resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Fronteira agrícola - "Terra Nostra" na Amazônia

2004. Ano 1 . Edição 1 - 1/8/2004

por Andréa Wolffenbütte

uva

Já faz quase meio século que o Brasil perdeu o posto de destino cobiçado por imigrantes e pioneiros, mas o espírito desbravador ainda corre nas veias dos descendentes de europeus. Paulo Reginato é um gaúcho, neto de italianos vindos de Treviso e, como seus antepassados, deixou a terra natal em busca de novas oportunidades.Atravessou o país até chegar a Rondônia, onde encontrou terras em abundância e clima propício para o plantio da uva, atividade à qual sua família sempre se dedicou. Implantou a vinicultura em três municípios, Alta Floresta,Rolim e Vilhena.

Atualmente são vinte hectares produzindo uvas niágara, isabel e bordeaux. Mas Reginato sonha mais alto e quer aumentar a quantidade e a qualidade das uvas de Rondônia. Para isso, pediu a colaboração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa), e recebeu o apoio da técnica Patrícia de Souza Leão, a mesma pesquisadora que ajudou a criar o pólo de fruticultura de Petrolina, no semi-árido nordestino. "Plantando variedades resistentes ao calor podemos acelerar muito o processo tradicional de produção de vinho sem sacrificar o sabor", garante Reginato, que espera ter o mesmo sucesso de seus colegas que se estabeleceram no Nordeste.

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334