resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2005. Ano 2 . Edição 15 - 1/10/2005

José Aparecido Carlos Ribeiro

A contribuição do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para a formulação e a avaliação de políticas já é bastante conhecida. Mas, para que tal interlocução seja realmente fértil, é necessário que, paralelamente ao cotidiano do monitoramento e dos debates urgentes, exista também o esforço reflexivo.

Essa é a proposta dos autores do livro Questão Social e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo, que se divide em duas partes: uma dedicada à recuperação da "questão social" brasileira; a outra dedicada à análise da atuação social do nosso Estado - especificamente da esfera federal. Os quatro primeiros capítulos convidam o leitor a uma reflexão histórica, revelando as causas profundas dos atuais problemas sociais do Brasil. O leitor perceberá que este país é "um museu de grandes novidades", como dizia o compositor Cazuza, no que diz respeito às suas desigualdades e injustiças.

O problema da agricultura familiar de subsistência, incapaz de se integrar à economia formal e dinâmica, foi sempre considerado como residual. Mantida à margem da economia latifundiária-escravista-exportadora, continuou marginal durante a industrialização do século XX e continua alheia ao dinamismo do atual agribusiness. Alheia, marginal, residual, mas de modo algum insignificante, pois ainda hoje envolve cerca de 3 milhões de famílias. Aos homens livres que viviam da agricultura de subsistência, juntaram-se no final do século XIX os escravos libertos.

O baixo dinamismo das atividades rurais de então - exceção feita ao café e à borracha - já estimulava a migração de parcelas dessa população para as áreas urbanas. Surge assim uma população urbana e trabalhadora, confinada "a ocupações instáveis ou mesmo a não-ocupação". O modelo "nacional-desenvolvimentismo" do século XX esquivou-se de enfrentar diretamente o desafio da integração desses contingentes populacionais, tanto no campo como na cidade - o crescimento econômico por si só seria suficiente para aborvê-los.

A segunda parte do livro se inicia com uma análise da atual configuração do Sistema Brasileiro de Proteção Social (SBPS), um mecanismo "amplo, ainda que certamente heterogêneo, incompleto e muitas vezes ineficaz, mas dotado de instituições, recursos humanos e fontes de financiamento estáveis que garantem sua implementação em caráter permanente". O livro analisa a abrangência das políticas e dos programas sociais de esfera federal, seu gasto e financiamento. Revela as distintas trajetórias de expansão ou estagnação da cobertura e do gasto das ações na área de proteção social, em especial no período de 1995 a 2002. Discute o financiamento das políticas sociais: a elevada carga tributária arrecadada em nome do social, mas que atende também a outras prioridades e, mais ainda, tem um perfil extremamente regressivo, com um grande esforço contributivo dos mais pobres. Analisa também a atuação, no interior do SBPS, dos Conselhos Nacionais de Política Social e das organizações não-governamentais, como parceiras na execução das políticas. Com apropriado realismo, são discutidos criticamente seus defeitos e virtudes, limites e superações.

Os autores concluem a publicação reafirmando a filiação a uma nova agenda. Apenas o compromisso com o desenvolvimento social poderá gestar uma sociedade brasileira menos desigual e excludente, em um entendimento amplo, que abrange desde o "Projeto para o Brasil", de Celso Furtado, até o desenvolvimento humano com eqüidade, de autores como John Rawls e Amartya Sen. Retomar a via estrita do crescimento econômico ou propor um sistema de proteção social que se restrinja à "gerência da miséria" são opções claramente insuficientes para superar a questão que limita, há séculos, a construção de uma nação mais cidadã.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334