resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Nobuo Tanaka - O jeito é inovar, diz o diretor de ciência, tecnologia e indústria da OCDE

2006. Ano 3 . Edição 22 - 5/5/2006

A política de inovação é bem mais abrangente do que uma política de ciência e tecnologia - inclui educação, trabalho, impostos e custos competitivos

Por Lia Vasconcelos , de Brasília

 nobuotanaka01

Após participar da Conferência Global da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizada no mês passado, em Brasília, o diretor de ciência, tecnologia e indústria da organização, Nobuo Tanaka, disse, em entrevista a Desafios, que sem inovação não há crescimento. E que a criatividade mora nas pequenas e médias empresas. O encontro, aliás, tratou justamente do financiamento aos pequenos negócios. Mas, segundo Tanaka, para estimulá-los é preciso cuidar das pessoas, desregulamentar a economia e fazer mais, muito mais. A boa notícia é que os países estão se dando conta dessas necessidades.

Desafios - Por que o Brasil foi escolhido para sediar essa reunião da OCDE?
Tanaka - Porque sabemos que as dificuldades das pequenas e médias empresas são muito maiores em países em desenvolvimento. E que é justamente nesses países que elas podem ter papel mais importante. O Brasil foi escolhido por ter uma política para pequenas e médias empresas comparável à de países mais ricos. Esse evento é uma reunião comparativa para identificar o papel que pequenas e médias podem desempenhar no crescimento econômico. O Brasil é, de certa forma, um líder diplomático do mundo em desenvolvimento, atrai a atenção dos que têm características e problemas semelhantes. Cerca de 60 países, com seus ministros, vice-ministros e políticos de alto escalão, estiveram presentes, além de representantes de financiadores e de pequenas e médias empresas. Juntos, construímos e revelamos ao mundo uma agenda para o crescimento.

Desafios - Quais foram os principais resultados da conferência?
Tanaka - Nessa reunião ficou claro que o papel das pequenas e médias empresas na revitalização da economia é cada vez maior. Tempos atrás, os países tentavam desenvolver as grandes corporações. Considerava-se estratégico subsidiar grandes empresas. Era o antigo modelo de política industrial. Agora essas indústrias estão passando por um processo de enxugamento, reduzindo o número de empregos. Muitas vezes se mudam para países onde os custos de produção e trabalho são menos elevados. Para enfrentar a situação, as políticas industriais precisam ser mudadas dramaticamente. Vivemos no tempo da economia do conhecimento. Pequenos e médios empreendimentos têm papel de destaque nesse ambiente. São mais criativos e inovadores. Por serem pequenos, podem mudar rapidamente, adaptar-se a novas realidades e, assim, contribuir para o desempenho da economia.

Desafios - Como se percebeu a mudança nas políticas nacionais?
Tanaka - A OCDE identificou a mudança estrutural e perguntou aos representantes dos países-membros que tipo de atitude seus governos vinham adotando em relação às pequenas e médias. No passado, quando a grande corporação tinha mais vantagens comparativas em relação às empresas menores, a política buscava protegê-las da concorrência. Mas agora desco-brimos que diversos países já identificam negócios menores que podem crescer, especialmente se tiverem acesso a novas tecnologias e adotarem modelos inovadores de administração. Então, os técnicos das esferas públicas passaram a buscar pequenas empresas em condições de exercer papel de destaque na economia, para definir como o governo poderia ajudá-las a crescer - com apoio à pesquisa e ao desenvolvimento, à formação de recursos humanos ou, por exemplo, com a concessão de incentivos fiscais.

 

Maratonista da exuberância econômica

 3 de março de 1950 em Yokohama, distante 30 km da capital japonesa, tem 56 anos de idade. É casado, pai de dois filhos e tem um currículo impressionante. Graduou-se na Universidade de Tóquio e cursou MBA na Case Western Reserve University de Cleveland, nos Estados Unidos. Estreou profissionalmente em 1973, no Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. Servia de ponte entre o ministério, sua embaixada em Washington e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Foi vice-diretor e diretor de energia nuclear, do departamento de recursos naturais, e da tecnologia e indústria. Nomeado vice-diretor de ciência, tecnologia e indústria da OCDE em 1989, logo foi promovido a diretor. Passou pela embaixada japonesa em Washington e em Paris. Voltou ao ministério japonês e viabilizou o mercado de opções. Em três décadas, participou de incontáveis negociações internacionais. Conheceu culturas, pessoas, empresas e governos com características diversificadas.

 

Desde 2004 coordena o departamento de ciência, tecnologia e indústria da OCDE. Sua função é ajudar os 30 países da organização a compreender a necessidade de adaptação aos desafios impostos, pela globalização e pela evolução tecnológica, às pessoas, às empresas e aos governos - sem falar dos organismos multilaterais. Sua equipe coleta dados, faz análises e propõe debates. "Há 20 anos buscamos compreender como a internet pode contribuir para a melhoria da performance econômica dos países", diz. Nesse meio tempo, outra questão ocupou corações e mentes de seu pessoal: a biotecnologia. E já surgiu mais uma inquietação: a nanotecnologia. "Estamos tentando identificar as potencialidades dessa área para definir a agenda de debates", explica. Tanaka corre contra o relógio. Os pesquisadores têm sido mais ágeis do que os governos. Como bom maratonista, entretanto, ele é incansável. E otimista.

