resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Astronomia

2005. Ano 2 . Edição 17 - 1/12/2005

Cavaleiro andante especial

Em 2029, o asteróide 99942 Apophis, de 400 metros de diâmetro, passará a 32 mil quilômetros da Terra. A distância parece grande, mas é só impressão. Trata-se da maior aproximação de um objeto desse tamanho desde que o homem começou a registrar a própria história. Ele passará na altura da órbita dos satélites de comunicação e poderá ser visto a olho nu. O alerta fez com que a Agência Espacial Européia acionasse a missão Dom Quixote, com o objetivo de se preparar para destruir eventuais asteróides que estejam em rota de colisão com a Terra. A idéia é simular a situação e mandar duas espaçonaves em trajetórias interplanetárias separadas. A primeira, chamada Sancho Pança, ficará em órbita ao redor do objeto, enviando informações; e a outra, a Fidalgo, será incumbida de atingir e destruir o alvo. Os cientistas consideram a queda de asteróides um dos poucos desastres naturais que podem ser evitados e estão trabalhando para garantir a segurança do planeta.

"Quando se aprende a examinar os dados de forma correta, é possível explicar alguns enigmas que do contrário pareceriam insolúveis, pois nada como o poder dos números para remover camadas e camadas de desconhecimento e contradições. "

Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner, em seu best-seller mundial Freakonomics

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334