resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Premiação

2005. Ano 2 . Edição 17 - 1/12/2005

Talento e empenho reconhecidos

por Andréa Wolffenbüttel

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Caixa Econômica Federal realizam, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso de Monografias denominado Prêmio Ipea-Caixa. O objetivo é estimular a pesquisa nas áreas de desenvolvimento econômico, social e financeiro. Um olhar apurado, técnico e qualificado sobre questões fundamentais para o Brasil foi o principal resultado do Prêmio em 2005, que distribuiu mais de 100 mil reais aos vencedores. São três áreas temáticas e duas categorias, que receberam 142 inscritos. Além do uso diversificado de metodologias econométricas, os trabalhos chegaram a conclusões fora do comum. Adriana Soares Sales, de 38 anos, assessora sênior do Banco Central, conquistou o primeiro lugar na categoria Profissionais, no tema Sistemas de Financiamento e a Oferta de Crédito, oferecendo um novo modo de explicar as falências bancárias. Já o segundo colocado da categoria Profissionais, no tema Mercado de Trabalho, foi o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Carlos Antonio Ribeiro. Ele utilizou um esquema com 16 grupos ocupacionais para proporcionar descrições mais detalhadas que as anteriormente disponíveis, na monografia “Mobilidade social e estrutura ocupacional: desigualdade de oportunidades no mercado de trabalho brasileiro”.

Na categoria Estudantes, o primeiro lugar no tema Mercado de Trabalho ficou com Jaqueline de Oliveira, de 23 anos, economista de Minas Gerais e bolsista do CNPq. Ela defendeu a idéia de que “mulheres chefes de família também apresentaram maior probabilidade de sobrevivência ao trabalhar por conta própria”. Jacqueline Cambota, de 26 anos, com mestrado em Economia, ganhou 20 mil reais pelo primeiro lugar na categoria Profissionais, no tema Mercado de Trabalho, pela monografia “Discriminação salarial por raça e gênero no mercado de trabalho das regiões Nordeste e Sudeste: uma aplicação de simulações contrafactuais e regressão quantílica”. As monografias vencedoras estão disponíveis no site do Ipea, www.ipea.gov.br e, em breve, no livro Prêmio Ipea-Caixa 2005, que será publicado.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334