resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Tão longe, tão perto

2006. Ano 3 . Edição 20 - 9/3/2006

secoes_estante02

O Fim da Pobreza - Como acabar com a miséria mundial nos próximos 20 anos
Jeffrey D. Sachs Companhia das Letras, 2005 472 p. , R$ 55, 00

Jeffrey Sachs é reconhecidamente um liberal. Mas ele não prega o liberalismo como a solução para todos os males e lugares do mundo. Em seu último livro, O Fim da Pobreza, Sachs não poupa críticas ao FMI, ao Banco Mundial, aos EUA e aos países ricos no que diz respeito à obtenção de regras mais justas no comércio global e à ajuda financeira aos países empobrecidos por dívidas impagáveis e por doenças como a malária e a Aids.

O autor não sai em defesa do mercado a qualquer custo nem radicaliza o discurso no sentido oposto. Ele pondera. Suas palavras:" Quando as precondições de infraestrutura básica e de capital humano estão disponíveis, os mercados são poderosas máquinas de desenvolvimento. Sem essas precondições, os mercados podem cruelmente esquecer grandes parcelas da população mundial, deixando-as na pobreza e no sofrimento sem alívio".

O economista conhece a pobreza de perto. Ou melhor, as pobrezas. A africana, a latino- americana, a chinesa e a indiana, e também viu parte dos 8 milhões de pessoas que morrem a cada ano no mundo porque são pobres demais para permanecer vivas.

Para Sachs, existem países que estão longe de colocar os pés no primeiro degrau da escada do desenvolvimento e nunca conseguirão fazê-lo a não ser que recebam apoio financeiro dos ricos. A ajuda vai desde o perdão da dívida externa até o envio de medicamentos e mantimentos. Bastaria que os países ricos cumprissem o compromisso de destinar 0, 7% de seu PIB à assistência externa.

O que ele quer ainda é desmistificar qualquer justificativa de que os países só são pobres porque são corruptos, e seus povos, preguiçosos. E provar que o desenvolvimento econômico não é um jogo de soma zero, em que para um grupo ganhar outro deve perder. No tabuleiro mundial, todos podem vencer.

Decididamente não é um pessimista. Acredita, por exemplo, que a pobreza extrema acabará em 2025, já que o desenvolvimento econômico se difunde pelo mundo. O problema é a tal escada, que não dá livre acesso a todos os países. E são as Metas para o Desenvolvimento do Milênio (ODM) a chance de o mundo "comportar- se melhor em relação aos países mais pobres depois de 20 anos de fracasso das políticas de ajuste estrutural". Entretanto, Sachs critica a postura de toda a comunidade internacional, que, segundo ele, é incoerente na prática por nunca se preocupar com a questão operacional e com as condições que devem ser concretizadas para que se atinjam os ODM.

Sua análise chega à seguinte imagem: a dificuldade em acabar com a pobreza está em fazer com que pessoas que nunca se encontraram nem confiam umas nas outras passem a cooperar, formando uma ampla rede global.

O livro é consistente. As idéias são sensatas. Tudo se encaixa, mas depois de lidas todas as páginas é inevitável a dúvida do "será mesmo possível conseguir tudo isso?" A questão, entretanto, é que as idéias de Sachs parecem ser a única alternativa.

Giovana Tiziani

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334