Desafios - Como se dá, nos países, a percepção da importância do estímulo à inovação?
Tanaka - Em geral, os governos tentam promover o crescimento econômico, mas seus recursos são limitados. A maioria deles não se encontra em situação fiscal realmente boa. Muitos têm déficits nos gastos governamentais, e estimular a macroeconomia com redução na taxa de juro não é tarefa fácil. Inúmeros responsáveis pelas políticas de desenvolvimento estão com as mãos atadas. Nessas condições, como promover o crescimento? O mais comum é o investimento em setores estruturais, iniciativas na área de mercado de trabalho, de desregulamentação. Agora parece ter ficado claro que o estímulo à inovação é muito importante. Ela ocorre essencialmentente no setor privado, ajuda a criar empregos e estimula o crescimento, sem requerer grande dispêndio público. A Europa, por exemplo, criou a chamada Agenda de Lisboa no ano 2000. Estabeleceu a necessidade de incrementar a atenção às políticas de inovação para que a competição com os Estados Unidos não se tornasse inviável. Os países começaram a reformar suas políticas incentivando as empresas a inovar e contribuir para o desenvolvimento regional. Perceberam que essa é uma forma mais eficiente de usar seus recursos. Que, em vez de gastar em rodovias ou prédios, é melhor estimular as empresas a inovar. Essa é a chave para uma economia bem-sucedida e competitiva. Nos Estados Unidos ocorreu o mesmo. O Japão se deu conta agora e está iniciando um pouco tardiamente esse movimento, mas está começando.

 

nobuotanaka02

Desafios - Como o senhor compara as trajetórias da China e da Índia com a do Brasil?
Tanaka - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esses cinco países são considerados, pela OCDE, as principais economias emergentes. O Brasil é diferente em termos de alocação de recursos, material humano, condições geográficas, ou seja, tem características distintas da China e da Índia, mas, em termos de potencial econômico, de liderança no mundo em desenvolvimento, pode exercer papel de destaque. Na América Latina, o México já participa da OCDE. O Brasil compõe muitos comitês dessa organização, como os que discutem investimentos, agricultura e comércio. Agora pleiteia o posto de observador do comitê de política científica e tecnológica. Essa é uma forma muito natural de ganhar experiência. A China já usou desse expediente, já foi observadora do comitê de política científica e tecnológica por saber que ali estavam as chaves do desenvolvimento econômico. Os chineses, assim como os brasileiros, querem aprender vendo o que os outros países estão fazendo. Recentemente, a China pediu à OCDE que fizesse sugestões para a reformulação de sua política de inovação, que estudasse seu caso, pesquisasse o assunto. E as recomendações da organização ajudaram o país. Eu espero que o Brasil venha a participar do comitê de política científica e tecnológica e alcance o mesmo sucesso que a China obteve.

O Brasil tem características distintas da China e da Índia, mas tem potencial para exercer papel de destaque. Espero que participe do comitê de política científica e tecnológica da OCDE e alcance o mesmo sucesso que a China

Desafios - O que a OCDE faz para estimular a inovação e as pequenas e médias empresas?
Tanaka - Fazemos muitos estudos sobre inovação. Mantemos discussão permanente em torno da agenda de políticas nessa área. Por exemplo, dos gastos públicos com pesquisa e desenvolvimento e da formação de recursos humanos. Muitas vezes, universidades e organizações públicas criam conhecimento que não é transmitido ao setor privado. Incentivar a interação entre universidade e o mundo dos negócios é bastante importante. Os membros da OCDE estão construindo núcleos de transferência de tecnologia, criando centros de excelência nas universidades e promovendo o investimento privado nesses centros. O trabalho conjunto dos setores privado e público ajuda a descobrir novas tecnologias e a comercializá- las. As políticas que favorecem a ligação entre os dois mundos vêm se multiplicando. O Japão incentiva a criação de companhias dentro das universidades utilizando os escritórios de transferência de tecnologia. A França desenvolveu uma estratégia de inovação industrial em diferentes regiões do país em cooperação com a Alemanha. O governo francês ajuda o setor privado a investir em pesquisa e desenvolvimento. Criou pólos de nanotecnologia e biotecnologia. Os clusters atendem aos setores público e privado. Essas são políticas de inovação recentes que surtem efeito.

