquisadores conduzirão 227 projetos em 63 países. No Brasil, 28 projetos serão levados adiante por trinta universidades e centros de pesquisas. Para que isso seja possível,o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) disponibilizou 9,2 milhões de reais,provenientes de fundos setoriais, que serão repassados em dois anos por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O país tem experiência na área. Há 25 anos mantém pesquisas na Antártica.

Controle de informação
Não se perde mais
RFID é a sigla em inglês usada para as etiquetas inteligentes que aos poucos estão substituindo o código de barras. Permitem a identificação por radiofreqüência, a distância, e maior controle sobre circulação de mercadorias, por exemplo. Foram usadas nos ingressos dos jogos da Copa do Mundo de Futebol da Alemanha. Pois agora têm nova utilidade que em breve estará disponível no Brasil: o rastreamento de documentos em recipientes fechados ou em grandes depósitos.O sistema vai ajudar a acabar com o extravio de papéis dentro de empresas. Ou ser útil no controle de processos do Judiciário.A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Recall, pertencente ao grupo australiano Brambles, cuja especialidade, desde 1875, é a administração de informações.

circuito1ad

Aquecimento global II
Varrendo o gás para debaixo do tapete
A preocupação com os efeitos que a emissão exagerada de dióxido de carbono (CO2), por indústrias, carros, produção agropecuária e muitas outras atividades humanas,tem causado no clima motivou uma especulação no mínimo curiosa.Pesquisadores calculam as probabilidades de sucesso de captura e armazenamento do gás para estancar seus danos de imediato, sem ter de reduzir o ritmo de vida nem alterar os hábitos das pessoas e das empresas - e ganhar tempo para o desenvolvimento de tecnologias limpas.A idéia saltou das conjeturas para um fosso de 700 metros de profundidade, que começou a ser perfurado no mês passado próximo a Berlim, capital alemã. A intenção dos pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas em Geociências da Alemanha é bombear 60 mil toneladas de dióxido de carbono (quantidade equivalente à resultante da respiração de 144 mil pessoas) para o poço e deixá-las ali por dois anos, estocadas em rocha porosa, arenito e solução salina. Nesse período, os pesquisadores planejam observar, por dois fossos paralelos, como o gás se espalha pelo subsolo e determinar a viabilidade da estocagem subterrânea por longo prazo.

Informática I
Robô de 1.001 utilidades

A empresa Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico, incubada na Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec), no interior paulista,está desenvolvendo um sistema robótico que funcionará como uma plataforma: os usuários poderão aplicar diferentes programas e equipamentos e adequá-lo às suas necessidades, para oferecer cursos a distância para aplicações industriais ou médicas, entre outras.

O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Esperase que a novidade incentive a criação de novos laboratórios de robótica, setor promissor que ainda engatinha no Brasil. Na mesma linha, a equipe da Cientistas Associados mantém,desde o ano passado,o projeto Robô na Escola, que ensina a crianças de bairros carentes da cidade para que servem a tecnologia e a ciência aplicada. O ParqTec promove a aproximação entre cientistas e empresas desde sua criação, em 1984. Iniciativas inovadoras que, além de negócios,geram desenvolvimento para a sociedade.

45 mil quilômetros
É a distância que será percorrida, nos cinco continentes, pelo ecoautomobilista Rainer Zietlow, a bordo de um furgão movido a gás natural veicular. Ele já passou pelo Brasil e quer provar que é possível dar a volta ao mundo quase sem emitir gases de efeito estufa. Mais informações em www.ecofuel-world-tour.com.

 


Biodiversidade
Caçulas da fauna brasileira
Em sete anos de investigação em dez estados, por mais de 30 mil km de cerrado, pesquisadores da Universidade de São Paulo descobriram 253 espécies de répteis. Os caçulas da fauna brasileira são dois lagartos. Foram encontrados nos parques nacionais da Serra das Confusões, no Piauí,e Grande Sertão Veredas,entre Minas Gerais e Bahia. Descritos no South American Journal of Herpetology, publicação da Sociedade Brasileira de Herpetologia,são chamados carinhosamente de Stenocercus squarrosus e Stenocercus quinarius.Ambos vivem em regiões de savana muito densa e seca,no topo de chapadas.

O primeiro tem escamas arrepiadas no dorso e o segundo tem cinco cristas ao longo do corpo. Compõem uma espécie comum na região dos Andes, mas pouco conhecida no Brasil. Sinal de quanto há a desvendar, ainda, na biodiversidade brasileira.

circuito2ca

Novos materiais
Criatividade é que não falta
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) tem se destacado em pesquisa de novos materiais. Em 2005, ganhou o IF Gold, prêmio de design concedido há 51 anos numa exposição realizada na cidade de Hannover, na Alemanha, com um trabalho desenvolvido com a palmeira pupunha. De outra linha de pesquisa nasceu a microempresa Fibra Design Sustentável. Começou suas atividades trabalhando com bambu e hoje tem duas novas invenções para substituir a madeira de lei na fabricação de móveis e revestimentos. Fibras do tronco de bananeira, com resina de mamona,dão origem ao Bananaplac, laminado que pode tomar o lugar da fórmica. Da casca que envolve o palmito nasce o compensado de pupunha. Os produtos ecológicos, biodegradáveis e prensados a frio, que consomem pouca energia, fizeram sucesso na feira Salone Satellite, de Milão, na Itália.A intenção da equipe da Fibra é repassar a tecnologia a cooperativas para possibilitar o aumento da renda de pequenos agricultores. Mais informações estão disponíveis na Internet nos endereços www.esdi.uerj.br/pupunha e www.esdi. uerj.br/bananaplac.

Biodiversidade
Caçulas da fauna brasileira
Em sete anos de investigação em dez estados, por mais de 30 mil km de cerrado, pesquisadores da Universidade de São Paulo descobriram 253 espécies de répteis. Os caçulas da fauna brasileira são dois lagartos.

Foram encontrados nos parques nacionais da Serra das Confusões, no Piauí,e Grande Sertão Veredas,entre Minas Gerais e Bahia. Descritos no South American Journal of Herpetology, publicação da Sociedade Brasileira de Herpetologia,são chamados carinhosamente de Stenocercus squarrosus e Stenocercus quinarius.Ambos vivem em regiões de savana muito densa e seca,no topo de chapadas. O primeiro tem escamas arrepiadas no dorso e o segundo tem cinco cristas ao longo do corpo. Compõem uma espécie comum na região dos Andes, mas pouco conhecida no Brasil. Sinal de quanto há a desvendar, ainda, na biodiversidade brasileira.

Informática II
Arranjo produtivo curitibano
Curitiba, a capital paranaense, tem larga tradição em planejamento - nas mais diversas áreas. É considerada cidade modelo.O transporte público é eficiente, há leis de zoneamento que impedem a poluição excessiva do ar e da água por indústrias e preserva-se, ali, a qualidade de vida. Sua mais recente novidade é a implantação de um Arranjo Produtivo Local (APL) de softwares.Trata- se de um projeto estratégico que pretende propiciar a expansão das empresas do setor com redução de custos (todas usarão as mesmas centrais de compras,recursos humanos e assessoria jurídica) e facilidade de acesso a recursos disponibilizados pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep). Cerca de cinqüenta empresas já manifestaram interesse em participar e pelo menos dez confirmaram a participação.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334