resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Belo Monte e as tentativas de viabilizar o inviável

2009 . Ano 7 . Edição 55 - 17/11/2009

Adriana Ramos

Recentemente, durante a abertura do 6º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou ver "forças demoníacas" impedindo a realização de usinas hidrelétricas de grande porte no país. A manifestação se referia em especial à Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, em processo de licenciamento.

A polêmica em torno de Belo Monte é antiga. Planejada na década de 1980 como um Complexo Hidrelétrico que reunia as Usinas de Babaquara e Kararaô, previa, na época, a inundação de sete milhões de hectares e a remoção de 13 comunidades indígenas. Os impactos previstos levaram a uma grande mobilização indígena que culminou no 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em 1989, em Altamira (PA), quando os Kaiapó protestaram contra as decisões tomadas na Amazônia sem a participação dos índios e contra a construção do Complexo Hidrelétrico do Xingu.

No governo FHC, já com o nome de Belo Monte e com o projeto remodelado para evitar a inundação da Terra Indígena Paquiçamba, aparece como uma das muitas obras estratégicas do programa Avança Brasil. Os impactos de Belo Monte foram reconhecidos no documento o lugar da Amazônia no Desenvolvimento do Brasil, parte do Programa de Governo do presidente Lula na campanha de 2002: "Dois projetos vêm sendo objeto de intensos debates: a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e o de Gás de Urucu, no Amazonas. (...). Considerando as especificidades da Amazônia, o conhecimento fragmentado e insuficiente que se acumulou sobre as diversas formas de reação da natureza em relação ao represamento em suas bacias, não é recomendável a reprodução cega da receita de barragens que vem sendo colocada em prática pela Eletronorte".

Era de se esperar, portanto, que a decisão do governo Lula sobre a barragem de Belo Monte levasse em consideração a complexidade da obra e da região, alterando o modo padrão pelo qual as obras de engenharia vêm sendo historicamente planejadas e executadas na Amazônia. Para isso, a adoção de instrumentos de planejamento deveriam servir de base à tomada de decisão sobre a viabilidade e pertinência das obras.

Mas não foi essa a opção do governo federal. A Avaliação Ambiental Integrada da Bacia do Rio Xingu somente foi finalizada em março deste ano, mesmo período em que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) foi protocolado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Não é de se estranhar que dificuldades para o licenciamento decorram das inconsistências e contradições de todo o processo. O EIA aceito pelo Ibama não correspondia aos termos de referência que o próprio Ibama e a Fundação Nacional do Índio (Funai) elaboraram, o que motivou uma Ação Civil Pública do Ministério Público Federal. O prazo de 45 dias, previsto em lei para entrega e disponibilização dos estudos para as audiências públicas, não foi respeitado e as audiências não responderam à maioria das questões colocadas pelas organizações da sociedade. Além disso, declarações do próprio governo relativas aos custos da obra são extremamente desencontradas, variando de R$ 7 bilhões a mais de R$ 40 bilhões, o que, portanto, não permite afirmar ainda se o empreendimento é sequer viável economicamente.

Para agravar um quadro já tão complexo, o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, em entrevista ao jornal Valor Econômico do dia 5 de outubro, disse que nenhuma contribuição ou questionamento sobre o EIA de Belo Monte havia sido entregue. Ocorre que movimentos sociais e cientistas de vários estados brasileiros protocolaram 230 páginas de análises críticas sobre o empreendimento, dentro do prazo previsto no regimento que o próprio Ibama definiu.

O Rio Xingu é um símbolo da diversidade biológica e cultural brasileira. A bacia hidrográfica do Xingu tem 51,1 milhões de hectares com 27 milhões de hectares de alta prioridade para a conservação da biodiversidade, abrigando 30 Terras Indígenas, 24 povos com 24 diferentes línguas e oito Unidades de Conservação da Natureza. A importância ecológica, social e cultural dessa região demanda mais atenção e critério para o estabelecimento de projetos como o de Belo Monte.

As empresas públicas envolvidas com o projeto - Eletrobrás e Eletronorte - são membros da Associação Internacional de Hidroeletricidade (International Hydropower Association - IHA), que, em fevereiro de 2004, publicou suas Diretrizes de Sustentabilidade para o setor. O documento afirma que "a abordagem de precaução é um dos valores subjacentes que orientam os esforços com vistas à obtenção de resultados mais sustentáveis para projetos novos e existentes. Na aplicação dessa abordagem, as decisões públicas e privadas devem ser guiadas pela: (1) avaliação para evitar, sempre que viável, danos sérios ou irreversíveis ao meio ambiente; (2) consideração da necessidade de eletricidade e de fontes confiáveis de água para reduzir a pobreza e melhorar os padrões de vida; e (3) avaliação dos riscos associados a diferentes opções.

Reclamar da morosidade do processo de licenciamento e exercer pressão política para a concessão das licenças tem sido um caminho mais fácil para os empreendedores do que cumprir essas diretrizes e os preceitos legais que garantem os direitos dos diretamente afetados pelas obras.


Adriana Ramos, secretária-executiva adjunta do Instituto Socioambiental (ISA)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334