resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Diversão e arte - Há muita novidade na Copa do Mundo, nos Pan-Americanos e em todo o esporte

2006. Ano 3 . Edição 21 - 4/4/2006

Por Eliana Simonetti, de São Paulo

tecnologia

Na Copa do Mundo de Futebol, nos Jogos Pan-Americanos, nas academias, ruas, praias, clubes, a tecnologia dá contornos futurísticos à prática esportiva. Ela se torna mais bonita, fácil e eficiente 

Os que acompanham as novidades sobre o Campeonato Mundial de Futebol, a Copa do Mundo, que ocorre neste ano na Alemanha - e não tem sido fácil ficar longe dessas notícias -, já sabem:o evento tem a marca da tecnologia. Começa no dia 9 de junho, envolve times de 32 países que disputarão 63 partidas em 12 cidades e deverá atrair 3 milhões de estrangeiros ao país europeu. Nos campos, ruas e parques alemães estarão presentes os conhecimentos desenvolvidos por cientistas de todo o planeta, que farão a competição mais justa para os participantes, mais confortável e divertida para os espectadores e mais informativa para quem acompanha de longe - 350 milhões de pessoas, segundo estimativa da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Em um mês, o Campeonato da Fifa ocupará 12 estádios com arquitetura primorosa, novos materiais e muita eletrônica embarcada. Os ingressos serão reconhecidos por radiofreqüência

Os avanços tecnológicos na área esportiva não se restringem ao futebol nem à Alemanha, eles ocorrem em diversas modalidades e locais, mas vamos começar fazendo um passeio pela sede da Copa do Mundo, alvo de todas as atenções. O país está se apresentando como aberto, receptivo e inovador, com o slogan "País das Idéias". Um grande esforço foi feito para tornar a Alemanha uma Meca do futurismo. Para facilitar o transporte dos turistas, foram construídas novas linhas de trens e metrôs e as antigas foram modernizadas. São velozes, têm cabines limpas e confortáveis, e as passagens têm descontos automáticos quanto mais são usadas - o que, espera-se, reduza o volume de automóveis nas ruas e, por conseqüência, a poluição e os congestionamentos. Os ingressos para os jogos funcionarão como passagens em trens e metrôs. As rodovias também foram reformadas.

Uma viagem entre Berlim e Hamburgo, que levava duas horas, agora toma 90 minutos. Pedágios, ingressos para os jogos e passagens de trens e metrô utilizam um sistema de identificação por radiofreqüência (na sigla em inglês, RFID). Trata-se de uma etiqueta eletrônica com um chip minúsculo dotado de memória e capaz de efetuar transmissões de rádio dispensando o contato e permitindo a identificação imediata do portador sem perda de tempo. Um parêntese: no Brasil, mais de 20 empresas produzem etiquetas com tecnologia RFID. Elas serão usadas na organização, na logística e na segurança dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano que vem.

Engenharia Estádios alemães estão em fase final de reforma, construção e equipagem para cumprir os requisitos de comodidade, segurança e tecnologia dos meios de comunicação. São espetaculares. Pela primeira vez numa Copa do Mundo, todos os assentos serão cobertos e parte da demanda por energia será suprida por fontes alternativas, como placas solares. O Estádio de Munique é translúcido e tem a peculiaridade de mudar de cor conforme os times que estão jogando. Programas de computador cuidam dos estacionamentos e dos ingressos, de imagens de controle e gerenciamento de segurança, de comunicação por voz e dados, da iluminação e da distribuição de força.

Uma rede de sensores monitora alarmes contra incêndio e até a temperatura das raízes do gramado. A pressão, a umidade do ar e a temperatura são adaptadas conforme as condições do tempo. Ali acontecerá a partida inaugural da Copa. Outros estádios também trazem novidades de ponta. Em Hannover, o teto é feito de uma folha transparente. No de Gelsenkirchen, o gramado desliza sobre trilhos e o teto e a arquibancada são móveis. O estádio de Frankfurt foi apelidado de "maior conversível do mundo", por seu teto em forma de tenda. O de Berlim, construído para os Jogos Olímpicos de 1936, foi inteiramente remodelado. Bem, vamos ficar por aqui. Ao todo são 12 estádios com arquitetura primorosa, novos materiais e muita eletrônica embarcada.

