resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção de Notas de Ciência & Tecnologia

2006. Ano 3 . Edição 24 - 7/7/2006

Pesquisa Andréa Wolffenbüttel
Texto Eliana Simonetti


Fotografia
Precinho de ocasião

circuito1aa

Foram necessários longos nove meses para que os executivos da subsidiária brasileira da Kodak convencessem a matriz a fabricar máquinas fotográficas digitais no Brasil. Mas valeu a pena. Chegaram às lojas no mês passado as C360, montadas em Manaus pela Jabil, companhia norte-americana que presta serviços terceirizados em manufatura. Essas são as primeiras câmaras digitais da Kodak confeccionadas fora da China. A estratégia da empresa é economizar o Imposto sobre Produto Importado (IPI) e oferecer um equipamento mais barato aos brasileiros, que representam 45% do mercado fotográfico latino-americano.

Invenção
Arapuca de mosquito

Na Amazônia ele é conhecido como carapanã-pinima. Para os cientistas, é o Aedes aegypti. Pessoas mais informadas reconhecem a praga ao notar seu abdome rajado e a tromba voltada para baixo. É o mosquito da dengue, que desembarcou no Brasil por volta de 1680 e nunca mais deu sossego. Isso porque vive apenas 45 dias. Fosse longevo teria dizimado uma multidão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dois terços da população do planeta estão sob risco e pelo menos cem países registram a presença da doença. Mas pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) parecem ter encontrado uma maneira de deter o inimigo. Criaram uma engenhoca semelhante àqueles mata-moscas que eram usados nos sítios antigamente. Tem um cartão aderente dentro de uma caixinha (o MosquiTRAP), devidamente abastecido com uma pastilha (chamada AtrAEDES) de perfume irresistível ao carapanã- pinima. Ele entra, vai até a pastilha e gruda no cartão. Não se multiplica, morre e, com um cálculo simples, ainda se pode saber como anda a infestação no local - e tomar providências. Patenteado pela UFMG, o método foi licenciado para a empresa Ecovec, de Belo Horizonte. Está sendo exportado para Alemanha, Cingapura e Panamá.

Bancos
Fuga das filas

Os brasileiros estão fazendo de tudo para escapar das filas na hora de resolver seus problemas bancários. Em 2005, 26, 3 milhões de clientes realizaram 5, 85 bilhões de operações - 17% do total - via internet. Mais que o dobro do registrado em 2003, segundo estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). De janeiro a junho, 460 mil pessoas fizeram 8 milhões de transações pelo telefone celular. "A internet trouxe várias comodidades para o cliente. Ele não tem mais de sair de casa para fazer operações bancárias. Pode agendar pagamentos, além de cuidar de suas contas quando está viajando", diz Luís Marques de Azevedo, consultor da Febraban. Para os que não têm acesso a um terminal de Internet nem possuem telefone celular, os bancos disponibilizam os caixas automáticos. Em 2005, os postos de autoatendimento somaram 10, 79 bilhões de operações, quase o dobro do que se tinha em 2000. Para aumentar a segurança desses caixas, já estão em teste sistemas de identificação biométrica, que reconhecem o cliente pelas veias da palma da mão. Dois efeitos desse movimento: de um lado, os custos operacionais das instituições financeiras caíram, e seus lucros vêm crescendo de forma assombrosa; e, de outro, quase 5 milhões de bancários perderam o emprego nos dez últimos anos. Com a conjunção desses dois elementos, os bancos poderiam reduzir um pouco as altas taxas de serviços cobradas do cliente.

Queda no emprego bancário
Número médio de funcionários por agência (50 maiores bancos)

 

circuito2

Mais celular que gente

A Espanha é o primeiro país a registrar um número maior de celulares do que de habitantes.
O total de linhas das três operadoras do país somou 44, 3 milhões, ante 44, 1 milhões de moradores.

 

Energia
Calor humano

Uma casa muito especial está sendo erguida no pátio do prédiosede da Eletrosul, no litoral catarinense. É uma vitrine de idéias para os que desejam construir sem maltratar o meio ambiente. O projeto, que foi chamado Casa Eficiente, resulta de uma parceria entre Eletrosul, Eletrobrás, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Apresenta soluções como barreiras que diminuem a intensidade dos ventos no inverno, placas que transformam energia solar em energia elétrica e tratamento da água dos efluentes com raízes. Madeiras de reflorestamento impermeabilizadas e uma mistura de cimento com entulho compõem paredes que guardam o calor humano e dispensam aquecedor em dias mais frios. "Iniciativas como essa mostram o que a criatividade e a ciência podem construir para melhorar a qualidade de vida", diz Milton Mendes, presidente da Eletrosul.

Saúde
Parceria salva crianças

Há dez anos, o Instituto Materno- Infantil de Pernambuco (Imip) firmou parceria com o St. Jude Children's Research Hospital, de Memphis, nos Estados Unidos. O objetivo era a transferência de tecnologia para tratamento da leucemia linfoblástica aguda, doença comum na infância, que pode ser curada desde que uma série de procedimentos médicos seja aplicada com rigor.

Passada uma década, a taxa de cura das crianças saltou de 32% para 63%. O nível de abandono do tratamento caiu de 16% para 0, 6%. A modernização científica colaborou para o sucesso. E a adoção de práticas simples, como o fornecimento de transporte para o hospital e de alimentação aos acompanhantes, também aumentou a eficiência. Inicialmente, o alvo era apenas a população do Recife, onde funciona o Imip. Com o passar do tempo, moradores de outras cidades passaram a buscar o hospital. A meta agora é atingir 80% de cura, nível verificado nos Estados Unidos.

Genética
Cães mutantes
 

circuito3

O número de pessoas que têm cães de estimação é crescente - resultado, ao que se especula, da solidão dos tempos modernos. Para os cachorros, a vida pode ser confortável e longa. Mas pesquisadores da Uppsala Universitet, da Escandinávia, compararam os genes caninos com os de lobos selvagens e descobriram numerosas e rápidas mutações nos animais domesticados - o que, segundo eles, pode explicar a fragilidade de algumas raças, sujeitas a alergias e outros males que os lobos desconhecem.

Frutas
Adeus às pragas

O Ministério da Agricultura está prestes a regulamentar o uso da irradiação de energia de elétrons, uma espécie de luz capaz de eliminar as estruturas de pragas, insetos, ácaros, bactérias e vírus em produtos vegetais. O método já é adotado em diversos países para controlar pragas em frutos e poderá elevar as vendas brasileiras no exterior, já que ele será aplicado basicamente nos portos e aeroportos para garantir a boa qualidade dos produtos que saem do país e impedir a entrada de organismos nocivos a bordo daqueles que estão chegando. A principal vantagem é que a irradiação, ao contrário dos agrotóxicos, não deixa resíduos. A nova tecnologia vai exigir a compra de equipamentos e o treinamento de pessoal.

Espaço
Depois do astronauta

A Agência Espacial Brasileira anunciou que, ainda neste ano, dará continuidade às experiências em microgravidade iniciadas pelo astronauta Marcos Pontes na Estação Espacial Internacional. As novas pesquisas serão feitas a bordo de um foguete VSB-30, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço, equipamento semelhante a um colocado em órbita recentemente pela Suécia, com estudos da Agência Espacial Européia. Oferece cerca de sete minutos de microgravidade. Será disparado do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334