resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Rumo à 2ª Conferência Nacional - Negros, indígenas, ciganos vão discutir seus direitos

2009 . Ano 6 . Edição 51 - 07/06/2009

Uma batalha pela cidadania

Nas próximas páginas, o leitor da revista Desafios do Desenvolvimento terá o que pode ser chamado de um pequeno especial. As seções História, Perfil, Retratos e Questões do Desenvolvimento estão ligadas pela temática da igualdade racial.

Também a seção Estante traz um destaque para a segunda edição do livro As Políticas Públicas e a Desigualdade Racial no Brasil 120 Anos Após a Abolição, lançado pelo Ipea no ano passado. Organizado pelo diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Instituto, Mário Theodoro, a obra conta agora com prefácio do ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O motivo da especial atenção para com o tema nesta edição é a 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), sob coordenação da Secretaria da Igualdade Racial, que acontece em Brasília entre os dias 25 e 28 de junho. Ocasião, aliás, em que o livro será lançado.

O secretário-executivo da organização do evento, Marco Antônio Pires Lima, acredita que hoje existe uma conjuntura histórica, em que as políticas de promoção da igualdade racial tornaram-se políticas de governo. "É um marco que se deu com a criação da Secretaria Especial da Igualdade Racial. Isso, por sua vez, deu espaço para a 1ª Conferência, em 2005", diz.

Esta segunda edição do encontro nacional tem como objetivos avaliar as diretrizes para implementação do plano nacional para igualdade racial; apresentar propostas de alteração para ajustes e definir novas diretrizes que possibilitem o fortalecimento das políticas públicas. Ainda que o foco da Secretaria Especial da Igualdade Racial seja a questão negra, outros segmentos discriminados também têm seu espaço contemplado na conferência, como as comunidades indígenas e a etnia cigana.

O evento vai contar com a presença de 1600 delegados, terá dois grandes fóruns, além de painéis. Um deles, sobre trabalho, terá apresentação do Ipea, que também é um dos apoiadores do evento.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334