Só em Dortmund, onde o Brasil jogará as primeiras partidas, funcionam 25 institutos de pesquisa de tecnologia da informação. A contenda terá outras novidades. Desde 2003 passeia pela Alemanha uma escultura produzida pelo artista vienense André Heller. O "Globus", como é chamado, é uma estrutura aberta de metal e matéria plástica com 20 metros de altura e 60 toneladas. Durante o dia parece uma bola de futebol, com pentágonos claros e escuros. À noite se transforma num objeto de luz que deixa transparecer os contornos dos continentes.

A metamorfose ocorre também no interior: de dia, o globo é um espaço multimídia com exposição de filmes e objetos relacionados ao futebol e à noite é um misto de ateliê com salão de eventos. Estudiosos e escritores discutem o significado político-social do futebol, acontecem saraus de poesia e arquitetos apresentam projetos para novos estádios. Catorze artistas internacionais criaram obras para a Copa, que foram replicadas em pôsteres. Entre eles está a brasileira Beatriz Milhazes.

tecnologia1No alto, o "Globus", misto de escultura com salão de eventos que reflete o slogan da Alemanha na Copa: "País das Idéias". Acima, a bola que rolará nos campos, feita e testada com tecnologia de ponta.

Brasil
Em campo, a bola não será de couro, mas de plástico. É chamada teamgesit. Tem 20 hexágonos e 12 pentágonos formados por diversas camadas de materiais sintéticos. A superfície externa é extremamente resistente a pressões. Abaixo há outra espuma sintética, que dá impulso extra ao chute. Esperava-se que ela viesse equipada com microchips que sinalizassem quando a linha do gol fosse cruzada. A Fifa decidiu que essa tecnologia ainda é muito recente para ser utilizada num evento tão importante. Tudo bem, mas as linhas de gol serão monitoradas com câmeras digitais de grande precisão - uma maneira de dirimir dúvidas em torno dos tentos.

Existe ainda a possibilidade de utilização de um sistema de comunicação entre o árbitro e seus auxiliares por um microfone e um ponto eletrônico. Outro parêntese. Na edição 2006 da CeBit, maior feira de tecnologia da informação e comunicação da Europa, realizada em Hannover, na Alemanha, a Confederação Brasileira de Vôlei demonstrou o resultado de seus testes com uma bola desenvolvida pela empresa brasileira de material esportivo Penalty, que utiliza um chip RFID. Ela emite um sinal eletrônico para um conjunto de pequenas antenas instaladas na quadra. Um software disponibiliza aos juízes informações sobre a partida, evitando erros de arbitragem. A tecnologia nacional mostrou ser funcional e eficiente

Mais. Enquanto os dirigentes do futebol internacional debatem vantagens e desvantagens da adoção de novas tecnologias em jogos e campeonatos, o Brasil se adianta. Usa sistema de comunicação avançado entre técnicos e jogadores durante os treinos, bolas inteligentes, e criou uma escola de futebol, na Granja Comary, no Rio de Janeiro, para formar novos talentos com o que há de mais moderno. Em associação com a Universidade do Norte do Paraná, montou um sistema de ensino personalizado on-line. Os cursos, seminários e conferências atingem 27 estados.

Tratam de técnicas, táticas, preparação física e arbitragem. Outras novidades estão sendo avaliadas no país. Um software para captação de estatísticas de jogo, programado por uma empresa júnior do Instituto de Matemática e Estatística, está em teste na Escola de Educação Física e Esporte - ambas as instituições são da Universidade de São Paulo. Denominado FutePerforma, o software substitui a anotação de estatísticas em pranchetas.

Funciona na Granja Comary uma escola de futebol, resultado de um acordo entre a CBF e a Universidade do Norte do Paraná, que transmite aulas participativas, on-line, para 27 estados

Antes da partida, o operador registra no computador informações como a escalação das equipes, o local, o estado do gramado e esquemas táticos. Um sistema de coordenadas permite rastrear a posse de bola e teclas de atalho registram as características de cada jogada. Assim é possível obter estatísticas sobre dribles e roubadas de bola ou refazer a seqüência de um ataque. O software pode tornar mais precisa a avaliação do rendimento dos atletas.

