resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Ciência & Inovação

2006. Ano 3 . Edição 27 - 5/10/2006

Pesquisa Nair Rabelo
Texto Andréa Wolffenbüttel

 

Água

Bolhas purificantes

Pesquisadores da Universidade Abertay Dundee, no Reino Unido, desenvolveram um sistema de purificação de água que utiliza tecnologia hidrodinâmica e, assim, evita a ingestão de produtos químicos. Funciona da seguinte maneira. A água é bombeada em alta velocidade, o que provoca o surgimento de pequenas bolhas. Em ambiente de pressão e temperatura elevadas, as borbulhas implodem e matam as bactérias. Para melhorar a desinfecção, aplica-se ozônio - o que aumenta a produção de bolhas. Menos nocivo à saúde do que o cloro, o ozônio é bastante usado pela indústria alimentícia, que financia as pesquisas.

Desunited colors

Amazônia de dois pontos de vista

circuito1_60aq

Nos dois últimos anos foram realizadas onze expedições científicas, com duração média de 21 dias, em diferentes regiões do Corredor de Biodiversidade do Amapá.As incursões descobriram 23 novas espécies - principalmente de peixes. Registraram 1,7 mil espécies de animais e vegetais, entre elas um pequeno roedor aparentemente desconhecido, que está em análise.A falta de informação compromete a elaboração dos planos de manejo das unidades de conservação e a conseqüente gestão da área. O Projeto Expedições Científicas foi criado para suprir parte dessa carência. Contou com o apoio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), da Secretaria de Meio Ambiente do estado, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da organização não-governamental (ONG) Conservação Internacional (CI-Brasil).

O país vem avançando. O desmatamento da Amazônia desacelerou 30% no ano passado. Mesmo assim, há problemas que chamam atenção. A revista trimestral Colors, da grife italiana Benetton, teve seu número 68 editado em português e dedicado à Amazônia. Uma equipe da revista desceu o rio Negro, falou com índios, mineradores, religiosos e exploradores de madeira durante vinte dias. Não colecionou boas histórias: o material mostra tragédia ecológica e dramas humanos.

Armas I

Munições verdes?

A fabricante britânica de armamentos BAE Systems anunciou uma novidade inusitada. Está desenhando e produzindo armamentos com a preocupação de respeitar o meio ambiente. Entre as inovações estão balas com carga reduzida de chumbo, granadas que emitem pouca fumaça e foguetes com pequeno volume de produtos tóxicos. Há também veículos blindados, cujos motores emitem pouco gás carbônico, além de explosivos recicláveis. A política da empresa é aprovada pelo ministério britânico da Defesa. Em nota oficial, o ministério sustentou que o conceito de “munições verdes”não é contraditório.A informação foi publicada pelo jornal britânico The Sunday Times e divulgada pela agência de notícias AFP, francesa, em setembro.

Armas II

Munições inteligentes?

O Congresso norte-americano já liberou verba para que a IBM construa um supercomputador de última geração capaz de fazer 1 quatrilhão de cálculos por segundo, ou 1 petaflop. O anúncio oficial explica que a máquina, apelidada de Roadrunner (algo como “maratonista”, em português), será construída no Laboratório Nacional de Los Alamos, no estado do Novo México, para servir ao Departamento de Energia dos Estados Unidos. A IBM, entretanto, informa que seu superprocessador poderá fazer mais: garantir segurança e eficiência ao arsenal de armas nucleares do país sem que sejam necessários testes de explosão subterrânea. Mais uma vez, como ocorreu no passado, a guerra, ou o medo dela, estimula e financia o desenvolvimento tecnológico.

Economia

Fitas econométricas

No início de setembro, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou previsões positivas acerca da economia brasileira. Segundo a organização, dentro de seis meses o país estará melhor do que hoje. E isso não tem nada a ver com campanha eleitoral ou palpite em mesa de jogos. Resulta da análise de uma cesta de cinco índices, entre eles os relacionados a exportações, produção e investimentos externos.Surpreendente é que, seguindo a mesma equação, China e Índia se sairão pior - não que cheguem a enfrentar problemas, mas seu crescimento perderá empuxo.O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) anda preocupado com a dificuldade dos técnicos brasileiros em prever e analisar os indicadores econômicos do país. No seminário “Novos indicadores de riqueza”, realizado em agosto, propôs a criação de um índice capaz de retratar a desigualdade no país - e suas variações. Pesquisadores formaram, assim, o Observatório da Eqüidade, cujo primeiro relatório deverá estar pronto em março de 2007.

1.850 gêneros de dinossauros devem ter habitado a Terra. Desse total, são conhecidos atualmente 527.

Pesquisa

Nanotecnologia anticorrosiva e bactericida

circuito2_60q

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambas no interior de São Paulo, estão provando a versatilidade dos nanomateriais. Em parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), eles criaram uma fórmula que evita a corrosão por meio da aplicação de materiais nanoparticulados de titânio nos poros de grafite do cadinho,região inferior do alto-forno da siderúrgica. Constituíram, assim, uma proteção em nível nanométrico que contribui para a redução dos custos de manutenção e prolonga a vida útil do equipamento por mais dez anos. Outra parceria é com a empresa Nanox, que integra o Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os cientistas desenvolveram um secador de cabelos bactericida inserindo uma película transparente de material nanométrico nas duas extremidades do aparelho. A tecnologia deverá ser aplicada em outros equipamentos de beleza,como escovas e modeladores de cabelo. Mais informações: www. nanox.com.br.

Fauna

Felinos podem escapar da extinção

Ao buscar maneiras de preservar onças e jaguatiricas - felinos selvagens brasileiros -, pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, no interior de São Paulo, investigaram a inseminação artificial, com sêmen congelado, de gatos domésticos.A primeira ninhada, com dois filhotes, nasceu saudável. “Elaboramos um protocolo de congelamento de sêmen, indução da ovulação e inseminação por via intra- uterina que poderá ser útil a outros pesquisadores que trabalham com felinos ameaçados de extinção”, diz Ana Izabel Villaverde, autora do trabalho. Uma das vantagens do congelamento é a possibilidade de criação de um banco de material genético.

Empreendedorismo

Modelo de sucesso

O Laboratório de Tecnologia de Software da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli /USP), em parceria com a Microsoft, criou um modelo de Fábrica de Software para pequenas e médias empresas: desenvolve aplicativos para dispositivos móveis via Internet e gerencia o ciclo produtivo (definição e distribuição de tarefas, padrões de qualidade e produtividade, e testes) em padrões internacionais. Em 2005, ganhou o Prêmio Microsoft à Pesquisa Acadêmica e o IBM Faculty Award, da IBM Internacional.As simulações sobre física para alunos do ensino médio, que podem ser conhecidas em www.labvirt.futuro. usp.br, da Fábrica de Software de Objetos Educacionais da Escola do Futuro da Poli, estiveram entre as laureadas.

Gerência

O novo código de barras

A partir de 1.º de janeiro de 2010 os itens do comércio varejista deverão ser identificados com o código RSS - que ocupa a metade do espaço do código de barras e carrega mais informações, permite identificação e rastreamento individual, a distância.A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), braço de uma organização mundial sem fins lucrativos, que estabelece padrões de automação, vai disseminar o modelo no país. Distribuirá material técnico e promoverá encontros para orientar empresas. Já disponibiliza textos para consulta no site www.gs1brasil.org.br.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334