resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
História - Por um livre comércio

2011 . Ano 8 . Edição 64 - 10/02/2011

A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada em 1995, mas os seus princípios e objetivos foram projetados meio século antes.

O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (Gatt, na sigla em inglês, de 1948) originou as regras do sistema de acordos comerciais entre nações. Por isso, a segunda reunião ministerial da OMC, realizada em 1998 na Itália, na cidade de Gênova (sede da OMC), incluiu a celebração dos 50 anos de aniversário do sistema.

A proposta é ainda mais convincente quando avaliado o contexto produtivo atual do agronegócio empresarial brasileiro. Em cerca de três décadas o país passou da condição de importador para o segundo maior exportador mundial de soja em grão. Na pauta da balança comercial, a oleaginosa puxa a fila dos produtos do agronegócio mais negociados, e ajuda a garantir os constantes superávits comerciais, gerando riqueza e impulsionando o desenvolvimento brasileiro. Como a preocupação da produção como recurso para a segurança alimentar já ficou ultrapassada, a saída seria investir em modelos paralelos que ajudem a desenvolver regiões mais carentes econômica e socialmente.

A criação da OMC remonta ao final da II Guerra, quando os Estados Unidos lideraram um movimento de liberalização multilateral do comércio. Foi a partir dessa iniciativa que o Conselho Econômico e Social da recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU) convocou a Conferência sobre Comércio e Emprego, na qual foi apresentado o Gatt. Escrito basicamente pelos Estados Unidos e pela Inglaterra, o Acordo propunha regras multilaterais para o comércio internacional, com o objetivo de evitar a repetição da onda protecionista que marcou os anos da década de 1930.

Posteriormente outras sugestões foram incorporadas e o Acordo foi assinado por 23 países, entre eles o Brasil, durante a Rodada Genebra, em 1947, a primeira das grandes rodadas de negociações multilaterais de comércio.

O principal objetivo do Gatt era a diminuição das barreiras comerciais e a garantia de acesso mais equitativo aos mercados por parte de seus signatários, e não a promoção do livre comércio. Seus idealizadores acreditavam que a cooperação comercial aumentaria a interdependência entre os países e ajudaria a reduzir os riscos de uma nova guerra mundial.

O Acordo deveria ter um caráter provisório e durar apenas até a criação da Organização Internacional de Comércio (OIT, na sigla em inglês). As negociações para tanto foram realizadas na Conferência de Havana, em 1948, mas a recusa do Congresso norte-americano em ratificar o Acordo terminou por impossibilitar a criação da OIT nesta ocasião.

Com isso, o tripé de supervisão econômica global imaginado nas conferências realizadas em Bretton Woods, em New Hampshire (EUA) no ano de 1944, ficou apenas com dois pilares - o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

O Gatt incorporou então muitas das provisões da OIT contidas na Carta de Havana, e foi adquirindo progressivamente atribuições de uma organização internacional. No entanto, não perdeu o seu caráter de acordo provisório nem obteve uma personalidade jurídica própria, como o FMI e o Banco Mundial.

RODADA URUGUAI As negociações da Rodada Uruguai, iniciadas em 1986 em Punta del Leste, levaram quatro anos para ser preparadas e mais de sete para ser concluídas (três a mais do que o originalmente previsto), após inúmeras ameaças de fracasso. Dela participaram países de diversos tamanhos, estágios de desenvolvimento e estruturas econômicas.

As negociações foram concluídas em 15 de dezembro de 1993, em Genebra, na Suíça, após os países desenvolvidos deixarem em aberto as questões mais controversas, como o comércio de produtos audiovisuais e a abertura do setor financeiro, assumindo o compromisso de continuar as discussões a respeito.

A administração do sistema multilateral de comércio resultante da Rodada Uruguai está a cargo da OMC, que entrou em funcionamento em 1° de janeiro de 1995, em substituição ao Gatt. Entretanto, com uma diferença fundamental: as normas do Gatt restringiam-se ao intercâmbio de mercadorias, já as da OMC cobrem também o comércio de serviços e o de direitos de propriedade intelectual.

Atualmente a OMC possui 153 países membros - o último a entrar para a Organização foi a Ucrânia, em maio de 2008. A maior parte dos países possui uma missão diplomática na OMC, com representantes, às vezes liderados por um embaixador, que participam das reuniões dos órgãos administrativos e de negociação realizadas na sede da Organização. Os países da União Européia (UE) atuam conjuntamente e com um único porta-voz na OMC, ainda que votem separadamente.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334