Conforto
De volta à Copa. O uniforme dos jogadores é de tecido especial, que absorve o calor, aquece em tempo frio e refresca em tempo quente, e não pesa no corpo. O tecido não amassa e tem sensores que monitoram a situação geral do organismo, tecnologia que já vem sendo utilizada por pessoas com problemas cardíacos e diabetes. As camisas da seleção brasileira têm mais: nódulos salientes, no avesso, que impedem o contato do tecido com o corpo. E vale novos parênteses para falar da indústria brasileira nesse universo. A Haco, de Santa Catarina, maior fabricante de etiquetas tecidas da América Latina, além de produzir os distintivos e as etiquetas de segurança do uniforme oficial da seleção, dotadas de sensor eletrônico de radiofreqüência para evitar furtos, lançou uma coleção de uniformes para os torcedores do Brasil.

tecnologia2A aula inaugural da Escola de Futebol da Granja Comary e a comemoração da seleção brasileira pela vitória nas partidas eliminatórias para o Campeonato Mundial

O sistema de produção da empresa é totalmente informatizado e ela trabalha com recorte a laser que permite todo tipo de contorno e corte vazado, além de evitar grossuras que possam incomodar ou irritar a pele. Na Alemanha, onde surgiram as chuteiras de cravo, hoje os futebolistas usam calçados macios, projetados para reduzir o impacto da corrida em sua estrutura óssea. Os tênis, que há pouco tempo tinham solado de borracha, atualmente são de diferentes tipos de plástico, o que melhora o desempenho e o conforto. Combinam com os gramados plásticos, que são uniformes e evitam contusões. A tecnologia está presente, ainda, nos ônibus que transportam os jogadores.

A seleção Canarinho, na Alemanha, usará um veículo da brasileira Marcopolo - o Paradisso 1800. Com dois andares, tem sala de estar e de jogos com poltronas-leito revestidas de couro, sistemas de áudio e vídeo e duas geladeiras no piso inferior. Em cima tem 42 poltronas reclináveis, monitor de vídeo e forno de microondas. Tem mais Brasil na Alemanha. O Info Point, um terminal multifuncional de internet, oferece entretenimento e informações aos cerca de 10 mil brasileiros que estarão na sede do Mundial. Tem uma webcam e insere fotos em cartões-postais que podem ser enviados por e-mail.

O MSN Brasil manterá blogs de sete grandes craques do futebol mundial, inclusive Ronaldinho Gaúcho, em tempo real. E os esportistas - eles mesmos, os sete que participam do blog - filmarão os bastidores das concentrações para exibição no site, com legendas em português. Haverá ainda outro tipo de cobertura da Copa. As cenas gravadas pela TV, reconstruídas em computadores e transmitidas poucos minutos depois, poderão ser baixadas em três dimensões para o celular. O usuário terá a opção de ver as jogadas de ângulos diferentes e até em câmera lenta.

Além do futebol
A 23ª Corrida Cidade de Aracaju, um percurso de 25 quilômetros, compôs as comemorações do aniversário da capital sergipana, em meados de março. Geovane de Jesus Santos, nascido no estado, venceu os quenianos, famosos por sua velocidade e resistência. Por que essa informação está aqui? Porque um chip amarrado no cadarço dos tênis dos atletas garantiu a precisão da classificação. O Centro de Desenvolvimento de Voleibol, da Confederação Brasileira de Voleibol, instalado em Saquarema, no Rio de Janeiro, concentra equipamentos para o treinamento, a formação e a reciclagem de equipes esportivas.

 

Oferece cursos a árbitros, treinadores, dirigentes e profissionais do esporte. Desenvolveu um sistema de estatística e análise tática para que o técnico da seleção masculina, Bernardinho, tenha informações precisas sobre o comportamento dos jogadores em quadra e corrija possíveis falhas. A coisa funciona assim: há dois laptops, um que recebe informações sobre o desempenho dos atletas brasileiros e outro que armazena dados sobre o posicionamento e as jogadas do time rival. Tudo é repassado a outro computador, que fica no banco de reservas do Brasil. Um auxiliar de Bernardinho observa a tela e fala com o chefe, que recebe as dicas por um fone de ouvido.

O esquema vem funcionando bem, como se pode conferir por meio dos resultados obtidos pela seleção muitas vezes campeã. O Hospital do Coração, de São Paulo, desenvolveu o Sport Check-up, um programa especializado em medicina preventiva do esporte. É uma ferramenta para técnicos, treinadores e profissionais de saúde que orientam esportistas. Em seis horas a pessoa se submete a uma bateria de exames e avaliações médicas que fornecem informações úteis para seu treinamento.

