resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Ciência & inovação

2006. Ano 3 . Edição 25 - 3/8/2006

Pesquisa Andréa Wolffenbüttel
Texto Eliana Simonetti

circuito2c

Microscópio titânico
Na universidade norte-americana Purdue, um microscópio eletrônico modificado, denominado FEI Titan, é dotado de 64 lentes. Permite que se observe a formação, no nível atômico, de estruturas como nanotubos de carbono e ainda fotografa o experimento em alta resolução.As informações são cruciais para o desenvolvimento de aplicações práticas para a nanotecnologia. Os nanotubos de carbono, por exemplo, foram descobertos no início dos anos 1990.

Poderão, um dia, dar origem a uma nova classe de transistores e a computadores mais eficientes no consumo de energia.

Biodiversidade

Bicho-papão
As emissões de carbono têm sido bastante malfaladas e combatidas. Um novo estudo acaba de dar mais força ao coro. Demonstra que elas aumentam a acidez dos oceanos e afetam organismos marinhos - inclusive corais como os do Golfo do México, que aparecem na foto acima."O aumento da acidez tem potencial para romper o processo de calcificação. Também prejudica a formação de plâncton, base da rede de alimentação dos oceanos", diz Phil Taylor, diretor do programa de biologia oceanográfica do National Science Foundation (NSF), agência federal dos Estados Unidos, que financia as pesquisas.

Madeira

Carvão legal
O Plano Executivo de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio na Amazônia Legal, do Ministério da Agricultura, visa reduzir a devastação florestal com capacitação profissional, inovação e aperfeiçoamento da agropecuária. Já deu fruto. As empresas Bio-ware e Floragás, incubadas nas universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal do Pará (Ufpa), criaram uma máquina que transforma biomassa (caroços de açaí, restos de podas de árvores e outros) em fonte de energia: a PPR-200. É uma alternativa à produção de carvão, que lança cerca de 630 mil vapores na atmosfera e arrasa florestas. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), catorze siderúrgicas consomem 12 milhões de metros cúbicos de lenha, ou até 200 mil hectares de mata por ano."A PPR-200 aproveita o que seria desperdiçado, evitando 75% da emissão de poluentes", diz José Dílcio Rocha, da Unicamp.

Aviação

No tubo de saio
Está praticamente pronto o Labtar, primeiro laboratório da América Latina voltado exclusivamente para o transporte aéreo. Instalado na divisão de engenharia de infra-estrutura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), será responsável pela qualificação de mão-de-obra para companhias aéreas, aeroportos, indústrias e organismos reguladores. Também fará estudos científicos e simulações de situações operacionais, gerenciais e econômicas. Produzirá um sistema de dados com informações e imagens atualizados, disponibilizado na Internet pelo Nectar-Labtar." Entre as pesquisas devem estar temas como demanda e oferta de transporte aéreo, planejamento e gerenciamento de aeroportos e defesa da concorrência", diz Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, responsável pelo laboratório. Parte do projeto "Mapeamento das oportunidades para a aviação regional brasileira", a investigação inaugural, prevista para 2007, traçará o perfil dos passageiros dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. O caminho, aparentemente, é correto. Estudo feito pela empresa de consultoria McKinsey indica que a saída para a crise internacional no setor da aviação é maior dedicação às questões que dizem respeito diretamente ao negócio e ao mercado."O modelo antigo, em que o presidente da companhia cuidava das vendas à operação de vôos, deve ser substituído por outro, de empresas com unidades autônomas", afirmam Yael Heynold e Jerker Rosander, autores do trabalho.

Inovação

Pesquisa concentrada
Há no Brasil 42 Parques Científicos e Tecnológicos (PCTS). Sendo 44% voltados para biotecnologia, 41% para meio ambiente e 30% para agronegócio. Um estudo patrocinado pela farmacêutica Merck Sharp & Dohme revela grande concentração de empresas tecnológicas na região Sudeste e no Distrito Federal, sedes de 90% dos 272 empreendimentos registrados no Diretório Nacional de Empresas de Biotecnologia do Brasil.

 

Cidades Universitárias

Prova de qualidade
O Mapeamento da Inovação no Brasil, realizado pelo Instituto Inovação, avaliou as cidades brasileiras de acordo com a formação científica da população. Descobriu que a densidade de mestres e doutores é maior em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. Todas possuem Produto Interno Bruto (PIB) por pessoa cerca de duas vezes maior do que a média nacional, menor desigualdade social e maior índice de desenvolvimento humano. Considerando o efeito positivo da formação acadêmica no desenvolvimento das cidades, o instituto recomendou o fortalecimento dos centros universitários, sobretudo em regiões diferentes das atuais, com capacitação de estrutura empresarial para geração de empreendimentos de base tecnológica.

circuito1ac

Agronegócio I

 

circuito3aa

Conservado aos pedaços
Um consórcio europeu desenvolve novas tecnologias para aumentar a segurança e a qualidade de alimentos resfriados e congelados. Nos Estados Unidos, o Serviço de Investigação Agrícola (ARS), conveniado à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criou uma embalagem que dá vida longa a vegetais cortados. Trata-se de uma película que permite às frutas e verduras continuar a respirar, conforme suas necessidades, mesmo depois de empacotados. A novidade foi publicada na edição de julho da revista Agricultural Research. Mais detalhes em www.ars.usda.gov.

 

Agronegócio II

Autodefesa
Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, desenvolveram um tipo de cana "inteligente". Ela libera uma proteína que extermina a broca-dacana, inseto que provoca prejuízos anuais de 500 milhões de dólares aos produtores brasileiros. A descoberta é especialmente bem-vinda, pois, pelas previsões da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), se mantido o passo atual, em 2015 o país não dará conta de abastecer os mercados interno e externo de açúcar e de combustível.

The greatest hits

A revista Nature patrocinou uma pesquisa para descobrir quais são os blogs científicos mais visitados. Divulgou os nomes dos 3,5 mil mais populares depois de sondar quase 50 milhões de sites do gênero. Abaixo, os endereços dos cinco primeiros colocados.

- Pharyngula: www.scienceblogs.com/pharyngula
- Panda's Thumb: www.pandasthumb.org
- Realclimate: www.realclimate.org
- Cosmic Variance: www.cosmicvariance.com
- Scientific Activist: www.scienceblogs.com/scientificactivist

Informação

Inclusão lenta
Uma em oito pessoas possui computador, e o progresso da informação em países emergentes deve-se à telefonia celular, segundo mostra o Índice Anual de Oportunidade Digital, da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Até 2015, mais de 51% da população mundial usarão serviço móvel celular. No entanto, a inclusão digital começa a esbarrar em barreiras ligadas à pobreza. Latinoamericanos, asiáticos e africanos estão em pior situação.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334