resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2011 . Ano 8 . Edição 64 - 10/02/2011

Perspectivas na Code

Durante a primeira Conferência do Desenvolvimento, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em Brasília, foram lançados os dez volumes que integram a série de publicações do projeto Perspectivas do Desenvolvimento. Conclusão de um projeto iniciado há dois anos pelo Instituto (ver Desafios n. 61), os dez livros traçam um painel amplo dos principais aspectos relacionados ao desenvolvimento brasileiro, entendido não só como crescimento econômico, mas como a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e democrática. Os temas têm por base cada um dos sete eixos norteadores das pesquisas do instituto.

Todo o projeto Perspectivas envolveu, ao todo, mais de 230 pesquisadores, além de 50 instituições, como universidades, centros de pesquisa, órgãos do governo e agências internacionais. Os livros são portanto fruto de seminários, debates, produção de estudos, parcerias e análises dos técnicos do Ipea e de diversas instituições que contribuem para o debate sobre o planejamento e crescimento do Brasil. Esta seção Estante traz um breve resumo dos onze volumes lançados durante a Conferência.

rd64sec07img01Inserção Internacional Brasileira: temas de política externa - Vol 1

A obra é o primeiro volume do livro Inserção Internacional Brasileira, que analisa a inserção externa do país em um contexto de importantes modificações na dinâmica de acumulação de poder político e econômico do sistema mundial.

Este volume se divide em 12 capítulos. São abordados temas como as tendências da geopolítica mundial; a participação do país nos acordos bilaterais e multilaterais e nos vários fóruns mundiais; o papel do Brasil na integração sul-americana e sua relação com os Estados Unidos; e a participação em missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros.

Inserção Internacional Brasileira: temas de economia internacional - vol 2

O segundo volume do livro Inserção Internacional Brasileira analisa a inserção externa do país em um contexto de importantes modificações na dinâmica de acumulação de poder político e econômico do sistema mundial.

Este volume se divide em 13 capítulos com a discussão sobre crise e regulação financeira internacional; sistema monetáriofinanceiro internacional; relação Estados Unidos-China; comércio internacional, integração sul-americana e investimento externo direto.


______________________________________________________________

Macroeconomia para o Desenvolvimento: crescimento, estabilidade e emprego
rd64sec07img02
O livro parte da proposta de que uma estratégia de desenvolvimento nacional não pode prescindir de um modelo macroeconômico que a potencialize. Entre as questões discutidas na obra estão: por que o Brasil pode e deve crescer a taxas significativamente maiores que as registradas na história econômica brasileira recente e que ações e instrumentos devem ser mobilizados para a construção de uma política macroeconômica comprometida com mudanças estruturais.

O livro é dividido em seis partes, que tratam da institucionalidade e arquitetura política do regime macroeconômico; das políticas monetária, cambial e fiscal; do financiamento para o desenvolvimento e de emprego e população.




______________________________________________________________

Estrutura Produtiva Avançada e Regionalmente Integrada: desafios do desenvolvimento produtivo brasileiro - vol 1

rd64sec07img03Primeiro volume do livro Estrutura Produtiva e Tecnológica Avançada e Regionalmente Integrada, o texto trata da dinâmica setorial e da inovação e investiga o papel mais ativo do Estado na promoção do desenvolvimento, sugerindo, sempre que possível, caminhos alternativos para que as políticas públicas sejam mais efetivas no alcance dos objetivos.

O segundo volume procura contextualizar o leitor no debate da política industrial, mostrando os desafios para o sucesso desta. Entre as questões do debate estão de que forma o consenso na construção de políticas industriais é construído, como acompanhar e avaliar os resultados dessas políticas, qual o papel dos atores privados e públicos, e quais os riscos que ainda se apresentam para o Estado na promoção de setores econômicos.

______________________________________________________________

Infraestrutura Econômica no Brasil: diagnósticos e perspectivas para 2025 - Vol 1

rd64sec07img04
O primeiro volume do livro Infraestrutura Econômica, Social e Urbana trata de infraestrutura econômica, cuja função é dar apoio às atividades do setor produtivo. A melhoria da infraestrutura econômica tem impacto direto sobre as empresas e indústrias e pode ampliar a capacidade produtiva por meio de custos, tecnologias e capacidade de distribuição.