Máquinas de jogo
A mania já tem alguns anos. Existem estudantes que promovem torneios, no Brasil e no exterior, entre robôs que jogam futebol. Há até uma confederação internacional que regulamenta os certames, geralmente ligados a pesquisadores e universidades. O RoboCup World Football Championship tem conquistado cada vez maior visibilidade. Durante a Copa do Mundo 2006, a cidade de Bremen será sede do torneio mundial que existe desde 1997. No ano passado, a competição foi realizada no Japão, com a participação de 333 equipes de 31 países, e os alemães foram campeões em todas as categorias.

Os brasileiros ainda não experimentaram esse torneio. No Brasil, todos os anos, na Semana de Engenharia Mecatrônica - Automática da Universidade Federal de Campinas (Unicamp), ocorrem competições desse tipo. Eventos semelhantes acontecem em outros estados. E existem a RoboCup Open Latino-Americana e a RoboCup Brasil apoiadas pela RoboCup Federation, projeto internacional que visa estimular a busca de inovações a serem aplicadas em problemas industriais e sociais.

A equipe do Laboratório de Robótica e Inteligência Artificial da Fundação da Universidade Federal de Rio Grande (UFRGS) é a atual campeã brasileira e vice-campeã latino-americana. O time de futebol de robôs da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru foi campeão da Competição Latino-Americana de Robôs na categoria very small size (muito pequenos).

tecnologia3Outra novidade: a Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual, com sede em Brasília, criada em janeiro para organizar os campeonatos nacionais de praticantes do futebol digital. A primeira Copa da categoria aconteceu em fevereiro. Em maio, virá o Campeonato Brasileiro e os vencedores participarão do torneio mundial na França.

 

No final da maratona, a pessoa recebe seu prontuário gravado em CD-ROM. A febre da Copa anda tão alta que na maior rede de academias de São Paulo, a Bio Ritmo, surgiu uma nova modalidade de ginástica: o Futebio, uma aula que adapta os movimentos do futebol à sala de ginástica. Os professores, performáticos, usam uniforme e apito. Por falar em professor, aqui cabe uma aula do mestre Otávio Tavares, membro do grupo de pesquisa em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele explica:"Atualmente o investidor privado é um parceiro importante da organização esportiva.

Enquanto Estados Unidos e União Soviética disputavam em todas as áreas, inclusive nas quadras, as empresas não se envolviam. A queda do regime soviético provocou alterações importantes nesse quadro. A transformação das competições em grandes negócios econômico- financeiros substituiu a Guerra Fria como motor da busca pela melhoria do desempenho. Indústrias de material esportivo e da construção civil são hoje as grandes investidoras no negócio esportivo".

Sua análise continua. "Esse fenômeno provocou mudanças que merecem destaque:o desenvolvimento de novos materiais, como a 'pele de tubarão' na natação e calçados sob medida para atletas de ponta; novas instalações, como piscinas em que a água tem menos ondulação; pisos que aumentam a velocidade na pista de atletismo; lâminas superfinas na patinação de velocidade; transformação de estádios e ginásios em arenas multiuso e centros de negócios, com maior capacidade de geração de renda; instalações esportivas confortáveis com ingressos a preços elevados. "

 

Todavia, segundo Otávio Tavares, a transferência de tecnologia para países menos desenvolvidos é baixa. "Atletas com potencial, residentes em países pobres, precisam mudar para regiões mais ricas ou conseguir contratos de patrocínio com fabricantes de material esportivo para ter acesso a melhor tecnologia. " O Brasil e a Argentina podem ser ilhas isoladas de excelência no vôlei, no futebol, no tênis e no basquete, mas isso não atinge outras modalidades.

Brasil e Argentina podem ser ilhas isoladas de excelência no vôlei, no futebol, no tênis e no basquete, mas isso não se estende a outras modalidades

Os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro
Entre os dias 13 e 29 de julho de 2007 estarão reunidos no Rio de Janeiro mais de 5,5 mil atletas de 48 países das Américas para competir nos Jogos Pan-Americanos, espécie de ensaio para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Nas três semanas estarão disponíveis 2,4 mil computadores, 4 mil aparelhos de ar condicionado, 4,5 mil celulares e 1,7 mil veículos. Nas últimas semanas, muita verba tem sido liberada pelos governos federal, estadual e municipal para construir e reformar estádios e vilas olímpicas, restaurar o sistema viário da cidade e cuidar da segurança.