Desafios - Isso funciona também em regiões mais pobres?
Tanaka - Sim. Recentemente, soubemos de um caso de sucesso em Extremadura, a área mais pobre da Espanha. Lá foi feito algo muito interessante: a criação de um pólo de software livre, com a implantação de programas não proprietários em todos os computadores das escolas, dos escritórios governamentais, dos hospitais, etc. Depois de cinco ou seis anos, Extremadura se tornou a capital mundial do software livre. Quando ocorre um problema, logo é organizado um seminário on-line com especialistas e colaboradores do mundo inteiropara resolvê- lo. Dessa forma, o conhecimento é criado, acumulado e multiplicado. Como conseqüência, surgiram muitas empresas e agora a região está vendendo seu modelo a outros países, como Brasil, Peru e Chile. É uma boa política para a inovação.

Desafios - O Brasil deveria seguir o modelo de criação de clusters?
Tanaka - É interessante, mas não vai funcionar se os países fizerem todos a mesma coisa. A experiência de Extremadura foi muito peculiar.

 

nobuotanaka03

 

Desafios - Por quê?
Tanaka - Qualquer conhecimento que esteja acumulado numa região específica deve ser utilizado. Mas, entre os sócios da OCDE, temos observado que os menores países - Irlanda, Finlândia, Dinamarca, Suíça, Luxemburgo - apresentam resultados mais positivos do que os maiores. Isso porque, se um país pequeno tem um cluster muito bem-sucedido, ele é suficiente para melhorar o desempenho econômico como um todo. Economias maiores precisam de muitos clusters para obter o mesmo resultado. É o caso dos Estados Unidos, onde há muitos, inovadores e de alta tecnologia. A Irlanda deixou de ter uma economia essencialmente agrícola. Como? O primeiro passo foi transformar Dublin, a capital, em destino atraente para investimentos estrangeiros. Agora, o país atrai e mantém corporações em seu território com investimentos em pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia. Resultado: seus trabalhadores especializados, que tinham emigrado, estão voltando. E essa é uma experiência que pode ser aproveitada em países como Brasil, Japão ou França. Para a OCDE a criação de clusters inovadores é uma das políticas mais importantes - e, quanto mais numerosos eles forem, melhor.

Os governos federais precisam parar de intervir demais em questões regionais. Quem está nas regiões conhece melhor suas potencialidades, forças, recursos e limitações. É mais sensato deixar o governo regional decidir

Desafios - Qual é o papel do Estado no financiamento e na promoção da inovação?
Tanaka - Os governos federais deveriam deixar as decisões com os governos locais. Quem está na região conhece suas potencialidades, forças, recursos e limitações. É mais sensato deixar o governo regional decidir, pensar, planejar e competir com outras regiões. Muitas vezes até as universidades federais são tolhidas. É preciso deixá-las livres para fazer pesquisas, estabelecer parcerias e desenvolver conhecimentos e competências para atender à demanda local. Os governos federais devem parar de intervir.

Desafios - A fórmula é a mesma para os países em desenvolvimento?
Tanaka - Sim. Mas, para que ocorra um crescimento real da economia, esse processo deve ser auto-sustentável, com a expansão das atividades do setor privado. Investimentos estrangeiros ajudam muito, estimulam a economia e a produtividade, como é possível constatar nos casos da China e da Índia. Pequenas e médias empresas têm de ser inovadoras ou não crescem e não competem. Para criar um ambiente em que elas possam se desenvolver, a palavra-chave é inovação. Essa é uma questão determinante e hoje compõe a agenda de quase todos os países.

nobuotanaka04

Desafios - Mas, além dos clusters, qual o papel do Estado na promoção da inovação?
Tanaka - A OCDE parte do pressuposto de que é preciso deixar o mercado agir. O Estado pode contribuir ampliando a mobilidade e a flexibilidade dos trabalhadores. Concedendo incentivos fiscais a empresas inovadoras. Aumentando os recursos de financiamento à pesquisa, atraindo estudiosos, facilitando a entrada de pesquisadores no país. Pode ainda oferecer atrativos para a formação de trabalhadores em setores de alta tecnologia. Educação e saúde de qualidade, entre outras coisas, são fundamentais na atração de talentos. A política de inovação é bem mais abrangente do que uma política de ciência e tecnologia - inclui educação, trabalho, impostos e custos competitivos.

Desafios - A produção científica brasileira tem crescido muito nas últimas décadas, mas o número de pedidos de patentes não tem acompanhado o ritmo. Como mudar esse cenário?
Tanaka - Se os gastos com ciência e tecnologia não estão contribuindo para o aumento de registro de patentes, talvez haja um problema de ligação entre os setores privado e público no Brasil. Mas o número de patentes não é necessariamente um bom indicador de inovação. Algumas vezes o registro reflete somente o interesse em proteger um conhecimento. Há dois aspectos relacionados às patentes. O primeiro é positivo, elas incentivam os inventores a fazer mais, já que garantem um período de monopólio do conhecimento, e com isso o retorno do investimento. O segundo, negativo, é que as patentes impedem que o conhecimento se torne público, rapidamente, retardando assim a difusão tecnológica.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334