Os capítulos abordam temas como rodovias, portos, ferrovias, setor elétrico, transporte aéreo, biocombustíveis, telecomunicações, petróleo e gás e experiências latino-americana em infraestrutura econômica..


_________________________________________________
rd64sec07img05
Infraestrutura Social e Urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas - vol 2

O volume trata da infraestrutura social e urbana, cuja disponibilidade tem se configurado, cada vez mais, como importante fator da competitividade econômica das cidades e regiões, e um elemento determinante na atração de indivíduos e firmas.

O livro é dividido em três partes. A primeira trata dos equipamentos e serviços públicos relacionados a proteção à infância e adolescência, ao idoso e às mulheres em situação de violência; assistência social; segurança alimentar e nutricional; equipamentos culturais; inclusão digital; e eletrificação rural. A segunda parte aborda a provisão de serviços e equipamentos urbanos e as políticas setoriais de habitação, saneamento básico e transporte e mobilidade urbana, e na terceira parte são privilegiados estudos relacionados a gestão metropolitana.

______________________________________________________________

Sustentabilidade Ambiental no Brasil: biodiversidade, economia e bem-estar humano

rd64sec07img06Este estudo analisa as relações entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental num contexto em que o aumento de bem-estar, proporcionado pelo vigoroso crescimento econômico mundial ocorrido no século XX, é ameaçado por alterações ambientais.

A obra é estruturada em 12 seções, que tratam do funcionamento dos sistemas ambientais, dinâmicas, escalas, ciclos e retroações; dos limites e da auto-organização desses sistemas; das relações do homem com o ambiente natural, com informações sobre a evolução dos impactos ambientais das atividades humanas; e da evolução do conceito e dos critérios de desenvolvimento sustentável e suas interações com o sistema econômico.


______________________________________________________________

Perspectivas da Política Social no Brasil

rd64sec07img07
A obra trata do fato de o Estado "social" desenhado na Constituição de 1988 ter conseguido moldar, à sua imagem e semelhança, uma economia igualmente "social". Essa economia, que tem vínculos orgânicos com a política - criticados pela perspectiva liberal -, tem se mostrado, nos últimos anos, capaz de crescer e distribuir bem-estar a extensas parcelas da população brasileira.

A obra está organizada em duas partes: a primeira se detém em aspectos da relação entre a regulação social e a dinâmica socioeconômica e explora os traços que podem ser assumidos por essa relação em um futuro próximo, tendo como referência o ano de 2022. A segunda parte adota um enfoque setorial, oferecendo análises sobre educação, cultura, reforma agrária, trabalho, saúde, garantia de renda e igualdade de gênero.


_____________________________________________________________

Estado, Instituições e Democracia: república - vol 1


rd64sec07img08
O primeiro volume do livro Estado, Instituições e Democracia é dedicado à reflexão sobre Estado e sua configuração institucional do Brasil contemporâneo, tendo como mote a República. Enquanto forma de vida política que se organiza com base na primazia do interesse público, ela também estabelece parâmetros importantes para pensar os rumos da democratização e do desenvolvimento do país -temas dos outros volumes.

É dividido em quatro partes: relações entre os poderes no atual contexto de desenvolvimento; desenvolvimento federativo e descentralização das políticas públicas; a burocracia estatal entre o patrimonialismo e a república; e controle do estado e defesa do interesse público.


______________________________________________________________

Livro 10 - Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro


rd64sec07img09
Último da série Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro, o livro homônimo traz um quadro geral da economia brasileira, na visão do Ipea, trazendo uma síntese das principais propostas de todas as publicações anteriores.

O livro é dividido em oito capítulos, respectivamente: Trajetórias do desenvolvimento no Brasil; Transição recente: da semiestagnação ao crescimento; As bases do novo desenvolvimento brasileiro - A reorganização do Estado; Emergência do desenvolvimento social; Sustentabilidade ambiental convergente; Reconfiguração das atividades econômicas; Rebatimentos regionais da retomada do desenvolvimento; Desenvolvimento e inserção do Brasil no mundo.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334