resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Urbanismo social

2010 . Ano 7 . Edição 63 - 19/11/2010

Jorge Mario Jáuregui

E tendido como um aspecto particular da profissão do arquiteto, e ao mesmo tempo como Política de Estado, o Urbanismo Social implica definir simultaneamente ações e recursos para materializá-las. Deve garantir também a participação da comunidade e a regularização da situação fundiária.

Deve articular construção de cidade (não só de habitação, mas também da habitação com seus complementos de equipamentos e serviços sociais: educação, trabalho, transporte, saúde, cultura) com condições de urbanidade e espaço público.

O urbanismo social deve ser concebido na perspectiva da mobilização produtiva do território (detecção de potenciais) e os projetos de impacto urbano devem ser elaborados sob a ótica da eco eficiência no campo dos recursos tanto materiais quanto humanos.

Sabemos que o urbanismo não pode resolver os problemas da política, mas pode ser um instrumento eficaz para que as políticas públicas relacionadas com a cidade se enraízem no território.

Hoje o urbanismo que se implementa é ainda (em geral), salvo algumas exceções, "de caráter reativo", baseado em operações de "correção" de situações não desejadas e já produzidas, mais do que operações para prevenir e poder influir para evitá-las.

No presente é necessário intervir de forma mais proativa. Existe ainda um desconhecimento, em geral, da parte dos diferentes atores, quanto ao impacto (as consequências) no território, das determinações que se adotam, evidenciando a incapacidade (ou a limitação) de compreender e operar com a complexidade urbana; da rede de relações de interdependência na qual está se interferindo.

Há duas demandas claras hoje em dia:

A - Garantir uma maior interação técnico-política,

B - Um maior compromisso na elaboração e gestão dos projetos (com qualidade) da parte dos profissionais do habitat.

Hoje precisamos de um pensamento em ação, que implica em um compromisso social que inclui a imersão nos processos de transformação.

Os temas a serem abordados no sócioespacial, tem a ver com:

1 - Reorganização do território;
2 - Articulação entre cidade, urbanidade e espaço publico;
3 - Urbanização inclusiva e sustentável;
4 - Participação dos destinatários dos projetos (representação política) através da interpretação das demandas;
5 - Redução da brecha urbana;
6 - Acesso à terra e à moradia (financiamentos viáveis);
7 - Mobilização produtiva do território;
8 - Geração de trabalho e renda;
9 - Elaboração dos projetos (arquitetônicos, urbanísticos e ambientais) com o conceito de eco eficiência;
10 - Capacidade intelectual e política de gerar e mobilizar os dispositivos necessários produzindo impactos transformadores enquanto o território os apropria.

Para enfrentar a questão sócio-espacial contemporânea:

a. O projeto deve ser entendido como possibilitador do diálogo entre as diferenças, entre os diversos interesses, entre o individual e o coletivo e entre o público o privado;

b. Urbanismo para a inclusão social, adequada relação entre cidade-urbanidade - espaço público, e iniciativas para a geração de trabalho e renda (incluída aqui a questão da habitação e dos equipamentos sociais), são questões intimamente relacionadas;

c. Todo a abordagem, em qualquer uma das escalas urbana (pequena, média, grande ou territorial), deverá considerar as interrelações entre os fatores físicos (infraestruturais, urbanísticos e ambientais), sociais (econômicos, culturais e existenciais), ecológicos (ecologia mental, social e de relação com o entorno), os relativos à segurança do cidadão, e às questões do sujeito contemporâneo;

d. Urbanismo social, no sentido aqui sustentado, significa a consideração das condições de vida urbana em primeiro lugar, por sobre qualquer outra perspectiva, econômica ou técnica;

e. Social é tudo o que se refere ao "socius", isto é, ao conjunto das relações sociais estabelecidas, e que sempre é necessário contribuir a modificar. Sob a perspectiva de um arquiteto comprometido com as questões socio-espaciais do seu tempo, "o que existe" é para ser transformado democraticamente, buscando a máxima qualidade urbanística, arquitetônica, ambiental e de condições para a convivência das diferenças, incluindo uma nova atitude na relação com a natureza, até agora vista somente como depositária das "ações". Atualmente, isso é inadmissível.


Jorge Mario Jáuregui é arquiteto e urbanista, pesquisador associado da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334