resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Exclusão social e literatura

2010 . Ano 7 . Edição 60 - 28/05/2010

Isabel Virginia de Alencar Pires

O atual debate sobre o desenvolvimento brasileiro passa, necessariamente, pela problemática da exclusão social, que é provocada por diversos fatores e manifesta-se sob variadas formas. Um exemplo de exclusão social é o caso das pessoas sem Registro Civil que, por não existirem "oficialmente", vivem à margem da cidadania, condenadas à exclusão dos serviços públicos de saúde e educação, e expostas a todo tipo de mazelas econômicas e sociais, gerando assim as chamadas "estatísticas invisíveis". A tarefa de sanar esse grave problema de exclusão social, que atinge parcela considerável da população, é tão imprescindível quanto urgente, para que se possa assegurar o pleno desenvolvimento econômico e social brasileiro.

A reflexão sobre a problemática da exclusão social não se restringe somente à área dos estudos econômicos e sociais. São vários os textos de literatura - essa "outra voz" da realidade social, como afirma o escritor mexicano Octavio Paz, ganhador do Nobel de literatura de 1990 - que também tratam da questão. Com rara sensibilidade, Lima Barreto abordou o problema da loucura - sem dúvida, uma forma desumana de exclusão social - no romance Triste fim de Policarpo Quaresma (1911), enquanto a questão racial - herança de um passado oligárquico e escravagista - foi trabalhada por ele em Clara dos Anjos (1920). No livro de contos Urupês (1918), Monteiro Lobato criou a figura emblemática do Jeca Tatu, símbolo de um Brasil atrasado e inculto, excluído da modernidade. Sinhá Vitória e Fabiano, de Graciliano Ramos, e os "severinos" de João Cabral de Melo Neto retratam o drama dos retirantes nordestinos, excluídos de sua terra natal pela seca que castiga o Nordeste brasileiro não apenas climaticamente, mas econômica, social e politicamente.

Durante o período do autoritarismo brasileiro, as peças de Chico Buarque e Paulo Pontes, os filmes de Glauber Rocha, as diversas revistas e pasquins retirados de circulação pela censura militar, as Faculdades de Filosofia e o movimento estudantil, ao mesmo tempo em que eram formas de resistência ao poder estabelecido pelas armas, também questionavam os valores de uma sociedade alicerçada sobre bases econômicas perversas, em que a alta concentração de renda provocava o aumento da exclusão social. Num contexto de forte censura aos meios de comunicação, surge, na década de 1970, a chamada "literatura-reportagem" que, desempenhando muitas vezes a função dos jornais, então censurados, torna-se porta-voz de denúncia social e política. Nos contos de Feliz Ano Novo (1975) e O cobrador (1979), Rubem Fonseca retratou o submundo do crime e da violência, em que os valores sociais são subvertidos a partir do ponto de vista dos excluídos e marginalizados - os "miseráveis sem dentes". Apesar de criticada por fugir aos parâmetros da "literaturareportagem" da época, Clarice Lispector expressou o problema da exclusão social em seu último livro, A hora da estrela (1977), com os personagens Macabéa e Olímpico de Jesus, "essas duas pessoas que por força das circunstâncias eram seres meio abstratos", e "eram de algum modo inocentes e pouca sombra faziam no chão" (LISPECTOR, in A hora da estrela).

O restabelecimento da democracia no País trouxe muitas mudanças. Embora a exclusão social ainda esteja longe de ser debelada, as políticas públicas de inclusão, impulsionadas pelo debate sobre o desenvolvimento, tiveram grande avanço ultimamente. A reflexão que aqui se propõe é a de que a literatura brasileira possa se tornar - a exemplo da obra de José de Alencar, no século XIX, considerada fundadora da ideia de nacionalidade brasileira, numa época em que o Brasil se emancipava de Portugal - a porta-voz de uma sociedade verdadeiramente emancipada, em que a exclusão social ceda lugar à igualdade de oportunidades, que só poder ser alcançada com a criação e implementação de condições favoráveis a um desenvolvimento econômico que leve em conta também a justiça social.


Isabel Virginia de Alencar Pires, é Bacharel em Sociologia pela UFMG, Mestre em Literatura Brasileira pela UERJ e servidora da Diretoria de Estudos Macroeconômicos do(Ipea).

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334