resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção de Notas

2007 . Ano 4 . Edição 33 - 10/4/2007

Texto Eliana Simonetti
Pesquisa Andréa Wolffenbüttel

giro17

Preservação
Obras de Brasília pedem socorro


Às vésperas de completar 47 anos,Brasília,Patrimônio Histórico da Humanidade, está malconservada para sua pouca idade. Professores do grupo de pesquisa Patologia,Recuperação e Manutenção de Estruturas, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), que acompanham a deterioração dos monumentos desde 1995,divulgaram um relatório preocupante.Quase todos os edifícios construídos há mais de quatro décadas têm problemas estéticos,funcionais ou estruturais.A catedral de Brasília, cuja estrutura data de 1960, apresenta fissuras nos pilares; e a fachada do Museu Histórico,na praça dos Três Poderes,está com o mármore rachado. Esse tipo de deterioração é perigosa porque afeta as armaduras internas de aço.Já o aço visível das escadas do Palácio do Itamaraty está corroído.Há ainda outros tantos problemas para resolver nas edificações da capital federal, desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que têm uma marca: são de concreto aparente, o que as deixa mais vulneráveis à ação do tempo.Como existem falhas no cadastro técnico das edificações, os pesquisadores propõem a criação de um acervo reservado para a memória da construção civil de Brasília no Museu da República.

Alimentação e saúde
Gordinhos e gordinhas


Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) avaliou o estado nutricional de alunos da rede pública da capital paulista, com idade de 7 a 10 anos.Detectou que a obesidade em crianças,principalmente no sexo masculino, é mais freqüente do que a desnutrição. De 112 crianças estudadas, 8% estavam desnutridas,23% tinham excesso de peso, 28% estavam obesas e 40% registravam peso normal.O trabalho foi apresentado como tese de mestrado por Carolina Menezes Ferreira,que recomendou a implantação de aulas de educação nutricional nas escolas. Segundo ela, é costumeiro que as crianças façam apenas três refeições ao dia (as que são oferecidas nas escolas), quando o ideal seriam cinco a seis refeições diárias. E não são registradas atividades físicas suficientes para queimar as calorias ingeridas.Sua preocupação: a obesidade implica maior probabilidade de desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes.

Monitor das reformas
O Congresso viveu um março agitado. Preocupados com o próprio reajuste salarial, o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e a CPI do Apagão Aéreo, congressistas deram pouca atenção às reformas. A exceção foi a reforma política, que está no centro do debate, especialmente depois da declaração, pelo Tribunal Superior Eleitoral, de que o mandato é do partido, e não do candidato eleito. Porém, antes disso já havia sido instalada a Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular; e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia aproveitou para prometer que a reforma será votada até o final de maio. Fora isso, só duas referências. A primeira veio do deputado Antonio Palocci, que defendeu a implementação gradual de uma ampla reforma previdenciária. E a segunda partiu da Comissão de Educação e Cultura, que pediu o desarquivamento da reforma universitária, engavetada no final da legislatura passada.

Tabaco
Obrigada por não plantar

Entre 1989 e 2006, foi registrada queda de 40% no número de adultos fumantes no Brasil,o que é um feito positivo. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o fumo é responsável pela morte de mais de 1 milhão de pessoas por ano nas Américas.Agora, em linha com a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil, que permanece maior produtor e segundo maior exportador de tabaco do mundo, pretende reduzir a oferta do produto. Entre 1989 e 2006, foi registrada queda de 40% no número de adultos fumantes no Brasil,o que é um feito positivo. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o fumo é responsável pela morte de mais de 1 milhão de pessoas por ano nas Américas.Agora, em linha com a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil, que permanece maior produtor e segundo maior exportador de tabaco do mundo, pretende reduzir a oferta do produto.

Turismo
Um caminho que vale ouro


No século XVIII,o ouro de Minas Gerais era transportado pela Estrada Real - um caminho estreito que se estende por 1,4 mil quilômetros e atravessa Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.O passeio, com paisagens belíssimas, atrai turistas, mas tem potencial para muito mais.Para estimular as visitas,desde junho do ano passado empresários (250, até o momento), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão investindo em profissionalização e capacitação de pessoal, e na formatação de novos produtos. A idéia é desenvolver pacotes para públicos específicos, interessados em ecologia,produtos orgânicos e turismo de aventura.Os idealizadores contam com o apoio de consultores estrangeiros.

giro29

Brasil e Japão
De olhos bem abertos


Durante o mês passado, todas as atenções estavam voltadas para o resultado da visita do presidente norte-americano ao Brasil.Mas, enquanto os holofotes iluminavam George W.Bush, japoneses e brasileiros trabalhavam para estreitar as relações comerciais entre os dois países.Entre os dias 12 e 15 de março, sessenta empresas brasileiras, sob coordenação da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), participaram da maior feira de alimentos da Ásia,a Foodex, com a expectativa de fechar negócios de até 30 milhões de dólares.A Embraer assinou acordo para a venda de dez jatos EMB 170 para a Japan Airlines e aguarda confirmação de encomenda de mais cinco aviões. Um encontro do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, em São Paulo, reuniu dirigentes de empresas e autoridades de governo dos dois países - e os debates giraram em torno do fato de que a estabilidade econômica, as instituições democráticas e o mercado consumidor justificam investimentos no Brasil.Nesse ponto,parece haver acordo.Desde o início do ano passado, o JBIC, banco de fomento do Japão semelhante ao brasileiro Banco Nacional de Desenvolvimento Econô-mico e Social (BNDES), negocia um empréstimo de 1,3 bilhão de dólares para o desenvolvimento de pesquisas, lavouras e instalações industriais para a produção de biocombustíveis. Desse total,mais de 85 milhões de dólares seriam destinados à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - a fundo perdido.O mercado japonês não é nada desprezível. Pode chegar a 6 bilhões de litros anuais até 2010 com a determinação de adição de 3% de etanol à gasolina.

giro32

Nova supersafra
Vantagem passageira do efeito estufa


As mudanças climáticas do planeta trouxeram,pelo menos,uma boa notícia para o Brasil.Como as chuvas foram bem distribuídas pelo país,e as plantas se nutrem do CO2 que tem sido lançado em excesso na atmosfera, a safra de grãos deverá ser recorde - mesmo com uma área plantada 3,5% inferior à do ano passado. O sexto levantamento nacional do ciclo 2006/2007, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em fevereiro,prevê produção de 127,6 milhões de toneladas - 5,7% mais do que a marca passada - e que as exportações deverão ser, também, maiores.Das quase 50 milhões de toneladas de milho que serão colhidas, por exemplo, 6,5 milhões deverão ser embarcadas para o exterior, especialmente para os EUA, cujo consumo tem aumentado em razão do crescimento da produção de etanol.A notícia é especialmente positiva porque os preços internacionais desses produtos estão em alta. Pena que os produtores não tenham apostado nos resultados e plantado ainda mais.

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334