resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Política industrial para APL deve levar em conta o ambiente institucional

2005. Ano 2 . Edição 8 - 1/3/2005

por Mônica Teixeira 

Chega neste mês à página do Ipea o "Texto para discussão sobre política industrial e arranjos produtivos locais (APL)", de Lenita Turchi, do Instituto, e Eduardo Noronha, da UFSCar. O artigo inova ao iluminar o lugar dos marcos legais que formam o ambiente institucional em que está inserido um arranjo produtivo para seu êxito; e se baseia em pesquisa realizada em 2004 com as empresas do setor de confecções de Jaraguá, em Goiás (Desafios, número 4). Os autores postulam que características macroinstitucionais importam para o sucesso de um APL, para além das relações de cooperação e competição, tema predominante na literatura.

No caso em estudo, um dos sinais de êxito do APL de Jaraguá aparece em sua trajetória rumo à legalização e à formalização dos empreendimentos - que começaram copiando e pirateando marcas para chegar à opção por marcas próprias; acompanhou o processo um "expressivo" aumento da produção e do emprego. A pesquisa identificou o momento atual como sendo de formalização das empresas e de "construção de um ambiente institucional de apoio". No tocante à questão do APL como gerador de emprego, os pesquisadores argumentam sobre a necessidade de promover melhoria nas condições de trabalho, eliminar o trabalho infantil e a informalidade. As boas políticas para promover o desenvolvimento das atividades produtivas locais devem estar associadas a políticas de emprego e qualificação da mão-de-obra local.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334