O estádio do Maracanã, construído para sediar a Copa do Mundo de 1950, está em obras. Ali serão realizadas as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos. O Estádio Olímpico João Havelange, no Engenho de Dentro, bairro da zona oeste, que abrigará as competições de atletismo, está em construção. Outros 15 centros devem estar prontos até o ano que vem. O governo federal é responsável por 40% dos investimentos necessários para que o Pan seja um sucesso.

Aplica cerca de 1 bilhão de reais na aquisição de equipamentos; em obras de infra-estrutura; nas reformas na Vila Militar de Deodoro; na construção e operação da Vila Pan-Americana; em tecnologia e segurança; na estrutura para as competições de vôlei de praia e triatlo em Copacabana; e nas cerimônias de abertura e encerramento. O Pan conta também com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) nas obras da Vila Militar e na implantação da agenda social voltada para comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano para possibilitar a prevenção da violência não somente com repressão.

O plano inclui 18 ações. Um dos projetos, o Segurança Cidadã, visa transformar moradores de 40 comunidades carentes da capital fluminense em guias turísticos. Cerca de 10 mil jovens estão freqüentando cursos de noções básicas de inglês e espanhol, e de informações sobre os principais pontos turísticos e a história da cidade. Outra iniciativa desenvolvida em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro vem capacitando 4 mil jovens para trabalhar nas obras de construção para os Jogos. E mais uma parceria com o Corpo de Bombeiros oferece treinamento de primeiros socorros e atendimentos de emergência.

A tecnologia marcará presença nos Jogos do Rio. O grupo Dimep, empresa familiar brasileira com mais de seis décadas de história, concorre para cuidar do monitoramento de público, da instalação de catracas eletrônicas e da fabricação de ingressos criptografados para o Pan. Josué Dimas de Melo Pimenta, presidente do grupo, explica que sua companhia tem trabalhado em eventos como o Carnaval paulista, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, o São Paulo Fashion Week e a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos. "Catracas eletrônicas ligadas a uma central informatizada validam ingressos e credenciais", diz.

Outra que participa da concorrência para o fornecimento de tecnologia logística e de segurança ao evento é a Atech. "Nossa solução é nacional e competitiva, pode ser implantada em oito meses, inclusive com o treinamento do pessoal de operação", tecnologia4diz José Salomão Júnior, diretor da empresa. E os aparelhos para treinamento dos atletas também poderão ser nacionais. "A indústria brasileira está capacitada para o fornecimento de esteiras, bicicletas e equipamentos de musculação", diz o presidente da Câmara Setorial de Equipamentos de Ginástica José Manuel Correia.

 

No Brasil, a indústria nacional de material esportivo experimentou significativa evolução nos últimos 20 anos, mas se limita a esportes populares. "Temos um grande desafio: ações e políticas que garantam o acesso de todos os cidadãos aos benefícios da prática desportiva", diz Fernando Gripp Lopes, professor e coordenador do Centro de Educação Física da Universidade de Belo Horizonte (UNIBH) e das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte). Boas notícias: a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou, no início de março, chamadas para a apresentação de projetos de pesquisa na área de tecnologia esportiva.

tecnologia5

Treino da seleção feminina de voleibol do Brasil no Centro de Desenvolvimento de Saquarema, no Rio de Janeiro

Há iniciativas também no Paraná. "Com o Paraná Digital e com a implantação de laboratórios de informática nas escolas, certamente haverá maior desenvolvimento tecnológico", diz Paulo Cezar Theodorovitz, professor de Educação Física e assessor da Secretaria de Estado de Educação de Foz do Iguaçu. Mais: em maio, o Ministério do Esporte promoverá em Brasília a II Conferência Nacional do Esporte.

O objetivo é mobilizar a participação popular na construção de um sistema eficaz, democrático e moderno. Ninguém duvida do talento esportivo dos brasileiros. Resta criar um ambiente favorável e mostrar que a competência dos cientistas e pesquisadores - e a eficiência da indústria - podem ajudar os atletas nacionais a subir mais alto nos pódios de todo o mundo.

 

 

Saiba mais:
Confederação Brasileira de Futebol

www.cbfnews.uol.com.br

Governo alemão sobre a Copa
www.germany.info

Fifa
www.fifaworldcup.yahoo.com

MSN na Copa
http://copa.br.msn.com

Cobertura da Copa via celular
http://mobile.dw-world.de/brazil

Serviço de cobertura da Copa em 3D pelo celular
www.servingo.org

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334