resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Conservação desbalanceada entre os biomas

2009 . Ano 7 . Edição 55 - 17/11/2009

Júlio César Roma e João Paulo Viana

O Brasil é reconhecido por especialistas como o País de maior biodiversidade do planeta. Estudo demandado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) indicou estarem presentes em nosso País pelo menos 13% de todas as espécies existentes no mundo. Porém, essa enorme biodiversidade vem sendo ameaçada de forma crescente, sobretudo devido a desmatamentos, que destroem habitats necessários à manutenção da fauna, da flora e dos microorganismos, além de alterarem, às vezes irremediavelmente, bens e serviços ambientais necessários à sobrevivência de populações humanas.

Um dos sete componentes da Política Nacional de Biodiversidade, cujos princípios e diretrizes foram instituídos pelo Decreto nº 4339/02, refere-se à conservação in situ e ex situ de variabilidade genética, de ecossistemas, incluindo os serviços ambientais, e de espécies, particularmente daquelas ameaçadas ou com potencial econômico. Isso se dá por meio da criação de Unidades de Conservação (UC), do controle e combate ao desmatamento ilegal e, mais recentemente, pela aplicação de medidas econômicas direcionadas a esse controle.

Nosso País apresenta atualmente um Sistema Nacional de Unidades de Conservação considerável: são mais de 1,4 milhão de km2, somadas apenas as UC federais e estaduais. Entretanto, 27% desse total referem-se a áreas de proteção ambiental, que, apesar do nome, em sua maioria não garantem uma proteção adequada aos ecossistemas e seus componentes. Além disso, a distribuição das UC pelos seis biomas continentais e pela zona costeira e marinha é bastante desigual. As UC federais e estaduais de proteção integral (destinadas à manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana) correspondem a 9,8% da Amazônia, mas a apenas 1,0% da caatinga, 2,9% do cerrado, 2,1% da Mata Atlântica, 1,1% do pampa, 2,3% do Pantanal e 0,1% da zona costeira e marinha, que engloba o mar territorial e a zona econômica exclusiva.

No caso do controle e combate ao desmatamento, até recentemente apenas a Amazônia Legal (que abrange, além do bioma amazônia, algumas áreas do bioma cerrado) e partes da Mata Atlântica eram objeto de um trabalho sistemático de monitoramento e de ações mais frequentes de fiscalização. Estes fatores, associados a medidas econômicas adotadas a partir de 2008 (restrição de acesso a créditos oficiais, embargo da produção obtida em áreas de desmatamentos ilegais), resultaram em uma diminuição de 53% nos desmatamentos amazônicos, de 27.772 km2 em 2004 para 12.911 km2 em 2008. Entretanto, os níveis continuam demasiadamente altos. A área desmatada em 2008, por exemplo, corresponde à perda de mais de duas vezes a área do Distrito Federal, ou metade do estado de Alagoas, em um único ano.

Em 2007, o MMA divulgou os resultados do mapeamento da cobertura vegetal dos biomas brasileiros (realizado a partir de imagens de satélite de 2002). Os resultados mostraram um quadro preocupante, com áreas já alteradas correspondendo a 71% da Mata Atlântica, 49% do pampa, 39% do cerrado, 36% da caatinga, 12% da Amazônia e 12% do Pantanal. Desde então, os desmatamentos avançaram. Há poucas semanas o MMA divulgou relatório sobre o desmatamento acumulado entre 2002 e 2008 no cerrado, que passou a ser monitorado a partir de 2009, juntamente com todos os demais biomas terrestres brasileiros. Em seis anos, o bioma perdeu quase 128.000 km2, o equivalente a mais de 6% de sua área, ou três vezes a área do estado do Rio de Janeiro. No mesmo período, a Amazônia Legal (que apresenta área 2,5 vezes maior) perdeu cerca de 111.000 km2, o que coloca o cerrado na indesejável posição de recordista do desmatamento, com impactos previsíveis (porém ainda não mensurados) sobre sua biodiversidade e serviços ambientais. As emissões de CO2 oriundas dos desmatamentos no cerrado já seriam equivalentes àquelas dos desmatamentos na Amazônia, o que torna o tema relevante também sob o aspecto do aquecimento global. Os dados para os demais biomas ainda não foram divulgados pelo MMA.

Outro aspecto que deve ser considerado em relação às UC é o dos benefícios econômicos que estas proporcionam, não apenas para populações locais, mas também para os setores produtivos. Embora algo ainda pouco investigado em nosso País, estudos internacionais como A Economia de Ecossistemas e da Biodiversidade, sob os auspícios do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, fornecem evidências de que estes são significativos. Um exemplo é a pesca de hadoque nos Estados Unidos, onde 73% das capturas atuais são realizadas em distâncias inferiores a 5 km dos limites de áreas onde a pesca é restrita.

O desenvolvimento sustentável de nosso País requer, portanto, uma distribuição mais equitativa das áreas protegidas, bem como a extensão a todos os biomas brasileiros de ações de comando e controle eficientes e de mecanismos inovadores de combate aos desmatamentos ilegais (medidas econômicas, pactos com setores produtivos). Em benefício de nossa biodiversidade, economia e, em síntese, do povo brasileiro.


Júlio César Roma é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea
João Paulo Viana é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334