resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Água para a região - Programa Cisternas já beneficiou mais de um milhão de pessoas

2009 . Ano 6 . Edição 51 - 07/06/2009

Por Ana Carolina Oliveira - de Brasília

Desde sua criação, há seis anos, o Programa Cisternas já construiu mais de 250 mil reservatórios de água na região semiárida do País, beneficiando mais de um milhão de pessoas

A vida da população do semiárido brasileiro começou a passar por significativas mudanças a partir de 2003. Há cerca de seis anos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com entidades da sociedade civil e governos estaduais e municipais, lançou o Programa Cisternas, com o objetivo de construir um milhão de reservatórios de água na região semiárida do País. A meta é levar água potável a cinco milhões de pessoas.

Desde a criação e implantação do programa, já foram construídas 254,9 mil cisternas, o que já beneficiou mais de um milhão de pessoas na zona rural em 1.125 municípios do semiárido brasileiro. Os dados são da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) - organização não-governamental que reúne mais de 700 setores da sociedade civil.

Segundo o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira, o Programa Cisternas passou a receber o apoio do MDS com a implantação do Programa Fome Zero. "Com o advento do governo Lula em 2003, o acesso à água tornou-se parte da Estratégia Fome Zero. O MDS começou a financiar em larga escala essa iniciativa da sociedade civil. Em 2004, estendeu o financiamento aos governos estaduais e estabeleceu linha orçamentária específica para a ação, denominada de Programa Cisternas.

Moreira acredita que o programa é capaz de fazer uma revolução na vida das pessoas. "A ação de construção de cisternas é de suma importância", afirma, enfatizando que o acesso à água de qualidade é parte da solução no combate à fome.

"Além disso, o processo educativo e organizativo vivenciado na construção da cisterna possibilita às famílias uma maior clareza de direitos e facilita a busca e o acesso a outras políticas públicas", completou Moreira.

A cisterna - tecnologia popular para a captação de água da chuva - é uma solução para a população do semiárido, que enfrenta secas prolongadas de até oito meses no ano. Na seca, a população depende da água de barreiras, açudes e poços, que geralmente ficam distantes de suas casas. Além disso, a água captada desses lugares é de baixa qualidade, o que aumenta a incidência de doenças.

As cisternas são construídas pelos próprios moradores da região: as famílias são organizadas em comissões e mutirões, que executam os serviços gerais de escavação e construção. O programa também procura levar serviços públicos a essa população. Cada cisterna tem capacidade de armazenar 16 mil litros d'água, o suficiente para as atividades básicas de uma família de cinco pessoas. As famílias beneficiadas pelo programa recebem instruções sobre o cuidados necessários para manter a qualidade da água.

Apoio privado

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é uma das instituições que participam e apoiam o Programa Cisternas. De 2003 a 2007, a entidade financiou a construção de 29,6 mil delas. Além disso, no início do projeto, ela forneceu o suporte para o planejamento e a estruturação do programa, garantindo sua operacionalização. Apoiou a montagem de 52 unidades gestoras microrregionais e de uma unidade central, oferecendo toda a infraestrutura necessária. Ao todo, foram fornecidos 45 automóveis, 105 motocicletas, 60 computadores e acessórios e mobiliário necessários à gestão do projeto.

De acordo com a Febraban, houve aumento na frequência escolar nas localidades beneficiadas pelo programa. Estudo da entidade mostra que a frequência escolar é 7,5% mais alta entre as crianças e adolescentes de famílias beneficiadas pelas cisternas do que entre as que ainda não foram beneficiadas pelo programa.

Programa ganha prêmio da ONU

O Programa Um Milhão de Cisternas, da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), recebeu reconhecimento internacional. A ação ganhou o Prêmio Sementes 2009, da Organização das Nações Unidas (ONU), concedido a projetos de países em desenvolvimento feitos em parceria entre organizações não-governamentais, comunidades e governos.

Para a diretora da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Neila Batista, o prêmio significa o reconhecimento de uma ação que melhora a qualidade de vida de famílias do sertão nordestino. "Nossa metodologia atende àqueles que têm maior necessidade. Estabelecemos diretrizes de execução e monitoramento, beneficiando famílias do Cadastro Único, quilombolas e indígenas."

O coordenador da ASA e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Naidison Baptista, diz que o prêmio da ONU é um sinal de que o trabalho deve continuar. "É um incentivo muito grande a todos os envolvidos, que fazem o projeto acontecer. Não só para a ASA, as famílias, os pedreiros, mas também para o MDS, que apoia bravamente o programa, transformando-o em uma política pública."

Esta não é a primeira premiação recebida pelo programa. A iniciativa já havia sido reconhecida, anteriormente, com o Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, na categoria Sociedade Civil, em 2008; o Prêmio ANA 2006, da Agência Nacional de Águas, na categoria Uso Racional de Recursos Hídricos; e o Prêmio ODM 2005, organizado pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334